PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Henrique Carlos Gonçalves enfatiza a importância da união das entidades médicas para a classe


PESQUISA (JC pág. 3)
Resultados de estudo sobre processos éticos-profissionais em cirurgia plástica surpreendem


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Cerimônia de inauguração da nova regional de Campinas também homenageou ex-conselheiros da região


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
A cada edição, os resultados do Exame do Cremesp comprovam o valor da iniciativa para acadêmicos e universidades


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Bioética Clínica: obra recém-lançada pelo Centro de Bioética do Cremesp pode ser acessada on line, na íntegra


ATIVIDADES 4 (JC pág. 7)
Novos conselheiros da Casa tomam posse para a Gestão 2008-2013


ESPECIAL (JC pág. 8)
O presidente Henrique Carlos Gonçalves, reeleito para a gestão 2008-2013, apresenta as prioridades deste período


GESTÃO 2008-2013 (JC pág. 9)
Confira a trajetória dos diretores que assumiram esta primeira diretoria da Gestão 2008-2013


INDÚSTRIA (JC pág. 10)
Texto da presidente do CRF-SP, Raquel Rizzi, destaca a importância do trabalho multidisciplinar entre médicos e farmacêuticos


GERAL 1 (JC pág. 11)
Aids na Terceira Idade: médicos devem ficar atentos para esta - real - possibilidade


HISTÓRIA (JC pág, 12)
Hospital Amaral Carvalho: segundo maior transplantador de medula óssea do país


GERAL 2 (JC pág. 13)
Vida de Médico - nesta edição, um flash na trajetória profissional e pessoal da médica piauiense Helenita Sipahi


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
O que pode ser considerado ético para simplificar o trabalho do médico?


PRESIDÊNCIA (JC pág. 15)
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos de real importância para a classe


GALERIA DE FOTOS



Edição 253 - 10/2008

GERAL 1 (JC pág. 11)

Aids na Terceira Idade: médicos devem ficar atentos para esta - real - possibilidade


AIDS NA TERCEIRA IDADE

Ao atender pacientes com mais de 60 anos, os médicos devem estar atentos para a possibilidade de infecção pelo HIV

Idosos fazem sexo. E podem pegar Aids. Por mais óbvias que possam parecer estas afirmações, ainda hoje – quase três décadas após a eclosão da epidemia no mundo – elas conseguem surpreender e, ao que tudo indica, não têm merecido a atenção devida. Quem se lembra de alguma campanha de prevenção destinada especificamente a este público?

Ele existe e corre risco. Prova disso é que o Ambulatório do Idoso do Instituto de Infec-tologia Emílio Ribas atende quase a uma centena de pacientes com mais de 60 anos, a “terceira idade”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre dois e quatro casos do gênero chegam semanalmente ao hospital, apresentando características – e histórias –  parecidas: correspondem, em geral, ao sexo masculino, heterossexual e infectado há cerca de uma década, em relações sexuais desprotegidas.

Em boa parte, envolvem relacionamentos extraconjugais ou homens que acabaram de enviuvar e buscam reconstruir a vida ao lado de moças mais jovens. Invariavelmente, drogas para disfunção erétil aparecem como estímulo extra para voltarem à atividade sexual.

Há pouco tempo, a forma de infecção sexual era considerada como segunda, terceira hipóteses, na hora de diagnosticar pacientes dessa faixa etária. “Apareciam casos isolados na enfermaria do Emílio Ribas e a tendência era relacioná-los à transfusão com sangue infectado. Quando se tornaram freqüentes, percebemos nossa própria dificuldade em lidar com a sexualidade do idoso”, reconhece Jean Carlo Gorinchteyn, infectologista do hospital, responsável pela coordenação do ambulatório.

O equívoco ficou ainda mais claro no decorrer de sua pesquisa de mestrado – de certa forma, a motivadora para a criação deste ambulatório específico: ao estudar prontuários da instituição, entre os anos de 1989 e 1998, constatou em 121 deles a presença do HIV em sexagenários admitidos em pronto-atendimento. Cerca de 80% eram homens e 75% heterossexuais. Na anamnese, a esmagadora maioria indicava haver contraído o vírus por contato sexual.

Prevenção negligenciada
Após o leque de campanhas de prevenção com enfoques variados, é possível imaginar-se que qualquer adolescente saiba minimamente como se prevenir do vírus da Aids. Porém, aparentemente, entre idosos, público-alvo negligenciado, tal noção está longe de ser assimilada: a principal forma de precaução, o preservativo, foi vista por décadas como artefato exclusivo de prevenção à gravidez indesejada.

Tal barreira, até cultural, leva uma parcela a nem saber – e tampouco a perguntar – como colocar a camisinha, dificuldade agravada ainda pelo temor de perda de ereção. “Se os homens se demonstram tão resistentes, imagine suas esposas? Como convencer uma senhora casada há trinta anos a negociar o uso de preservativo?”, questiona o infectologista. Na opinião dele, idosas casadas correspondem atualmente a um dos grupos mais vulneráveis ao vírus. Mereceriam, então, maior atenção de autoridades e profissionais de saúde, além da imprensa.

Hipóteses diagnósticas
Dificuldades de abordagem sobre práticas sexuais, percepção equivocada dos fatos e, até, preconceito, resultam no grande dificultador à eficácia do tratamento ao idoso soropositivo: a demora do diagnóstico. Pacientes passam por vários especialistas que, pela faixa etária do atendido, levantam hipóteses diversas antes de concluir por doenças oportunistas da Aids. Uma pneumocistose é tida inicialmente por pneumonia grave. Quadros demenciais causados pelo HIV, atribuídos a outras doenças com sintoma similar – e assim por diante.

É comum então que senhores e senhoras conheçam sua condição sorológica em check-ups de rotina ou por conta de exames pré-operatórios. “Um de nossos pacientes, cabelos branquinhos, foi surpreendido pela presença do vírus aos 72 anos, antes de cirurgia de tumor de próstata”, conta o coordenador do ambulatório. Sua reação foi parecida à de tantos outros: “Doutor, não acreditava que isso poderia acontecer na minha idade”.

Apoio: palavra-chave
Situações de HIV em pessoas com mais de 60 anos trazem peculiaridades (veja texto abaixo) de ordem terapêutica e emocional: há a possibilidade de abalo na estrutura familiar, motivado por estigmas e descobertas vinculadas à sexualidade. Demanda, por isso, de equipe multidisciplinar, composta, além do médico, por, no mínimo, psicólogo e assistente social.

As primeiras reações apontam para incredulidade e estupefação, seguidas por revolta do membro do casal que depara com eventual infidelidade. Passado o impacto, “a tendência é de a esposa acolher e cuidar do marido, empenhando-se em proteger sua imagem de pai e avô”, informa o infectologista. Aqui, o tão necessário apoio da família – no sentido de proporcionar carinho, afeto e, ainda, o auxílio nas situações práticas, como lembrar a pessoa que vive com HIV/Aids sobre os horários de remédios – fica impossibilitado.

Um bom exemplo é o do casal idoso, levado pela filha até a rua Doutor Arnaldo no bairro de Cerqueira César, em São Paulo, que espera o carro deixar a região para dirigir-se ao Hospital Emílio Ribas. Ela crê que seus pais passarão por atendimento geriátrico no Hospital das Clínicas. “A mãe fala que não é justo atrapalhar um momento tão feliz na vida da moça, cujo casamento está marcado para breve”, conta Gorinchteyn. É triste, mas típico.

Alguns números
- segundo Jean Gorinchteyn, estima-se que há 600 mil pacientes com HIV/Aids no mundo. Cerca de 14 mil com idade igual ou superior a 60 anos;
- na maioria das vezes, a infecção ocorre pelo sexo. Relações hetero e bissexuais representam de 43% a 75% dos casos;
- estudo com prontuários no Instituto Emílio Ribas indicou que cerca de 80% dos pesquisados idosos eram homens e 75%, heterossexuais.

Particularidades da Aids entre idosos
- o diagnóstico tende a ser mais tardio, pois as doenças oportunistas podem ser confundidas com outras associadas à debilitação física pela idade;
- diferentemente da atenção ao paciente jovem, a introdução de terapia anti-retroviral depende de co-morbidades e de outros tratamentos já em curso;
- efeitos adversos vinculados a antivirais (por exemplo, alterações metabólicas e ósseas) devem ser ponderados, antes de prescrever-se a primeira terapêutica;
- um dos momentos adequados para a abordagem sobre a possibilidade da infecção – ou necessidade de prevenção – pode ser em consulta urológica ou ginecológica;
- idosos tendem a aderir melhor ao tratamento, por estarem acostumados a rotinas de remédios. “Muitos colocam os antivirais em frascos de polivitamínicos ou outro tipo de medicação para não alterar sua rotina”, diz Gorinchteyn.


Este conteúdo teve 92 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 289 usuários on-line - 92
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.