PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Gilson Carvalho, especialista em saúde pública


GRAVIDEZ PROGRAMADA (pág.4)
Saúde da Mulher


HOMENAGEM (pág.5)
Médicos paulistas


ENSINO MÉDICO (págs. 6 e 7)
Cremesp divulga resultados do Exame 2011


MOVIMENTO MÉDICO (pág. 8)
A suspensão do atendimento atingiu 21 Estados


CARREIRA DE ESTADO (pág. 9)
Governo paulista promete plano de cargos e salários a médicos


SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 10)
Mais de 20 operadoras propõem negociações


ENCONTRO (pág.11)
Especialistas discutem preconceito à psoríase e vitiligo


CFM (pág. 12)
Coluna dos representantes de SP no Conselho Federal


WMA (pág.13)
Brasileiro preside Associação Médica Mundial


CARTÕES DE DESCONTO (pág. 15)
Código de Ética Médica proíbe qualquer tipo de parceria com funerárias


BIOÉTICA (pág. 16)
Publicidade médica: CEM e Codame


GALERIA DE FOTOS



Edição 287 - 11/2011

ENCONTRO (pág.11)

Especialistas discutem preconceito à psoríase e vitiligo


Portadores de psoríase e vitiligo fazem ação contra preconceito


Palestrantes: extensão do atendimento para o AMA Maurice Pate

Focado no esclarecimento e solução das dúvidas sobre psoríase e vitiligo, o 9º Encontro Municipal, o 7º Encontro Nacional de Psoríase e o 4º Encontro de Vitiligo tiveram como destaque o tema A pessoa com psoríase e vitiligo e a família. Conduzido pelo vereador Gilberto Natalini (PV-SP) e por Cid Yazigi Sabbag, presidente do Centro Brasileiro de Psoríase, o evento reuniu mais de 2 mil pessoas na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 8 de outubro. Os participantes puderam acompanhar palestras e cursos, que contaram com a presença de fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, psicólogos e esteticistas. O conselheiro Nacime Mansur participou do evento representando o Cremesp.

Durante o encontro, houve um desfile para transmitir a mensagem Psoríase e vitiligo não têm cura. Preconceito tem. Além disso, foram lançadas 300 mil cartilhas educativas para esclarecimento sobre a doença, que serão distribuídas pela capital.

A cada edição do evento, algumas conquistas são alcançadas a favor do tratamento das doenças. Este ano, segundo Natalini, o atendimento de pacientes com psoríase e vitiligo foi estendido para o AMA de Especialidades Dr. Maurice Pate, na Penha. A expectativa para 2012 é conseguir um centro de atendimento na Zona Sul.


Academia de Medicina

Medina é eleito novo acadêmico

A cadeira nº 50 da Academia Nacional de Medicina será ocupada pelo nefrologista José Osmar Medina Pestana (foto ao lado), professor titular da Unifesp. A escolha foi feita mediante eleição e a posse ocorrerá em 2012, durante sessão solene ainda sem data confirmada.

Medina assumirá a vaga sucedendo Aluízio Rosa Prata, especialista em Medicina Tropical, que faleceu em maio de 2011. O patrono da cadeira é Antônio Fernandes Figueira (1863-1928), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria e autor de vários estudos na especialidade e também em saúde pública.


Academia paulista

27 novos membros são aceitos

A Academia de Medicina de São Paulo dará posse a 27 novos membros, em março de 2012, durante evento na Sala São Paulo, juntamente com a comemoração do 117º aniversário da instituição. Entre os novos acadêmicos estão os conselheiros do Cremesp Adamo Lui Netto, Akira Ishida, Krikor Boyaciyan e Ruy Tanigawa, além de Rui Telles, que já faz parte dos quadros.


Agenda da presidência

Deputados acolhem reivindicações do movimento médico


Azevedo (à direita): viabilizar o SUS é questão de justiça

O Dia de Paralisação Nacional em favor do SUS, em 25 de outubro, foi caracterizado por movimentos de profissionais da saúde em 21 Estados do País. A mobilização, convocada pela AMB, CFM e Fenam, visou alertar os governantes e sociedade sobre a atual situação pela qual os médicos do SUS passam, com baixos salários e más condições de trabalho. O evento teve grande repercussão na mídia e chamou a atenção da população sobre o descaso com a saúde pública no país.

Na cidade de São Paulo, houve um ato de protesto na Câmara Municipal, seguido de reunião da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa. Renato Azevedo, presidente do Cremesp, participou de ambos. Durante a sessão na Alesp, demonstrou apoio à greve dos médicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, assim como às situações dos hospitais do Servidor Público Estadual e Emílio Ribas, e apontou para a necessidade de envolvimento das autoridades e população na melhora do SUS. “Por ser a maior conquista do povo brasileiro, viabilizar o SUS se torna uma questão de justiça”, afirmou, fazendo um panorama do dia a dia médicos que atuam no ambiente público de saúde.


Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo,
como presidente do Cremesp, também participou de:

  •  Homenagem aos médicos da capital paulista com 50 anos (ou mais) no exercício da Medicina, no Memorial da América Latina, dia 18 de outubro;
  •  PEMC sobre Prontuário Eletrônico e Manual, no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos (SP), em 19 de outubro;
  •  Reunião dos Tesoureiros, realizada pelo CFM, no dia 20 de outubro;
  •  Membro da mesa diretora na solenidade de posse das diretorias da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Associação Paulista de Medicina (APM), no Teatro Municipal de São Paulo, ocorrida em 22 de outubro;
  •  Reuniões dos presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina, realizadas em 26 de outubro e 3 de novembro, convocadas pelo CFM.



Este conteúdo teve 113 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 395 usuários on-line - 113
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.