PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Lei dos Conselhos: em 50 anos de existência, as normas que regem os CRMs e o CFM somente foram alteradas em 2004, em pontos limitados...


ENTREVISTA (JC pág. 3)
José Osmar Medina Pestana, diretor do Hospital do Rim e Hipertensão, é o convidado desta edição


ATIVIDADES 1 (JC pág, 4)
Interior do Estado integra o programa de educação médica continuada do Cremesp


CAPES (JC pág. 5)
Acompanhe um passo-a-passo para acessar o acervo de periódicos do portal Medicina em Evidência/Capes


ENSINO MÉDICO (JC pág. 6)
A crise no curso de Medicina da Universidade Santo Amaro provoca a demissão de cerca de 50 professores e preceptores


FISCALIZAÇÃO (JC pág.7)
Acompanhe um resumo dos procedimentos realizados pelo Departamento de Fiscalização do Cremesp em 2008


ESPECIAL (JC pág. 8 e 9)
Dando continuidade às reportagens sobre o sistema público de saúde, esta edição avalia o funcionamento da Atenção Básica no SUS


ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 10)
Desiré Callegari, coordenador do Departamento Jurídico do Cremesp, analisa a interdição cautelar do exercício profissional


GERAL 1 (JC pág. 11)
Políticas irregulares das seguradoras: Cremesp colabora na investigação realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito


GERAL 2 (JC pág. 12)
Notificação a reações adversas foi o tema central do encontro entre Cremesp e Centro de Vigilância Sanitária, regional São Paulo


GERAL 3 (JC pág. 13)
Temas em destaque na Coluna dos Conselheiros do CFM: Trotes Violentos e Cirurgia Plástica


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Esclareça suas dúvidas sobre o estado da morte no canal especialmente preparado pelo Centro de Bioética do Cremesp


GERAL 4 (JC pág. 15)
Ranking de "melhores médicos": publicações ferem a ética médica e caracterizam publicidade indevida


HISTÓRIA (JC pág, 16)
Complexo Hospitalar Juqueri: um dos símbolos do surgimento da psiquiatria no Brasil


GALERIA DE FOTOS



Edição 257 - 03/2009

ATIVIDADES 1 (JC pág, 4)

Interior do Estado integra o programa de educação médica continuada do Cremesp


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA


Programa em Presidente Prudente reúne médicos recém-habilitados e representantes do Conselho

Região de Presidente Prudente promove cursos de atualização

Dracena
A Delegacia Regional de Presidente Prudente realizou mais três etapas do Programa Educação Médica Continuada do Cremesp. A primeira delas aconteceu no dia 28 de janeiro, na Associação Paulista de Medicina (APM) de Dracena, e contou com a palestra Sigilo Médico – Prontuário e Atestado Médico, apresentada por Renato Azevedo Júnior, vice-presidente do Conselho. Durante o evento, o delegado adjunto da APM de Dracena, Antônio Américo Alves, tomou posse do cargo.

Presidente Prudente
No dia 29 de janeiro, foi a vez de a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente receber o Programa do Cremesp. Os temas tratados nas palestras foram: Sigilo Médico – Prontuário e Atestado Médico (Renato Azevedo Júnior); e Iniciação Profissional (Henrique Liberato Salvador). O evento contou com a presença de mais de 150 participantes e, ao final das palestras, foi realizada a entrega de 63 carteiras aos novos médicos. “Foi uma reunião muito produtiva, considerando que a palestra proferida pelo vice-presidente Renato Azevedo foi bastante didática e bem proveitosa para a platéia, formada, em sua maioria, por recém-formados que receberam suas carteiras profissionais”, afirmou Edmilson Gigante, delegado da Regional de Presidente Prudente.

Pela manhã, o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, e o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Izaque Silva, receberam Renato Azevedo e o conselheiro Henrique Salvador, para apresentação do Programa de Educação em Saúde para a Comunidade (PESC). Com ele, o Cremesp tem a intenção de formar parcerias com educadores locais para levar à população informações a respeito de temas cotidianos como diabetes, hipertensão, saúde da criança e da mulher.

DENGUE - A Sociedade de Medicina de Presidente Prudente recebeu novamente o Programa Educação Médica Continuada, no dia 5 de fevereiro, dessa vez sob o tema Dengue, Febre Amarela e Leishmaniose. As palestras apresentadas foram: Atualização em Dengue, Febre Amarela e Leishmaniose (José Wilson Zangirolami); Situação da Dengue e Leishmaniose na região (Susy Mary Sampaio); e Situação dos últimos anos no município de Presidente Prudente - 2006 a 2008 e diminuição dos casos (Vânia Maria Alves Silva).

O evento contou com a presença de mais de 350 pessoas, entre médicos, educadores, agentes da saúde, estudantes e outros. “Foi um evento muito importante porque já tivemos uma epidemia aqui, e essa foi uma excelente oportunidade de orientar na prevenção da doença”, disse o conselheiro responsável pelo Programa na região, Henrique Salvador. A região foi vítima de uma epidemia de dengue no ano de 2006, contabilizando 254 casos.

Piracicaba discute ética médica e medicina do trabalho

A Associação Paulista de Medicina de Piracicaba realizou, no dia 5 de março, o encontro entre o Cremesp, médicos do trabalho da região e a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, durante o qual foram abordado os seguintes temas: Ética Médica e Medicina do Trabalho (Renato Françoso Filho); NR32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde (Fábio Milton Gobbato Júnior). Cerca de 50 pessoas compareceram ao local, “abordando temas de grande importância para a classe médica”, declarou o conselheiro responsável pela região Renato Françoso.

Cremesp lança o Programa de Educação em Saúde para a Comunidade


Henrique Carlos, Luiz Alberto de Oliveira e Francisco Buonafina

O Programa de Educação em Saúde para a Comunidade (PESC) foi lançado oficialmente na noite do dia 5 de fevereiro. A proposta do Cremesp é levar à população da cidade de São Paulo informações sobre vários temas de impacto na área da saúde, como a dependência do álcool e de drogas, a exposição às doenças sexualmente transmissíveis (DST), Aids, planejamento familiar, tuberculose, obesidade na infância e na adolescência, direito dos pacientes e uso racional de medicamentos. Ao todo, já estão programadas 156 palestras.

A solenidade, que aconteceu no Teatro do Hospital Santa Catarina, formalizou a parceria entre o Cremesp e a Coordenadoria de Atenção às Drogas da Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo.

Inicialmente, o projeto visa cumprir as obrigações assumidas pelo Cremesp no termo de conciliação judicial firmado com o Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho, homologado pelo TRT da 2ª Região. No entanto, o êxito da iniciativa prenuncia a garantia de que o projeto passará a integrar as ações permanentes do Conselho em prol da saúde da comunidade, notadamente das populações vulneráveis e socialmente excluídas.

O termo de Cooperação foi assinado por Henrique Carlos Gonçalves, presidente do Cremesp, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, coordenador da Coordenadoria de Atenção às Drogas da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, e Francisco Buonafina, secretário adjunto municipal da Secretaria de Participação e Parceria. O evento ainda contou com a participação dos conselheiros do Cremesp Maria do Patrocínio Tenório Nunes, coordenadora do PESC, e Mauro Aranha, participante da comissão do programa, além de outros 145 convidados de diversas instituições.

Após o lançamento foi apresentada a peça teatral Ainda, que conta a história da relação de um usuário de drogas com a família e com a sociedade.

DST/Aids
Dentre os inúmeros eventos do projeto de informações sobre saúde para a comunidade, foi realizada mais uma atividade no Terminal Rodoviário Tietê, desta vez divulgando informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e HIV. Durante a ação, realizada em conjunto pelo Cremesp, Secretaria de Estado da Saúde e o Grupo PelaVidda (organização não-governamental pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids), foram distribuídos cerca de 70 mil preservativos, além de material informativo e uma cartilha especialmente editada para a ocasião.

Estiveram presentes os conselheiros Nacime Salomão Mansur, coordenador do Departamento de Comunicação, Maria do Patrocínio Tenório Nunes e Maurene Boyaciyan, esposa do conselheiro Krikor Boyaciyan.


Estudante recebe material informativo das mãos dos conselheiros Maria do Patrocínio e Nacime Salomão Mansur 


Este conteúdo teve 570 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 215 usuários on-line - 570
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior