PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
"A prática de crimes contra a humanidade é incompatível com o exercício ético da Medicina" - Henrique Carlos Gonçalves


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Antonio Carlos Lopes: duras críticas à gestão atual do Programa de Residência Médica do Ministério da Educação


ATIVIDADES 1 (JC pág, 4)
Cremesp na Comissão Pró-SUS: por condições dignas de trabalho, remuneração e crescimento profissional


ATIVIDADES 2 (JC pág, 5)
Dia do Médico: homenagens e a posse dos novos diretores das regionais da APM no ABC, marcaram as comemorações


ESPECIAL (JC pág. 6)
A real situação das unidades de pronto-atendimento e prontos-socorros: condições de trabalho e acolhimento dos pacientes estão à beira de um colapso...


GESTÃO 2008-2013 (JC pág. 8-9)
A união entre as entidades e o estreitamento da relação deste Conselho com os médicos serão marcas desta gestão - Henrique Carlos Gonçalves


ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 10)
Questões éticas e jurídicas da Medicina irão fazer parte do Jornal do Cremesp a partir desta edição


EXAME (JC pág. 11)
Resultados da quarta edição do Exame do Cremesp mostram piora no ensino médico no Estado


VIDA DE MÉDICO (JC pág. 12)
Gilberto Lopes da Silva Júnior: sua experiência de vida, dedicada integralmente à Medicina, relatada em livro


GERAL 1 (JC pág. 13)
TISS e profissional liberal... temas sempre polêmicos, foram abordados pelos conselheiros do CFM nesta edição


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Se estiver insatisfeito, paciente preso pode pleitear transferência do serviço médico?


GERAL 2 (JC pág. 15)
Vice-presidente do Cremesp recebe homenagem em Fórum Interprofissional sobre Violência contra a Mulher, realizado em São Luís


HISTÓRIA (JC pág, 16)
A rede de hospitais São Camilo, em expansão na cidade de São Paulo, conta sua história e os planos ousados de crescimento até 2012


GALERIA DE FOTOS



Edição 254 - 11/2008

ATIVIDADES 2 (JC pág, 5)

Dia do Médico: homenagens e a posse dos novos diretores das regionais da APM no ABC, marcaram as comemorações


DIA DO MÉDICO




Cremesp faz homenagens para comemorar a data

ABC

Desiré Carlos Callegari, diretor do Cremesp e responsável pela Regional de São Bernardo do Campo, representou o atual presidente da Casa, Henrique Carlos Gonçalves, nas homenagens. O também conselheiro Ruy Yukimatsu Tanigawa, em nome da APM estadual, ressaltou a satisfação pela coesão das três entidades da região: “esse terceiro encontro em Santo André é resultado de um esforço de união que fizemos para que pudéssemos ter uma festa desta grandiosidade”, disse.

Homenageados
Os médicos homenageados por 50 anos ou mais dedicados à profissão e que receberam medalhas comemorativas do Cremesp foram Aron Galante, Clóvis Serra, Danilo Novelli, Fernando Pastana Freixedas, Gildo Vieira Ramos, Michel Hachul, Paulo Alcides Braga Cesar e Roberto Paulo Flauto.

Presidentes das APMs
Os novos presidentes das Associações Paulistas de Medicina, Regionais Santo André e São Bernardo do Campo que tomaram posse são: Alice Lang Simões e Everaldo Porto Cunha que substituem, respectivamente, Nadjanara Dorna Bueno e Artur Prado Marsicano.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A posse da nova diretoria da APM Regional, ocorrida no último dia 18, no Espaço Cassiano Ricardo, foi realizada durante o tradicional Baile dos Médicos de São José dos Campos, evento organizado por ocasião do Dia dos Médicos. Na oportunidade também foram apresentados os delegados que tomaram posse nas regionais do Cremesp de São José dos Campos, Sérgio dos Passos Ramos e Lauro Mascarenhas Pinto, e, em Taubaté, Milton Gauche.

Durante a festa, que contou com a presença de 700 convidados, também foi realizada uma homenagem ao médico e ex-deputado federal, José de Castro Coimbra, por sua dedicação à medicina. “Com este evento, demos mais um passo para a união das entidades, em busca de uma medicina mais ética e de uma sociedade melhor”, afirmou a nova conselheira responsável pela Delegacia Regional, Silvana Maria Figueiredo Morandini.

CAMPINAS

Na semana comemorativa do Dia do Médico, em Campinas, aconteceu o III Encontro Médico com a Comunidade, organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, com a presença de cerca de 300 participantes. Durante os três dias do encontro, de 13 a 15 de outubro, foram apresentadas diversas palestras sobre saúde para orientar a população.

Também foi realizada a cerimônia de entrega do VIII Prêmio Paes Lemes, no dia 17 de outubro, no Espaço Albert Zeitouni, com homenagem aos médicos Antonio Gugliota, Aluizio Oliveira de Castro, Edwald Merlin Keppke, José Alfredo dos Reis Neto, José Augusto Ferreira dos Reis, Nelson Caprini e Rui Ferreira Pires.


Educação Médica Continuada

Programa é apresentado em
Congresso Médico

Uma nova visão para a medicina foi o tema do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, durante o XVII Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente, realizado entre os dias 20 e 25 de outubro, no Centro Cultural Matarazzo. A participação do Conselho foi garantida pela Delegacia Regional de Presidente Prudente, sob responsabilidade do conselheiro Henrique Liberato Salvador (na foto, ao microfone), numa parceria com a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente e organização do Departamento Científico Acadêmico.
 
As palestras do Educação Médica Continuada feitas por conselheiros do Cremesp aconteceram no quarto dia do evento, 23 de outubro. Os temas abordados e seus respectivos palestrantes foram: Uma nova ordem da medicina sobre a ótica do Cremesp, Atestado médico e Conflito entre médico assistente e médico perito (Henrique Carlos Gonçalves); Bioética, Ortotanásia e Caso Clínico (Reinaldo Ayer de Oliveira); Ensino médico: debate com corpo docente e discente e Residência médica (Maria do Patrocínio Tenório Nunes); Valorização médica: salário e condições de trabalho (Antonio Pereira Filho); Atestado de óbito (Antonio Pereira Filho); Julgamento simulado de um processo ético-profissional (Maria do Patrocínio Tenório Nunes e Antonio Pereira Filho).

Durante o congresso, a coordenadora de Pediatria da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, Elza Utino, apresentou um vídeo apontando a redução na mortalidade infantil e neonatal na região de Presidente Prudente, agradecendo “a parceria do Cremesp, que contribuiu para essa diminuição de ocorrências por meio de cursos do Programa de Educação Médica Continuada”.

Para Salvador, “o evento foi bastante produtivo e enriquecedor, pois, além de, neste ano, também ter sido destinado aos médicos da rede pública, contou com palestras sobre educação em saúde para a população atendida pelo SUS”.


Santa Casa de São Paulo coordena reunião do Clube do Fígado

Mais uma reunião do Clube do Fígado foi realizada no anfiteatro da sede do Cremesp, no último dia 4 de novembro. Desta vez, sob a responsabilidade da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, como parte integrante do Programa de Educação Médica Continuada, promovido pelo Conselho. Sob a coordenação da médica Maria de Fátima Santos, foram discutidas condutas e controvérsias a partir de quatro casos clínicos de pacientes portadores de litíase intra-hepática, doença de Caroli, transplante em hepatocarcinoma e de metástases hepáticas de tumor carcinóide, atendidos e operados pelo Grupo de Fígado do Departamento de Cirurgia da Santa Casa de SP.

A Delegacia Regional do Cremesp no ABC, em parceria com as APMs regionais, comemorou o Dia do Médico, em 18 de outubro, com homenagem aos profissionais da região com 50 anos ou mais de exercício da atividade médica. Na ocasião também foram empossadas as novas diretorias das regionais da Associação Paulista de Medicina de Santo André e São Bernardo do Campo.
 
A solenidade, realizada no Clube Atlético Aramaçan, em Santo André, reuniu autoridades – dentre elas o secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte; a secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetone; e representantes das entidades médicas.



Este conteúdo teve 109 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 325 usuários on-line - 109
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.