PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Presidência de Luiz Alberto Bacheschi: continuidade e aprimoramento das ações já implementadas


VIDA DE MÉDICO (pág. 2)
Delegado da Regional Leste conta sua trajetória profissional


GERAL 1 (pág. 4)
Tomaram posse, neste mês, novos diretores do CBC, da SAESP e da Socesp


GERAL 2 (pág. 5)
Levantamento mostra predomínio crescente de mulheres médicas


GERAL 3 (pág. 6)
Comentários de Renato Azevedo e Antonio Pereira sobre as novas coberturas aprovadas pela ANS


ESPECIAL (pág, 7)
Novos diretores à frente da Casa durante os próximos 15 meses


ENTREVISTA (pág. 8)
Metas e opiniões do novo presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi


2ª DIRETORIA (pág. 9)
Conselheiros que estão à frente do Cremesp até 2011


ÉTICA & JUSTIÇA (pág. 10)
A fiscalização da atividade dos diretores das operadoras


GERAL 4 (pág. 11)
Declaração de óbito & índices reais da mortalidade materna no Brasil


GERAL 5 (pág. 12)
Destaques: artigos dos Conselheiros do CFM e agenda da presidência


ALERTA ÉTICO (pág. 13)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


ESPECIALIDADE (pág. 16)
Os 110 anos do hospital do Juqueri, parte importante da história da Psiquiatria no país


GALERIA DE FOTOS



Edição 267 - 01-02/2010

GERAL 1 (pág. 4)

Tomaram posse, neste mês, novos diretores do CBC, da SAESP e da Socesp


Gaspar Lopes toma posse à frente do CBC


Nova diretoria do CBC para o biênio 2010/2011 

O Conselheiro do Cremesp, Gaspar de Jesus Lopes Filho, foi eleito presidente nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). A eleição ocorreu em novembro de 2009, e Lopes Filho tomou posse em 8 de janeiro de 2010, respondendo pela gestão do Colégio no biênio 2010/2011. Juntamente com Gaspar Lopes, foi eleito o também conselheiro do Cremesp, Isac Jorge Filho, como diretor de Defesa Profissional.

Gaspar é formado em 1974 na Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp), desenvolveu toda a sua formação cirúrgica (residência médica, mestrado, doutorado e livre docência) na EPM, é professor associado e chefe da disciplina de Gastro¬enterologia Cirúrgica, tendo sido também coordenador geral do Pronto-Socorro do Hospital São Paulo da Unifesp, de 1982 a 1984, e novamente de 1995 a 2003. É coordenador médico dos ambulatórios do Hospital São Paulo desde 2003.

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) existe desde 1929 e é a máxima sociedade representativa dos cirurgiões do país. Congrega cerca de 6,3 mil membros.

O CBC comemorou no ano passado 80 anos de existência e, desde a sua fundação, tem procurado atuar em todos os campos relacionados à atividade do cirurgião, particularmente nas áreas de educação continuada e atualização profissional, no estímulo à pesquisa científica, na fiscalização crítica da formação médica nos níveis de graduação, residência médica e pós-graduação e no rigoroso respeito aos elevados padrões éticos do exercício profissional. “O objetivo principal desta nova diretoria, que passa a comandar o CBC, é conseguir maior participação de todos os cirurgiões brasileiros na mais representativa entidade cirúrgica do país”, declarou Lopes Filho.

Socesp empossa novos diretores


O presidente Bacheschi (2º à direita), durante a abertura da solenidade

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) realizou no dia 22 de janeiro a cerimônia de posse de seu novo presidente, Luiz Antonio Machado César, que estará à frente da entidade até 2011.

Presente à solenidade, o presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi, falou aos presentes durante a sessão solene, realizada no Hotel Renaissance. Ao cumprimentar a diretoria anterior e expressar votos de uma gestão profícua ao novo presidente da entidade, Bacheschi exaltou a parceria constante que existe entre o Cremesp e a Sociedade de Cardiologia, desejando que ela se torne ainda mais firme, em benefício dos cardiologistas e médicos do Estado de São Paulo. 

César  é graduado pela Faculdade de Medicina da USP, obteve o título de Doutor em Medicina, na área de Cardiologia, pela Universidade de São Paulo. Desde 2002, é professor associado de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP e diretor da Unidade de Coronariopatias Crônicas do InCor, em que atua principalmente nas áreas de doença coronária, infarto agudo do miocárdio e aterosclerose.

Conselho recebe a visita da ANMR


Salvador, Carvalhaes, Bacheschi, Souza e Soares: valorização do residente

O reajuste das bolsas, a definição de uma data-base para os reajustes anuais, a ampliação da licença maternidade para médicas residentes, para seis meses, e a instituição de 13ª bolsa para os residentes fazem parte da Campanha Nacional de Valorização da Residência Médica apresentada por Gerson Sobrinho Salvador de Oliveira, da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), durante sua visita ao Cremesp, no dia 14 de janeiro. Oliveira foi recebido pelo presidente, Luiz Alberto Bacheschi. Também participaram do encontro o conselheiro Rodrigo Durante Soares, Cid Célio Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), e João Paulo Cechimel Souza, da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo.


NOVA DIRETORIA NA SAESP


Carvalhaes, Bacheschi (ao microfone), D´Ávila, Callegari, Glória Potério, Roger Nahun, Erivalder e Rui Telles

Foi conduzido à presidência da entidade o conselheiro do Cremesp – representante de São Paulo no CFM e também 1º secretário e diretor de Comunicação daquela autarquia – Desiré Carlos Callegari;  e à vice-presidência, o também conselheiro do Cremesp, Kazuo Uemura. A solenidade de transmissão de cargos e posse da diretoria eleita da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), para o biênio 2010 - 2011, foi realizada no dia 29 de janeiro de 2010, no Auditório Nobre da Associação Paulista de Medicina (APM).

“Quero aqui assumir o compromisso de que Saesp manterá seu firme propósito de trabalhar sustentada por um tripé, promovendo ao mesmo tempo a ética médica, o avanço técnico científico e a defesa profissional”, declarou Callegari.


CLUBE DO FÍGADO

As reuniões mensais de 2010 já estão agendadas. Neste ano, os encontros serão realizados nos dias 2 de março, 6 de abril, 4 de maio, 3 de agosto, 14 de setembro, 5 de outubro, 9 de novembro e 7de dezembro, sempre no Anfiteatro do andar térreo da sede do Conselho.

Desde fevereiro de 2006 ocorrem regularmente as reuniões do Clube do Fígado, com os setores de hepatologia e cirurgia do fígado das Disciplinas de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Unifesp, USP e Santa Casa de São Paulo.

Essas reuniões passaram a ser realizadas na sede do Cremesp, sendo franqueadas a todos os médicos interessados em hepatologia e cirurgia do fígado do Estado de São Paulo. Elas integram o Programa de Educação Médica Continuada do Conselho.

As reuniões do Clube do Fígado destinam-se a atualizar e reciclar, nessa área, os colegas interessados. Consistem em discussões clínico-cirúrgicas com a participação de especialistas em hepatologia clínica, cirurgia do fígado, radiologistas e anatomopatologistas das principais escolas médicas do Estado de São Paulo, permitindo a troca de experiência e informação e a consequente melhoria da formação médica e da qualidade da assistência médica prestada nessa área de atuação.


Este conteúdo teve 90 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 279 usuários on-line - 90
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.