PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Eleição CFM - "Campanhas devem debater ideias e propostas" (Henrique Carlos)


ENTREVISTA (JC pág. 3
Diretor da FMUSP propõe alternativas para melhora do ensino médico


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Cremesp comemora plenária histórica nº 4.000 e homenageia conselheiros


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Acompanhe relatório final do fórum de Cooperativismo Médico


GERAL 1 (JC pág. 6)
Marcos Mercadante alerta para nº insuficiente de psiquiatras voltados para jovens


ELEIÇÃO CFM (JC pág. 7)
Médicos podem escolher o modo de voto: por correspondência ou presencial


ATIVIDADES 3 (JC págs. 8/9)
Portal do Cremesp estreia novidades, no conteúdo e no visual


ÉTICA (JC pág. 10)
A especialidade perícia médica sob os aspectos legal, ético e científico


VIDA DE MÉDICO (JC pág. 10)
Vandyck Neves da Silveira comemora 40 anos dedicados à Medicina


FARMACOVIGILÂNCIA (JC pág. 12)
Sobravime defende maior atenção na prescrição de medicamentos


GERAL 2 (JC pág. 13)
Realizações do Programa de Educação em Saúde para a Comunidade, do Cremesp


ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
Dúvidas frequentes analisadas e esclarecidas pelo Cremesp


GERAL 3 (JC pág. 15)
Instituição comemora crescimento expressivo no primeiro ano de funcionamento


INFLUENZA A
Informações técnicas sobre o vírus influenza A - H1N1


GALERIA DE FOTOS



Edição 259 - 05/2009

GERAL 2 (JC pág. 13)

Realizações do Programa de Educação em Saúde para a Comunidade, do Cremesp


PESC: o Cremesp na comunidade


Dinâmica de grupo em Heliópolis

O Programa de Educação em Saúde para a Comunidade (PESC) foi lançado pelo Cremesp – em parceria com a Coordenadoria de Atenção às Drogas da Secretaria Municipal de Participação e Parceria de São Paulo – em fevereiro deste ano. Desde a sua implantação, já realizou diversas ações comunitárias com a finalidade de integrar o Conselho com a comunidade, em especial aquelas vulneráveis e socialmente excluídas, levando discussões sobre assuntos da área da saúde, tais como alcoolismo, drogas, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis (DST), entre outras.


Mais de 100 jovens assistem à peça teatral e discutem hábitos alimentares

No mês de abril, o PESC realizou os seguintes eventos:

01/04 – Apresentação da peça teatral “Quando Eu Era Pequeno Eu Não Sabia” e discussão com 94 jovens e adolescentes da comunidade sobre obesidade e hábitos saudáveis de alimentação na ONG Aldeia do Futuro, no bairro de Americanópolis, Capital. Esteve presente a conselheira Ieda Therezinha Verreschi.
02/04 – Apresentação da peça teatral “Ainda” e debate com 139 jovens e adultos sobre álcool e drogas. O evento foi realizado no salão CCA, no bairro de Heliópolis, Capital. Estiveram presentes o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, e o conselheiro Henrique Liberato Salvador.
03/04 – Apresentação, na ONG Aldeia do Futuro, no bairro Americanópolis, Capital, da peça teatral “Ainda”. Logo após houve um debate com 46 adultos da comunidade sobre álcool e drogas. Esteve presente o conselheiro Mauro Gomes Aranha de Lima.
04/04 – Exibição do filme “Aurora” e debate com 24 jovens e adultos da comunidade sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS na ONG Projeto Arrastão, no bairro Campo Limpo, Capital. Esteve presente o conselheiro Caio Rosenthal.
07/04 – Realização de ações de prevenção, orientação à população e distribuição de materiais educativos sobre direitos dos pacientes, automedicação e obesidade infantil a estimadas 7.600 pessoas durante a 9º Feira de Saúde, no centro da capital. Estiveram presentes os conselheiros: Marli Soares, Henrique Liberato Salvador, Mauro Gomes Aranha de Lima e Ieda Therezinha Verreschi.
08/04 – Apresentação da peça teatral “Quando Eu Era Pequeno Eu Não Sabia” e discussão com 93 jovens e adolescentes da comunidade sobre obesidade e hábitos saudáveis de alimentação na ONG Aldeia do Futuro, no bairro de Ameri¬canópolis, Capital. Esteve presente a conselheira Ieda Therezinha Verreschi.
09/04 – Dinâmica de grupo e discussão com 26 jovens sobre saúde sexual e reprodutiva no Salão CCA, no bairro Heliópolis, Capital.
15/04 – Apresentação da peça teatral “Quando Eu Era Pequeno Eu Não Sabia” e discussão com 102 jovens e adolescentes da comunidade sobre obesidade e hábitos saudáveis de alimentação na ONG Aldeia do Futuro, no bairro de Americanópolis, Capital. Esteve presente a conselheira Ieda Therezinha Verreschi.
29/04 – Exibição do filme “Aurora” e debate com 27 jovens e adultos da comunidade sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS no Salão CCA, no Heliópolis, Capital.
30/04 – Realização de ações de prevenção, orientação à população e distribuição de materiais educativos sobre direitos dos pacientes, automedicação, obesidade infantil e hábitos alimentares a estimadas 2.250 pessoas durante a Feira de Saúde, na Zona Norte da Capital. Estiveram presentes os conselheiros: João Ladislau Rosa, Maria do Patrocínio Tenório Nunes e Nacime Salomão Mansur.

Atividades da presidência
Além das atividades internas do Conselho, Henrique Carlos Gonçalves, na condição de presidente do Cremesp, participou dos seguintes eventos:

Cooperativismo médico em debate


Henrique Carlos quer união entre cooperativismo e entidades médicas

O presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, declarou na abertura do Fórum Estadual de Cooperativismo Médico que o momento é de união entre cooperativas e entidades médicas. “Apesar das divergências entre o cooperativismo médico e as entidades médicas, o conjunto de interesses em comum é maior. Temos de trabalhar juntos não só para o bem da categoria médica, mas também em benefício do nosso paciente”, afirmou.

O evento foi realizado em parceria com a Federação dos Médicos do Estado de São Paulo (Femesp), Associação Paulista de Medicina (APM) e Academia de Medicina de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, e aconteceu no auditório da sede do Cremesp.

Outros eventos
- No dia 13 de abril, compareceu no Ministério Público Federal, para audiência pública, durante a qual foi divulgado o relatório da fiscalização do Cremesp sobre infecção hospitalar.
- Participou, em 23 de abril, do V Fórum de Responsabilidade Civil, Ética e Penal do Médico, na sede da APM, em Ribeirão Preto, onde palestrou sobre o tema “Responsabilidade ética do médico”.
- Participou do evento Crimes de Maio, na delegacia da Vila Mariana, em 12 de maio.
- Prestigiou a posse da nova diretoria da Unimed do Brasil, no dia 15 de maio.


Toma posse a nova diretoria do Conselho Regional de Odontologia

Durante sessão solene em homenagem ao Dia de Tiradentes, tomou posse, no dia 11 de abril, no plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a nova diretoria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp). Emil Razuk, presidente reeleito para o biênio 2009-2011, que obteve 70,45% dos votos, lembrou de algumas ações alcançadas sob sua gestão, como o programa de saúde bucal, reconhecido pela Unesco como o maior programa pedagógico de saúde bucal do mundo. O evento contou com a presença do conselheiro do Cremesp, Eurípedes Balsanufo Carvalho.


Este conteúdo teve 72 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 255 usuários on-line - 72
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior