PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Prestando contas


ENTREVISTA
Jamil Haddad, diretor geral do Instituto Nacional do Câncer


LANÇAMENTOS
Novas publicações do Cremesp


CURSO
Manual de Capacitação das Comissões de Ética Médica


DEFESA PROFISSIONAL
Projeto do Ato Médico


SAÚDE SUPLEMENTAR
CPI para denúncias contra Planos de Saúde


ESPECIAL
Balanço da Gestão Cremesp 1998 - 2003


GERAL 1
Bolsas de Pesquisa em Ética Médica


CONSELHO
Bem.org: Banco de Empregos Médicos já está on line


GERAL 2
Destaque: evento reúne secretários municipais de Saúde


AGENDA
Fatos importantes que aconteceram no mês de maio


NOTAS
Convocações, Julgamentos Simulados, Palestras realizadas no mês de maio


RESOLUÇÃO
Médicos com doenças graves estão isentos do pagamento de anuidade


MOBILIZAÇÃO
Campanha contra a abertura de novos cursos de Medicina


GALERIA DE FOTOS



Edição 189 - 05/2003

AGENDA

Fatos importantes que aconteceram no mês de maio


Livro sobre as primeiras médicas brasileiras é lançado na APM

Em coquetel realizado no dia 28 de abril, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), a médica Yvonne Capuano lançou seu mais recente livro, “Matris Anima Curant: As pioneiras médicas Maria Augusta Estrela e Rita Lobato”.

A obra trata das duas primeiras médicas brasileiras. Maria Augusta Estrela foi a primeira a exercer a profissão no Brasil mas, para isso, teve que se formar em Nova York. Rita Lobato foi a segunda médica e a primeira a se formar no Brasil (ver artigo de Yvonne Capuano, no Jornal do Cremesp nº 187, de março deste ano).

A presidente do Cremesp, Regina Ribeiro Parizi, esteve presente à cerimônia, juntamente com o vice-presidente, Gabriel David Hushi, e o conselheiro Luiz Fernando Spínola Micuci.

Sociedade organiza a 33ª Jornada Paulista de Radiologia

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) realizou, com o apoio do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), entre os dias 1º e 4 de maio, a 33ª edição da Jornada Paulista de Radiologia – JPR’2003.

O evento é considerado o primeiro no Brasil e o quarto no mundo em importância na área de Diagnóstico por Imagem. Contou com aproximadamente 400 painéis, uma série de temas livres e mais de 3.000 participantes.

“A Jornada Paulista é o maior evento da Radiologia da América do Sul. As empresas que participaram mostraram o que há de mais atual na tecnologia em Diagnóstico por Imagem e os palestrantes brasileiros e estrangeiros permitiram a atualização dos congressistas”, destacou André Scatigno Neto, diretor do Cremesp e vice-presidente da SPR.

Na cerimônia de abertura do evento compôs a mesa solene a presidente do Cremesp, Regina Ribeiro Parizi, juntamente com outras lideranças médicas, ocasião em que foi homenageado o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

CRM’s do Sul e Sudeste promovem encontro

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR) sediou, entre os dias 23 e 26 de abril, o 15º Encontro dos Conselhos Regionais de Medicina das Regiões Sul e Sudeste.

Entre os assuntos abordados, destacaram-se a atuação das entidades de representação médica; debates sobre políticas de remuneração do SUS; relação dos médicos com o setor privado de saúde; legalização do ato médico; telepatologia e debates sobre a situação das escolas médicas.
Como resultado do encontro, foi elaborada uma carta dos médicos à população brasileira, que alertou para a situação do exercício da Medicina em relação ao setor de saúde suplementar, sobretudo no que diz respeito à remuneração.

Participaram do evento várias lideranças médicas, entre elas Regina Ribeiro Parizi, presidente do Cremesp, que coordenou, no dia 24, uma mesa redonda sobre o tema “Política de Remuneração no Setor Privado”, juntamente com Ricardo de Paiva, presidente da Confederação Médica Brasileira (CMB); Edson de Oliveira Andrade, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); Eleuses Vieira de Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); Heder Murari Borba, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Cássio Taniguchi, prefeito de Curitiba.

Estiveram presentes, ainda, os conselheiros do Cremesp Antonio Pereira Filho, Carlos Rodolfo Carnevalli, Gilberto Luiz Scarazatti, Isac Jorge Filho e Nelson Borgonovi.

Nova sede

O encontro foi marcado, no dia 24, pela cerimônia de inauguração da nova sede do CRM-PR, cujo projeto arquitetônico faz referência a Asclépio, deus grego da Medicina.

Simpósio discute questões éticas

A presidente do Cremesp, Regina Ribeiro Parizi, proferiu palestra sobre “Questões Éticas e de Organização”, no dia 28 de abril, durante o 3º Simpósio Internacional de Economia da Saúde.

O evento, cujo tema este ano tratou de “Remuneração do Trabalho Médico”, foi realizado pelo Centro Paulista de Economia da Saúde (Cpes) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no auditório Marcos Lindenberg. Contou também com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Associação Paulista de Medicina (APM).

Incor
No dia 30 de abril, a convite do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor), Regina Parizi proferiu palestra para o corpo clínico local sobre o tema “Denúncia de Médico X Médico”.

HMU de São Bernardo se torna “Hospital Amigo da Criança”

No dia 9 de maio, o Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo comemorou quatro anos de existência. A data também oficializou a instituição – com a entrega de uma placa comemorativa – como “Hospital Amigo da Criança”, título idealizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A concessão deu-se pelo fato de o hospital estar cumprindo todos os requisitos básicos sugeridos pelo governo federal, no que diz respeito ao aleitamento materno e outras ações no atendimento a gestantes e recém-nascidos.

Estavam presentes à cerimônia o prefeito da cidade, William Dib, o corregedor do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, o secretário de Saúde da cidade, Wilson Narita Gonçalves, a conselheira do Unicef, Ana Julia Colameo, a diretora clínica do hospital, Maria Alice Tavares da Silva, o diretor geral, Walter Cordoni Filho, e a responsável pela iniciativa do “Hospital Amigo da Criança”, Marisa da Matta Aprile.

Santas Casas e Hospitais Filantrópicos realizam congresso

O XII Encontro dos Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado de São Paulo foi realizado entre os dias 14 e 17 de maio, em Santos.

“É um evento técnico e político periódico e tem tido importância cada vez maior, principalmente na questão da articulação dos hospitais. Neste ano os temas foram centrados na capacitação técnica desses estabelecimentos, com ênfase em seus recursos, tecnologias e estruturas”, lembrou o conselheiro do Cremesp Gilberto Luiz Scarazatti, que participou da organização do encontro.


Este conteúdo teve 473 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 227 usuários on-line - 473
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior