Atlas da medicina 2011


Atlas da medicina


O Estado de São Paulo tem 106.536 médicos em atividade, 2,58 para cada mil habitantes . Destes, 55,8% estão distribuídos entre 53 especialidades médicas e 44,2% são generalistas. Os  paulistas beneficiários de planos de saúde representam 44,5% da população do Estado, mas dispõem de duas vezes mais médicos que os usuários da rede pública.No setor privado são 6,23 postos médicos ocupados para cada grupo de 1.000 usuários, enquanto que, entre os que utilizam o SUS, essa relação é de 3,04. 

Já  quando se considera apenas a capital de São Paulo, a situação se equilibra  ligeiramente a favor do usuário sistema público. São 5,81 postos de trabalho médico ocupado para cada mil usuários do sistema público, contra 5,42 no setor privado. Entretanto,  essa relação em favor do setor público deve-se, em parte, ao fato de a cidade de São Paulo concentrar grandes hospitais e serviços referência que atendem à população do Estado.   

Estes são alguns dos resultados do atlas que integra a pesquisa inédita Demografia Médica no Brasil: dados gerais e descrições de desigualdades, desenvolvida em conjunto pelo Cremesp e Conselho Federal de Medicina. O atlas é um anexo do estudo e detalha, entre outros, o Índice de Desigualdade Público/Privado (IDPP), que aponta as diferenças na oferta de médicos entre usuários do SUS e clientes de planos de saúde. Além disso, traz informações sobre o número absoluto  de profissionais registrados em cada uma das especialidades no Estado, o contingente de médicos por sexo, média de idade, tempo de formado etc. 

Os resultados com base no IDPP não mostram se há sobra ou falta de médicos nos serviços públicos ou privados, mas demonstram qual setor concentra mais postos de trabalho. Vale lembrar que um mesmo médico pode ocupar mais de um posto de trabalho, atuando tanto no setor público como privado. Analisar os postos de trabalho disponíveis para usuários do setor público e do privado, evita a generalização de contar profissionais "por cabeça", na hora de estabelecer a relação entre número de médicos e habitantes.  Acesse os dados do Estado de São Paulo aqui.


Leia também: Demografia Médica na íntegra     



Veja outras publicações

Este conteúdo teve 314 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 74 usuários on-line - 314
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior