PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
Robert Nicodeme


FISCALIZAÇÃO (pág. 4)
Delegacia Regional do Cremesp em Campinas


SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 5)
Parecer CADE


ENSINO MÉDICO (pág. 6)
Revalida


ENSINO MÉDICO (pág. 7)
Avaliação nacional


DEMOGRAFIA MÉDICA (págs. 8/9)
Relatório de Pesquisa CFM/Cremesp


REPERCUSSÃO (pág. 10)
Distribuição desigual


REGIONAIS (pág.11)
Novas instalações da Delegacia de Ribeirão Preto


COLUNA DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal


ELEIÇÕES CREMESP 2013 (pág.13)
Este ano não haverá voto presencial


SAÚDE PÚBLICA (pág.15)
A explosão da dengue no interior de SP


ENCONTRO NACIONAL (pág.16)
CRMs defendem o SUS de qualidade


GALERIA DE FOTOS



Edição 301 - 03/2013

REGIONAIS (pág.11)

Novas instalações da Delegacia de Ribeirão Preto


Cremesp reinaugura Delegacia em Ribeirão Preto


Jorge, com Azevedo e Denise: reforma e ampliação dos espaços

A unidade regional do Cremesp de Ribeirão Preto foi reinaugurada no dia 27 de fevereiro, após reformas que visam proporcionar mais conforto e melhor atendimento à população e classe médica da região. Dentre os presentes, estavam o presidente da casa, Renato Azevedo Júnior, o conselheiro responsável pela Delegacia, Isac Jorge Filho, e a coordenadora das Delegacias Regionais do Cremesp, Denise Barbosa.

“Havia a necessidade de reformar e ampliar alguns espaços como a recepção, readequar a rede elétrica e construir um espaço confortável para que os usuários possam analisar documentos sob guarda da secretaria. A reforma atingiu todos os objetivos”, declarou Jorge.

A reforma do espaço integra o processo de readequação e padronização das delegacias do Cremesp, responsáveis por garantir a abrangência dos serviços administrativos, judicantes e cartoriais prestados pelo Conselho. Além da população de Ribeirão Preto, são atendidos médicos e moradores de Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Ipuã, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antonio, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.



Eventos


Atestado de Óbito

O Atestado de Óbito Legal foi o tema do evento realizado no Anfiteatro da Santa Casa de Mococa, em 20 de fevereiro, que contou com a presença de mais de 30 médicos. Estiveram presentes os conselheiros do Cremesp, João Márcio Garcia, que apresentou uma das palestras, e a diretora de Delegacias do Interior, Denise Barbosa.

De acordo com Garcia, “o tema é importante para que os médicos tenham conhecimento de como preencher adequadamente esse tipo de documento, que é obrigatório”. As principais dúvidas dos profissionais foram a respeito de quem era a obrigatoriedade de preencher o atestado de óbito em situações específicas e sobre o conteúdo do documento.


Atestado Médico
Garcia também participou do workshop sobre a visão do CRM a respeito do atestado médico promovido pela Unimed Sorocaba, no dia 7 de março, no Colégio Objetivo – Unidade Portal da Colina.


Fórum
O Cremesp coordenou um fórum durante a 22ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto, no dia 8 de março. O fórum foi coordenado por Isac Jorge Filho, conselheiro do Cremesp, e pelos delegados Geraldo Duarte e Odorico Degani Júnior, com palestra do conselheiro Lavínio Camarim, sobre a visão do Cremesp a respeito das terapias antienvelhecimento.


Defesa Profissional
As Atividades do Conselho na Orientação e Defesa dos Profissionais Médicos foi tema de palestra do vice-presidente do Cremesp, Mauro Aranha, durante a reunião do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, no dia 27 de março, no auditório Berilo Langer.


Calouros da USP
O vice-presidente do Cremesp, Mauro Aranha, recepcionou residentes da FMUSP, parabenizando-os pela conquista da vaga e pedindo para que aprimorem, cada vez mais, sua postura ética, em paralelo com o aperfeiçoamento técnico exigido pela carreira. No dia anterior, ele havia feito palestra a obstetras e ginecologistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP sobre as atividades fiscalizadoras e judicantes do Conselho, como ações regulamentadoras, de educação médica continuada e de políticas de saúde, no dia 27 de fevereiro.




Agenda da presidência

Metade dos recém-formados tem acesso à Residência Médica


Azevedo: vagas para todos


A relação residência médica e ética foi o principal tema da palestra feita por Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp, em evento ocorrido na Unifesp, no dia 28 de fevereiro. Convidado pela comissão de residência médica da Escola Paulista de Medicina, Azevedo conversou com os estudantes sobre assuntos éticos e bioéticos, a importância da residência médica para complementar a formação do estudante, a função do Conselho e suas atividades, entre outros.

“Defendemos que haja residência médica para todos os estudantes. Atualmente, apenas metade deles tem acesso, o que é preocupante”, afirmou. Dos 16 mil médicos que se formam anualmente, apenas metade consegue vagas em residência médica, sendo que 63,5% delas estão na região Sudeste, de acordo com dados do estudo Demografia Médica no Brasil volume II – Cenários e Indicadores de distribuição, divulgado em fevereiro deste ano e apresentado também na palestra.

Participaram ainda do evento os conselheiros Clóvis Francisco Cons-tantino, Gaspar de Jesus Lopes Filho e Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi.




Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo,
como presidente do Cremesp, também participou de:

 

  •  Encontro Estadual dos Conselhos da Área de Saúde, na sede do Cremesp, no dia 21/02;
  •  Plenária Temática sobre Impacto da Informatização na Prática Médica, em 22/02;
  •  Reinauguração da Delegacia Regional de Ribeirão Preto, em 27/02;
  •  Visita dos diretores da Fenam à sede do Cremesp, em 28/02;
  •  I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (ENMC) de 2013, no Hotel  Radisson, em Belém (PA), de 06 a 08/03, com palestra sobre Avaliação do egresso das escolas médicas;
  •  Posse solene da nova diretoria da OAB/SP, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, no dia 14/03.

 

 



Este conteúdo teve 580 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 211 usuários on-line - 580
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior