PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Prestando contas


ENTREVISTA
Jamil Haddad, diretor geral do Instituto Nacional do Câncer


LANÇAMENTOS
Novas publicações do Cremesp


CURSO
Manual de Capacitação das Comissões de Ética Médica


DEFESA PROFISSIONAL
Projeto do Ato Médico


SAÚDE SUPLEMENTAR
CPI para denúncias contra Planos de Saúde


ESPECIAL
Balanço da Gestão Cremesp 1998 - 2003


GERAL 1
Bolsas de Pesquisa em Ética Médica


CONSELHO
Bem.org: Banco de Empregos Médicos já está on line


GERAL 2
Destaque: evento reúne secretários municipais de Saúde


AGENDA
Fatos importantes que aconteceram no mês de maio


NOTAS
Convocações, Julgamentos Simulados, Palestras realizadas no mês de maio


RESOLUÇÃO
Médicos com doenças graves estão isentos do pagamento de anuidade


MOBILIZAÇÃO
Campanha contra a abertura de novos cursos de Medicina


GALERIA DE FOTOS



Edição 189 - 05/2003

LANÇAMENTOS

Novas publicações do Cremesp


Conheça as novas publicações do Cremesp

O Cremesp está lançando novas publicações destinadas a atender demandas de diversas especialidades: Manual de Medicina de Tráfego; Guia de Pessoas Jurídicas na Área Médica; Capacitação das Comissões de Ética Médica, além da reedição de Usuários de Substâncias Psicoativas, com versões em inglês e espanhol. Todas as publicações serão disponibilizadas neste site.

Manual traz protocolos sobre Medicina de Tráfego

A responsabilidade do médico do tráfego é grande: a avaliação precisa a respeito de um candidato a motorista pode ser o diferencial na garantia da integridade física não apenas daquela pessoa, como de inúmeras outras que com ela dividirão ruas e estradas. Ponderando sobre esse fato, o Cremesp está lançando o Manual de Medicina de Tráfego, com os protocolos referentes ao assunto.
Coordenado pelo conselheiro Antônio Pereira Filho e pelo médico Moise Edmond Seid, da Câmara Técnica de Medicina do Tráfego, a publicação recebeu a colaboração dos demais membros da Câmara Técnica. O principal objetivo do Cremesp é fornecer aos médicos subsídios para que possam desempenhar suas funções de acordo com as peculiaridades de sua especialidade.

Protocolos
Segundo atestam os coordenadores “é justamente numa boa relação médico/paciente que conseguiremos extrair o máximo de dados do usuário, para melhor avaliação de suas condições e, principalmente, fazer com que ele aceite o parecer, no caso de uma eventual reprovação”. O primeiro protocolo disponibilizado no Manual fornece um questionário padrão do exame de aptidão física e mental do candidato. Além deste, há diversos com orientações voltadas à observação do avaliado; avaliação cardiorrespiratória e oftalmológica, entre outros. A publicação contou com o apoio da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo).


Guia das Pessoas Jurídicas na Área Médica

O Guia de Pessoas Jurídicas na Área Médica é mais uma publicação da série Cadernos Cremesp, com noções básicas para criação de empresa ou sociedade médica, de forma que o profissional possa optar pelo mais adequado ao serviço que pretende prestar. O livro também compreende as mudanças mais importantes introduzidas pelo novo Código Civil (em vigor desde janeiro deste ano) para a constituição de sociedade médica. Especifica, ainda, os requisitos necessários para o registro de empresas médicas no Cremesp.
Segundo a presidente do Cremesp, Regina Ribeiro Parizi Carvalho, o objetivo da publicação é prestar um serviço ao médico, facilitando o trabalho daqueles que queiram constituir Pessoa Jurídica. “O guia procura esclarecer as dúvidas mais freqüentes em relação à elaboração de um contrato social, inclusive alertando sobre claúsulas que não têm valor legal ou objeto social discordante com o Código de Ética Médica, inviabilizando o registro de empresa médica no Cremesp”.
A presidente destaca que os problemas resultantes da constituição de sociedade entre médicos geram denúncias ao Cremesp. “Alguns desses conflitos têm repercussão ou são da competência do Conselho, cabendo à instituição a missão de apurá-los, dirimi-los ou julgá-los. Mas há outras questões societárias, de ordem jurídica ou trabalhista, que não são de competência do Conselho. Nessa publicação, procuramos reunir informações, tanto para evitar esse tipo de problema como para levar ao conhecimento dos médicos as instâncias competentes para solucioná-los”. O livro traz informações e telefones úteis dos serviços disponíveis para o registro de empresas médicas, tanto no Cremesp como em outras instâncias.

Usuários de Substâncias Psicoativas segunda edição e versões em inglês e espanhol

Com uma nova tiragem de 30 mil exemplares, o livro Usuários de Substâncias Psicoativas - Abordagem, Diagnóstico e Tratamento entra em sua segunda edição. A publicação também foi traduzida para o inglês e espanhol, cujas versões estarão disponíveis, em breve, no site http://www.cremesp.org.br
Trata-se de uma produção conjunta do Cremesp e da Associação Médica Brasileira (AMB), que celebraram convênio, em 2001, com o objetivo de fornecer aos médicos conhecimentos e procedimentos básicos de diagnóstico e tratamento de usuários de substâncias como álcool, nicotina, anfetamina, benzodiazepínicos, opiáceos, cocaína, maconha e solventes.
O manual, que teve como coordenador científico o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, da Escola Paulista de Medicina EPM/Unifesp, foi elaborado por profissionais de vários serviços que trabalham com a questão do álcool e outras drogas, objetivando a melhoria da qualidade de atendimento aos usuários e a padronização de métodos diagnósticos e terapêuticos.
A primeira edição, de 2002, despertou grande interesse entre profissionais de saúde, esgotando-se rapidamente. Com a segunda edição, o Cremesp espera atender às inúmeras solicitações para reedição. “A abordagem de um tema com alto grau de polêmica foi um desafio que o Cremesp e a AMB decidiram enfrentar para preencher uma lacuna que existia em relação ao atendimento médico, a despeito do preconceito, tanto por parte dos serviços como da sociedade em relação aos pacientes”, avaliou o coordenador da publicação pelo Cremesp, conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira.
Para Ayer, a segunda edição e as versões em inglês e espanhol devem “difundir ao máximo esse conjunto de informações, uma tentativa de padronizar condutas no trato com pacientes sob essa condição”.


Iniciado projeto de telemedicina

Um projeto de ensino continuado por meio de teleconferências foi iniciado em abril deste ano, fruto de convênio entre o Cremesp e o Departamento de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP e a parceria de escolas médicas participantes da Comissão Interinstitucional de Avaliação do Ensino Médico de São Paulo (Cinaem/SP).
Dividido em dois módulos – com discussões anatomopatológicas baseadas em autópsia por teleconferência, além de cursos interativos via Internet, que incluem julgamento ético simulado – o projeto já foi testado em escolas de Medicina de Santos, Marília e Sorocaba. Até o mês de setembro deverá abranger 18 escolas, às quais serão asseguradas linhas telefônicas e equipamento de teleconferência por um período de um mês.


Este conteúdo teve 58 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 148 usuários on-line - 58
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior