PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Estudo inédito do Cremesp avalia a relação médico-indústria


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Mauricio Ceschin, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Atualização profissional do Cremesp chega aos médicos do interior do Estado


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Obra coordenada pelo conselheiro Eurípedes Carvalho avalia as carências do setor


POLÍTICAS DE SAÚDE (JC pág. 6)
Na pauta das discussões do evento, a valorização do trabalho médico


ATIVIDADES 3 (JC pág. 7)
Cremesp aprimora sua estrutura de serviços à população e aos médicos do Estado


PESQUISA (JC pág. 8)
Acompanhe íntegra do estudo do Cremesp, com resultados e conclusões


GERAL 1 (JC pág. 10)
Federação Ibero Latinoamericana de Cirurgia Plástica tem novo presidente


GERAL 2 (JC pág. 11)
Número de usuários de crack no Estado cresce em ritmo alarmante


CFM (JC pág. 12)
Representantes do Estado no CFM se dirigem aos médicos e à sociedade


GERAL 3 (JC pág. 13)
Em agosto, o encontro de especialistas em hepatologia acontece dia 3


GERAL 4 (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


ESPECIALIDADES (JC pág. 16)
SBCP-SP reúne atualmente mais de 1.700 médicos da especialidade


GALERIA DE FOTOS



Edição 271 - 06/2010

GERAL 1 (JC pág. 10)

Federação Ibero Latinoamericana de Cirurgia Plástica tem novo presidente


Cirurgia Plástica: Tariki assume presidência da Filacp

O conselheiro do Cremesp José Yoshikazu Tariki assumiu a presidência da Federação Ibero Latinoamericana de Cirurgia Plástica (Filacp). A entidade reúne 23 Sociedades nacionais da América Latina, península ibérica (Portugal e Espanha) e dos Estados Unidos e Canadá (em representação dos médicos latinos).

Os principais objetivos da entidade, desde sua fundação, são: assessorar as Sociedades nacionais, realizar congressos a cada dois anos, divulgar artigos científicos por meio de sua revista oficial, implementar educação em nível de pós-graduação e zelar pela ética profissional de seus membros.

Tariki formou-se em 1974 na FMUSP. Foi bolsista na Universidade de Keio, no Japão, para treinamento em microcirurgia. Entre outros cargos, foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica  e da Regional São Paulo da entidade. No Cremesp, coordena a Câmara Técnica de Cirurgia Plástica (confira matéria, nesta edição, à página 16). 


Região Sul/Sudeste apresenta propostas para o XII Enem

As propostas discutidas e aprovadas pelo Pré-Enem Sul/Sudeste, juntamente com os relatórios dos demais encontros regionais, farão parte de um documento que será discutido durante o XII Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem).

Defesa do trabalho médico no SUS e na saúde suplementar, tanto no que diz respeito às condições de trabalho quanto à remuneração, avaliação progressiva dos estudantes de medicina nas escolas médicas por instituição externa, reafirmação do compromisso com o SUS e seu adequado financiamento e gestão e maior aproximação com os movimentos sociais são algumas das mais de 100 propostas que os participantes do Pré-Enem Sul/Sudeste levarão ao XII Enem, a ser realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), de 28 a 30 de julho deste ano, em Brasília.

O Pré-Enem reuniu representantes de conselhos regionais, associações e sindicatos médicos, incluindo o cardiologista e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, que também é presidente da Comissão de Avaliação das Escolas da Sesu/MEC. O evento foi promovido pelo Cremesp, em parceria com a Academia de Medicina de São Paulo, Federação dos Médicos do Estado de São Paulo (Fenam) e Associação Paulista de Medicina (APM), durante os dias 14 e 15 de maio, no Tea-tro CIEE, em São Paulo.

“Foram dois dias de trabalho muito produtivos, com diversas propostas para o Enem que exprimem a posição do Movimento Médico”, explica Renato Azevedo, vice-presidente do Cremesp e coordenador do Pré-Enem.

Veja AQUI a íntegra das propostas

Evento discute Tratado de Anestesiologia


Uemura, Bacheschi, Callegari (2º, 3º e 4º à esq.) no 7º Copa

Discussão de temas importantes da especialidade, como ventilação mecânica no paciente cirúrgico, ecocardiografia transesofágica ou via aérea difícil e a revisão do Tratado de Anestesiologia, foi promovida durante o 7º Congresso Paulista de Anestesiologia (Copa), realizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), de 3 a 6 de junho de 2010, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Em paralelo ao evento, aconteceram o 3º Simpósio de Terapia Intensiva e a 44ª Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro, marcados por workshops e cursos.

Durante o Copa, houve uma reunião com os secretários de Regionais, congregando a diretoria com o Interior do Estado para decidir sobre a proposição de um novo Tratado de Anestesiologia - publicação da Saesp com orientações para obtenção do título de especialista.

O presidente da Saesp e conselheiro representante do Cremesp no CFM, Desiré Carlos Callegari, afirmou que o evento contou com a presença de importantes nomes nacionais e internacionais e teve preocupação não só com reciclagem profissional, mas também com a busca de soluções para problemas presentes na anestesiologia, de natureza ético-disciplinar e relacionados ao aviltamento dos honorários médicos, entre outros.  O presidente do Conselho, Luiz Alberto Bacheschi, e o conselheiro Kazuo Uemura, vice-presidente da Saesp, também prestigiaram o evento.


Posse na Academia de Medicina de São Paulo


Andreoni durante seu discurso de posse

O delegado superintendente adjunto da Delegacia Metropolitana da Vila Mariana, Wilson Rubens Andreoni, assumiu a cadeira de nº 11, antes ocupada pelo dermatologista Sebastião de Almeida Prado Sampaio, na Academia de Medicina de São Paulo. Durante a cerimônia de posse, realizada no dia 30 de abril, Andreoni, que é especialista em cirurgia plástica, prestou homenagem ao seu antecessor e ao patrono da cadeira, Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho, responsável pela implantação da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. “Os meus pares me dão a oportunidade de tomar assento, honrando aqueles que me devoto a homenagear pelo resto da existência”, declarou o novo acadêmico.

 


Este conteúdo teve 581 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 372 usuários on-line - 581
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior