PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
"Complexa e polêmica, a reprodução assistida desperta intenso debate mundial" - Henrique Carlos Gonçalves


ENTREVISTA (JC pág. 3)
A dedicação da médica fisiatra Linamara Battistella na atenção a pessoas com necessidades especiais


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Diretores, conselheiros e parlamentares discutem aumento de recursos no SUS


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Conduta Inicial no Trauma foi tema de atualização profissional ministrada no interior do Estado


ENSINO MÉDICO (JC pág. 6)
Debate promovido pelo Cremesp reuniu acadêmicos e entidades para discutir a graduação no país


EXAME CREMESP (JC pág. 7)
Confira o que pensam os acadêmicos de Medicina sobre o exame do Cremesp


ÉTICA MÉDICA 1 (JC pág. 8)
Resolução publicada pelo CFM em 17 de setembro estabelece o novo Código de Ética Médica


ÉTICA/JUSTIÇA (JC pág. 10)
Novo Código de Ética Médica comentado pelo coordenador de nosso Departamento Jurídico


ÉTICA MÉDICA 2 (JC pág. 11)
Serviço de Apoio, parceria do Cremesp & Uniad, completa sete anos


GERAL 1 (JC pág. 12)
Vida de Médico mostra que escolha da profissão é movida, acima de tudo, pela vontade de ajudar


COLUNA CFM (JC pág. 13)
Clóvis Francisco Constantino e Isac Jorge Filho se despedem de seus mandatos


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 2 (JC pág. 15)
Programa de Educação em Saúde para a Comunidade, do Cremesp, avança pelos bairros da cidade


GALERIA DE FOTOS



Edição 263 - 09/2009

ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)

Conduta Inicial no Trauma foi tema de atualização profissional ministrada no interior do Estado


Guaíra discute trauma


Pedro Teixeira, durante palestra em Guaíra

Conduta Inicial no Trauma foi o tema do Programa de Educação Médica Continuada, dentro do Módulo 60, realizado pelo Cremesp, com o apoio da Delegacia Regional de Barretos, no dia 31 de agosto, na cidade de Guaíra. O evento aconteceu na Santa Casa de Misericórdia da cidade e contou com dezenas de participantes.

Foi apresentada a aula Conduta Inicial no Trauma, ministrada por André Luciano Baitello, professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto; e a palestra Momento Ético, apresentada por Pedro Teixeira Neto, conselheiro responsável pela região de Barretos e São José do Rio Preto.

“É importante o Conselho criar essas situações de diálogo com os médicos do Interior para orientá-los e capacitá-los; com isso, diminuímos o número de casos de erro médico e de denúncias”, afirmou Teixeira. Segundo o conselheiro, “a região possui rodovias movimentadas e extensa atividade agropecuária, por isso existe a necessidade de orientar os médicos sobre o primeiro atendimento, em casos de trauma, que é uma das principais causas de mortalidade no país”, comentou.

Homenagem
Durante o evento, Elydio Antonelli foi homenageado pelos seus 50 anos de profissão. O médico, que completou recentemente 80 anos de idade e continua exercendo a medicina, afirmou: “Adoro minha profissão, estou muito feliz em continuar na ativa e agradeço a gentileza do Conselho em me homenagear”. 


Clube do Fígado

Santa Casa coordena discussão de casos clínicos


Evento reuniu especialistas em hepatologia e cirurgia do fígado

Sob a coordenação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, tendo como moderador Fábio Gonçalves Ferreira, foram discutidos três casos clínicos – hiperplasia nodular focal e gestação; hidatidose hepática; e metástase hepática colorretal –, durante a 6ª reunião deste ano do Clube do Fígado, realizada no dia 1º de setembro.

As reuniões acontecem mensalmente, sempre na primeira terça-feira do mês, às 10 horas, como parte do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp. Coordenados pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Unifesp, Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, os encontros reúnem especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas.

O objetivo é atualizar e reciclar todos os médicos interessados do Estado de São Paulo, consistindo na discussão de casos clínicos bem documentados, especialmente escolhidos para essa finalidade, o que permite a troca de informações e a melhoria da formação médica. A próxima reunião está agendada para 6 de outubro.

SERVIÇO
Local: Sede do Cremesp, Auditório Flamínio Fávero - Rua da Consolação 753 - Centro - São Paulo. Inscrições gratuitas pelos fones (11) 3123-8704 ou 3017-9345, ou ainda pelo e-mail: eventos@cremesp.org.br


Comissões de Ética Médica

Delegados do Cremesp participam de curso

Delegados regionais e metropolitanos do Cremesp participaram de curso sobre Capacitação de Comissões de Ética Médica, no auditório Flamínio Fávero, na sede do Cremesp, em 12 de setembro, na Capital paulista.

O evento contou com a participação do conselheiro Ruy Tanigawa, coordenador das delegacias da Capital, e do conselheiro Akira Ishida.  Como instrutores, participaram os delegados superintendentes, Jarbas Simas (Delegacia Metropolitana da Vila Mariana) e Lisbeth Ferrari Duch (Delegacia Metropolitana da Zona Oeste); além dos adjuntos das delegacias metropolitanas Zona Oeste, Zona Norte e Vila Mariana, respectivamente, Sergio Gomes de Souza, Paulo Kron Psanquevich e Arnaldo Guilherme. Também estiveram presentes outros 36 delegados regionais e metropolitanos do Cremesp.

H1N1 é tema de evento em Santo André

Com o objetivo de esclarecer questões ainda pendentes sobre a gripe H1N1, o Cremesp, juntamente com Conselho Regional de Farmácia (CRF)/Seccional do ABC e a Associação Paulista de Medicina (APM) de Santo André, realizou, no dia 22 de setembro, um círculo de palestras.

Os temas apresentados foram: Momento Ético, por Airton Gomes (delegado do Cremesp da regional Santo André) e Marcos Machado Ferreira (delegado do CRF); Administração e Efeitos Adversos do Oseltamivir, por Daniel Bazoli (Assistência Farmacêutica de São Bernardo do Campo); Protocolo e Fluxo de Distribuição de Medicamentos – Situação Atual,¬ por Eliane Cortez Correa (coordenadora assistente farmacêutica São Bernardo do Campo); e Momento Atual da Gripe, por Juvêncio José Duailibe Furtado (presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia). As palestras contaram com a moderação de Airton Gomes e do delegado do CRF, Marcos Machado Ferreira. Ao final, foi aberto espaço para que os 55 participantes pudessem debater com os palestrantes os temas apresentados.

Encontro reúne corregedorias dos CRMs

O Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu, em 3 de setembro, no auditório da entidade em Brasília, o 2º Encontro Nacional de Corregedores, Assessores Jurídicos e Funcionários do Setor de Processos dos Conselhos de Medicina. Entre os temas abordados, destacaram-se o crescimento e o fortalecimento das Corregedorias dos Conselhos de Medicina, assinalando a reforma do Código de Processos em 2009 e a revisão do Código de Ética Médica, aprovado por aclamação na 4º Conem, realizada entre os dias 25 e 29 de agosto.

A equipe do Cremesp foi representada por Krikor Boyaciyan (corregedor), Clóvis Francisco Constantino (vice-corregedor), Paula Godoy Véspoli (chefe da seção Processos Éticos) e Osvaldo Pires Simonelli (chefe Departamento Jurídico).


Este conteúdo teve 386 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 192 usuários on-line - 386
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior