PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Acompanhe uma rápida retrospectiva das realizações do Cremesp durante a gestão 2003-2008


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Em entrevista exclusiva, a cirurgiã Angelita Habr-Gama alerta para a importância da prevenção do câncer colorretal


GERAL 1 (JC pág. 4)
Pesquisa realizada pelo Cremesp comprova a desvalorização do salário médico também nas cidades do interior paulista


GERAL 2 (JC pág. 5)
Veja o que dizem os sindicalistas sobre a pesquisa do Cremesp relacionada aos salários dos médicos do interior do Estado


BALANÇO 1 (JC pág. 6)
Conselheiros da gestão 2003-2008 apresentam resultados do trabalho realizado em 5 anos


BALANÇO 2 (JC pág. 7)
Ao longo desta gestão foram realizados eventos de grande interesse para a classe, além de homenagens aos médicos do Estado com mais de 50 anos de profissão


BALANÇO 3 (JC pág. 8)
Preservar a qualidade do ensino médico esteve entre as principais ações dos diretores desta gestão


BALANÇO 4 (JC pág. 9)
Cremesp disponibiliza aos médicos do Estado informações científicas de qualidade, com a criação do site Medicina em Evidência


BALANÇO 5 (JC pág. 10/11)
CBHPM, Ato Médico, Pacto pela Saúde, Defesa do SUS: estas são apenas algumas das ações nas quais este Conselho empenhou-se ativamente pela classe médica e pela sociedade


BALANÇO 6 (JC pág. 12/13)
Atual gestão otimizou as lutas da classe médica em prol de melhores condições de trabalho, para o atendimento na Saúde com qualidade e dignidade


BALANÇO 7 (JC pág. 14/15)
A área Administrativa e Judicante, e o Depto de Comunicação, representaram pontos fortes de transformações que beneficiaram os médicos no acesso à informação e serviços eletrônicos


ATIVIDADES 1 (JC pág. 16)
Centenas de médicos participaram do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, na capital e no interior


ATIVIDADES 2 (JC pág. 17)
Conselho faz a entrega das primeiras novas cédulas de identidade médica


ATIVIDADES 3 (JC pág. 18)
A quarta edição do Exame do Cremesp já está recebendo inscrições de sextanistas e recém-formados em Medicina de todo o país (exceto do Estado do Espírito Santo)


ALERTA ÉTICO (pág. 19)
Cirurgia plástica e estética: tire suas dúvidas sobre especificidades associadas aos procedimentos médicos, em questões especialmente selecionadas pelo nosso Centro de Bioética


GALERIA DE FOTOS



Edição 249 - 06/2008

BALANÇO 4 (JC pág. 9)

Cremesp disponibiliza aos médicos do Estado informações científicas de qualidade, com a criação do site Medicina em Evidência


MEDICINA EM EVIDÊNCIA

O novo portal do Cremesp, Medicina em Evidência, está on-line desde dezembro de 2007 e pode ser acessado por médicos de todas as regiões do país, por meio da internet. Seu objetivo é disponibilizar ao profissional, de forma rápida e direta, os resumos das principais atualizações nas diversas especialidades médicas.

Em razão de uma importante parceria selada com o Centro Cochrane do Brasil, os médicos já contam com um conteúdo especializado, num primeiro momento subdividido em quatro especialidades (Clínica Geral, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria). Outros canais de informações são: Artigos Científicos Gerais, Atualização Profissional, Biblioteca Virtual, Links Interessantes e Eventos (nacionais e internacionais).

O portal inclui uma área especial com vídeos de entrevistas. A meta é disponibilizar também, aos médicos cadastrados, aulas de educação continuada, fóruns de publicidade médica, conferências, palestras, simpósios, enfim, os principais eventos realizados pelo Cremesp. Desde janeiro de 2008, todos os médicos cadastrados no portal têm acesso aos artigos publicados nas melhores revistas e analisados criticamente no periódico Evidence Based Medicine (EBM).

Está prevista para breve a assinatura de um consórcio Capes/Copere, para acesso aos principais periódicos científicos internacionais.

Código de Ética de Estudantes
Em conjunto com a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem/Regional Sul 2), o Cremesp lançou, em 2007, o Código de Ética dos Estudantes de Medicina. Não se trata de um conjunto de regras a serem seguidas, mas recomendações para que, desde a sua graduação, o futuro médico se comprometa com o exercício da medicina de maneira autônoma, com moral e ética, prestação responsável de assistência, honestidade diante de pacientes e colegas, solidariedade, compaixão e respeito pela vida humana.

Fórum e Simpósio
Dentre as inúmeras reuniões, encontros e palestras promovidas pelo Cremesp em relação ao ensino médico, destacaram-se o fórum  A Formação Médica e seus Problemas – Uma Introdução a seu Estudo, organizado por sua Comissão de Pesquisa e Ensino Médico (Copem). Com a realização do 1º Simpósio Nacional sobre Avaliação dos Egressos das Escolas Médicas, em junho de 2007, o Cremesp aprofundou a discussão em torno da qualidade do ensino médico e da abertura de mais escolas no país.

Revalidação de diplomas
A revalidação de diplomas médicos do Exterior foi um dos temas que preocuparam o Cremesp nos últimos cinco anos. Foram realizadas inúmeras reuniões e audiências nos ministérios da Educação e da Saúde a este respeito. Para o Cremesp, o processo de revalidação do diploma deve ser bastante criterioso, com exigência de equiparação de grade curricular e de realização de exames de habilitação e proficiência em língua portuguesa.

CENTRO DE BIOÉTICA

Ao todo, 230 cursos de Capacitação das Comissões de Ética, site, publicações, colunas do Alerta Ético no Jornal do Cremesp, eventos, Julgamentos Simulados e Bolsas de Pesquisa em Ética Médica formam o balanço do Centro de Bioética do Cremesp durante gestão 2003-2008. Veja, abaixo, algumas das iniciativas nos últimos cinco anos:

COMISSÕES DE ÉTICA MÉDICA

As Comissões de Ética Médica (CEMs) correspondem ao “braço” dos Conselhos Regionais nas instituições médicas. O Grupo de Capacitação das Comissões de Ética Médica (Gacem) criou o Curso de Capacitação às Comissões de Ética Médica cujo principal material didático constituiu-se no Manual de Capacitação das CEMs, lançado em meados de 2003 e reeditado em 2006. Desde a implantação do projeto até de junho de 2008 foram realizados cerca de 230 cursos de capacitação, contando sempre com o apoio dos conselheiros e delegados do Cremesp do Interior e da Capital. Além desses, aconteceram treinamentos especiais para formação de novos instrutores.

Outras atividades do Centro de Bioética

Site
O site http://www.bioetica.org.br, editado pelo Centro de Bioética do Cremesp, é destinado aos médicos e demais interessados em dilemas éticos e bioéticos. No endereço eletrônico (ou link no site do Cremesp) o internauta encontra notícias sobre Bioética; entrevistas exclusivas realizadas com grandes nomes da área; enquetes, dirigidas a assuntos instigantes; e FAQs (Frequently Asked Questions), com as dúvidas expressadas pelos visitantes.

Publicações
Em 2005 o Cremesp, por meio do Centro de Bioética e da sua Câmara Técnica Inter-disciplinar de Bioética, introduziu nova linha editorial chamada de Cadernos de Bioética do Cremesp. O volume I dos Cadernos de Bioética do Cremesp trouxe como temas Doente Terminal; Destino de Pré-embriões; Clonagem e Bioética e Meio Ambiente. O volume II, editado em 2006, abordou Conflitos de Interesse (pesquisador/indústria farmacêutica).
Paulatinamente, o Grupo de Capacitação das Comissões de Ética Médica (Gacem) fez duas reedições do Manual de Capacitação das Comissões de Ética Médica. Atualmente o Gacem se dedica à confecção de um livro destinado a estudantes, profissionais e interessados em Bioética Clínica, em fase de finalização. Inclui situações cotidianas de médicos e outros profissionais de saúde.

Alerta Ético
De responsabilidade do Centro de Bioética, a coluna Alerta Ético é produzida mensalmente, desde 2004, para o Jornal do Cremesp.

Julgamentos Simulados
A prática de um julgamento simulado se constitui em um importante momento para troca de experiências, no sentido de compartilhar dúvidas e conflitos relativos à profissão médica. Essa atividade é considerada uma importante estratégia, não só para o ensino da ética nas faculdades de Medicina, como também na educação pós-graduada e continuada do médico. De 2003 a junho de 2008, foram operacionalizados pelo Centro de Bioética cerca de 150 Julgamentos Simulados em variadas instituições de ensino médico na Capital e no Interior do Estado.

Eventos
Entre os anos de 2003 e 2008, o Centro de Bioética organizou (e/ou participou com palestras e coberturas jornalísticas), de vários eventos importantes relacionados à Ética e à Bioética. Figuram em meio a tais eventos: simpósio sobre Conflito de Interesses (pesquisadores/industria farmacêutica); 6° e 7° Congressos Brasileiros de Bioética; 1° e 2° congressos do Cremesp de Bioética; 1° e 2° Congressos de Bioética de Ribeirão Preto e Simpósio sobre Pesquisa em Ética Médica e Bioética.

Bolsas de Pesquisa
Com o objetivo principal de contribuir para a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado, o Centro de Bioética promoveu anualmente concursos destinados a selecionar projetos de pesquisa relacionados à Ética Médica, idealizados por alunos do 2º ao 5º ano de Medicina. O programa está atualmente em sua 8ª edição e durante a presente gestão do Conselho, até 2007, 105 alunos foram contemplados com bolsas.


Este conteúdo teve 92 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 342 usuários on-line - 92
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.