PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo: referência de respeito à cidadania, aos direitos humanos e à ética


ENTREVISTA (SM pág. 3)
Em entrevista, a pediatra Rosana Fiorini Puccini, fala sobre o livro A Formação Médica na Unifesp - Excelência e Compromisso Social


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Programa de Educação Continuada: número crescente de participantes demonstra interesse pela reciclagem profissional de qualidade


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Destaque para nosso Banco de Empregos Médicos, serviço de sucesso, gratuito, que há 5 anos beneficia médicos na busca por crescimento profissional e pessoal


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Exame do Cremesp 2008: quarta edição da avaliação de recém-formados em Medicina tem mil inscritos para a primeira fase da prova


ELEIÇÃO 1 (JC pág. 7)
Unidade Médica vence eleição do Conselho por ampla maioria, com 42,35% dos votos válidos


ELEIÇÃO 2 (JC págs. 8/9)
Acompanhe as propostas para a gestão da Unidade Médica, defendidas durante a campanha eleitoral


IND. FARMACÊUTICA (JC pág. 10)
Pesquisas close-up: muito além do conflito de interesses, prática - se confirmada - fere a intimidade dos pacientes


CONJUNTURA (JC pág. 11)
Efeitos da aplicação da Lei Seca no trânsito: número de mortes nas estradas federais cai 14,5% em julho


ARTIGO (JC pág. 12)
O tratamento - ético - da obesidade, pela conselheira e médica endocrinologista Ieda Verreschi


GERAL 1 (JC pág. 13)
Em Vida de Médico, José Luiz Barbosa dá um depoimento emocionado sobre sua trajetória profissional dedicada à Medicina


ALERTA ÉTICO
Médico com formação geral está apto a prestar atendimento em clínica médica e pediatria? Esclareça esta e outras dúvidas pertinentes ao exercício da Medicina


GERAL 2 (JC pág. 15)
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica do Estado


HISTÓRIA (JC pág. 16)
Santa Casa de São Carlos: 109 anos de história e referência em procedimentos de cardiologia intervencionista


GALERIA DE FOTOS



Edição 251 - 08/2008

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

Programa de Educação Continuada: número crescente de participantes demonstra interesse pela reciclagem profissional de qualidade



EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA
Cursos de reciclagem profissional atraem grande número de médicos em diversos municípios paulistas

Lins


Conselheira Maria do Patrocínio apresenta palestra, em Lins

O 44° módulo do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp foi realizado pela Delegacia Regional do Conselho em Lins, nos dias 18 e 19 de julho, na APM Regional. O programa abordou os seguintes temas: Momento Ético (Carlos Alberto Monte Gobbo); Imunização da criança, gestante, adulto e idoso (Gabriel Wolf Oselka); Controle e tratamento do diabetes (Maria do Patrocínio Nunes); e Atestado Médico e Plantão à distância (Renato Françoso Filho). Cerca de 40 pessoas compareceram ao evento.

Além do módulo de Educação Continuada, foi realizado também um Julgamento Simulado, que reproduz um caso julgado no Cremesp, sem identificar os médicos envolvidos. Na opinião de Gobbo, o Julgamento Simulado realizado após as palestras despertou muito interesse da platéia. “A participação do público foi muito positiva. Há tempos que estávamos querendo organizar esse evento em Lins”, declarou.

Ituverava


Ferreira, Matos, Camarim, Vila, Avezum, Souza e Dias, em Ituverava  

A cidade de Ituverava recebeu o 45º módulo do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp no dia 24 de julho, promovido pela Delegacia Regional do Conselho em Franca, sob a coordenação do conselheiro Lavínio Camarim. Durante o evento, o médico Ecyr Ferreira foi saudado pelos seus mais de 50 anos dedicados à Medicina. Representantes da Unimed também participaram do encontro. As palestras abordaram os seguintes temas: Momento Ético (Lavínio Nilton Camarim); Dor torácica (José Henrique Andrade Vila); e Diabetes – Diagnóstico e tratamentos (Marco Antônio Fernandes Dias).

Sorocaba


João Márcio fala durante o Momento Ético, em Sorocaba

No dia 24 de julho, a Sociedade Médica de Sorocaba recebeu o 46º Módulo do Programa de Educação Médica Continuada, promovido pela Delegacia Regional do Cremesp na região. O evento contou com a participação de aproximadamente 85 médicos.  Além do Momento Ético, apresentado pelo conselheiro João Márcio Garcia, os demais assuntos abordaram as práticas no atendimento médico, tais como: Parada cardiorrespiratória – Atendimento inicial (Bruno Vaz Kerges Bueno); e Atendimento inicial ao politraumatizado (Mozar Horn).  “Os que assistiram às palestras consideraram os temas tratados muito pertinentes”, avaliou João Márcio.

Registro


Jorge Guido, Mozar Horn, Wallaci dos Santos e João Márcio, em Registro

Pariquera-Açu, situada na região da Delegacia Regional do Cremesp em Registro, recebeu o 51º Módulo do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, no dia 31 de julho. O evento, realizado no Anfiteatro do Hospital Regional do Vale do Ribeira, contou com as seguintes palestras: Responsabilidade civil do médico (João Márcio Garcia) e Atendimento inicial ao politraumatizado (Mozar Horn).


DELEGACIA REGIONAL BARRETOS

A Delegacia Regional do Cremesp em Barretos organizou módulos do Programa de Educação Médica Continuada em diversos municípios da região, debatendo temas de interesse prático para a reciclagem dos profissionais.

Colina
A Secretaria da Educação em Colina sediou, nos dias 25 e 26 de julho, o 47º Módulo do Programa de Educação Médica Continuada, que contou, durante os dois dias, com aproximadamente 80 participantes. Foram atualizadas informações sobre os seguintes temas: Momento Ético (Renato Ferreira da Silva); Diabetes Mellitus (Marco Antônio Fernandes Dias); Infecções Bacterianas (Luciana Souza Jorge); Condutas no diagnóstico e tratamento do AVC agudo (Fábio de Nazaré Oliveira); Diagnóstico precoce de neoplasias mais comuns (José Altino); Infarto agudo do miocárdio (Maurício de Nassau Machado); e Hipertensão arterial (José Fernando Vilela Martin).

Olímpia


Participantes do Educação Continuada, em Olímpia

Abordando temas gerais de interesse prático, durante o 48º Módulo do Programa foram apresentadas as seguintes palestras: Momento Ético (Renato Ferreira da Silva); Conduta no paciente com infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); Condutas no diagnóstico e tratamento do AVC agudo (Fábio de Nazaré Oliveira); Condutas no paciente asmático (Susana Renata Perez Orrico); e Infecções bacterianas (Luciana Souza Jorge).

Monte Azul Paulista
O 49º Módulo do Programa de Educação Continuada foi realizado nos dias 1 e 2 de agosto, em Monte Azul Paulista, com as seguintes palestras: Momento Ético (Renato Ferreira da Silva); Condutas no paciente asmático (Susana Renata Perez Orrico); Condutas no paciente com infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); Condutas no diagnóstico e tratamento do AVC agudo (Fábio de Nazaré Oliveira); Diabetes Mellitus (Marco Antônio Fernandes Dias); Infarto agudo do miocárdio (Maurício de Nassau Machado); Hipertensão arterial crônica (José Fernando Vilela Martin); Diagnóstico precoce de neoplasias mais comuns (José Altino); e Infecções bacterianas (Luciana Souza Jorge).

Guaíra
Abordando temas gerais de interesse prático, o 50º Módulo foi realizado na Associação Paulista de Medicina – Regional de Guaíra, com abordagem dos seguintes temas: Infecções bacterianas (Luciana Souza Jorge); Conduta no paciente com infecção urinária (João Fernando Pícollo de Oliveira); e Condutas no diagnóstico e tratamento do AVC agudo (Fábio de Nazaré Oliveira).


Fotos: Osmar Bustos


Este conteúdo teve 99 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 482 usuários on-line - 99
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.