PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
David H. Jernigan


DROGADIÇÃO (pág. 4)
Indústria do álcool e Copa


COPA DE 2014 (pág. 5)
Fiscalização na Arena Corinthians


SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 6)
Contratualização


CBHPM (pág. 7)
Tramitação do PLC 39/07


ENSINO MÉDICO (pág. 8)
Qualidade acadêmica


PARCERIA (pág. 9)
Monitoramento e fiscalização


ANVISA (pág. 10)
Importação de medicamentos controlados


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
Novos diretores do Sindicato dos Médicos


INFORME TÉCNICO (pág. 12)
GEC é obrigatório em SP


JOVEM MÉDICO (pág. 13)
Saúde física e mental


COLUNA DO CFM (pág. 14)
Artigo do representante de SP no Federal


ELEIÇÕES CFM 2014 (pág. 13)
Comissão Eleitoral


BIOÉTICA (pág. 16)
O uso medicinal de Cannabis sativa


GALERIA DE FOTOS



Edição 315 - 06/2014

PARCERIA (pág. 9)

Monitoramento e fiscalização


Tribunal de Contas do Estado e Cremesp firmam termo de cooperação técnica

Acordo visa intercâmbio de informações para o aperfeiçoamento das formas de fiscalização e monitoramento das instituições


Ladislau e Rodrigues: acordo prevê acesso a dados relacionados às atividades do Cremesp e TCE-SP


O Cremesp e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) firmaram acordo de cooperação técnica para intercâmbio de informações e procedimentos e também de práticas e sistemas de controle para o aperfeiçoamento das formas de monitoramento e fiscalização por parte de ambas as instituições. O termo de parceria foi assinado pelos presidentes das duas entidades, João Ladislau Rosa e Edgard Camargo Rodrigues, no dia 20 de maio, com vigência de dois anos. As eventuais despesas ficarão sob a responsabilidade de cada uma das instituições.

Estão previstos encontros técnicos para aprimoramento de programas de formação e capacitação de servidores e funcionários. O acordo também prevê a disponibilização de acesso a dados relacionados às atividades das instituições.

O Cremesp poderá contar com o TCE-SP para o treinamento de seus funcionários dos setores jurídico e financeiro, por meio de cursos a ser ministrados na Escola de Políticas Públicas (ECP), órgão do Tribunal. Nos encontros, serão abordados procedimentos, práticas e sistemas de controle para aperfeiçoamento das formas de monitoramento e fiscalização, com a utilização de sistemas informatizados.

Por sua vez, o TCE-SP irá usufruir da experiência do Cremesp sobre gestão na área da saúde em suas fiscalizações das contas da prefeitura relacionadas a contratos com hospitais, prontos-socorros e profissionais.

“A cooperação com o TCE-SP é de suma importância, sobretudo pela qualidade dos cursos e treinamentos oferecidos pela ECP”, afirmou o presidente do Cremesp, João Ladislau Rosa. Já o presidente do TCE-SP ressaltou que o Tribunal tem a expectativa de contribuir para o desenvolvimento do Cremesp.

 




Ética e Aids
Secretaria da Saúde e Cremesp estudam publicação conjunta


Oliveira, com Rosa e Sara (CRT DST/Aids-SP), no 1º debate sobre o tema


O primeiro dos debates para a elaboração de publicações sobre Ética e Aids aconteceu no dia 29 de maio, na subsede da Vila Mariana do Cremesp. A proposta foi levantar sugestões relativas a temas e formato de uma eventual publicação feita em conjunto pelo Cremesp e Programa Estadual de DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde.

Reinaldo Ayer de Oliveira, conselheiro e coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, lembrou que o embrião de uma eventual obra foi o livro Aids e Ética Médica, de 2001, com perguntas e respostas pertinentes, escrito a “quatro mãos” pelo infectologista Caio Rosenthal, também conselheiro do Cremesp e presente ao evento, e Mário Scheffer, jornalista e militante da causa. O projeto atual conta com a parceria do Centro de Referência e Tratamento da Aids (CRT DST/Aids-SP), representado pelas médicas Rosa de Alencar Souza e Sara Romera da Silva.

O evento também contou com as presenças de Paulo Teixeira, consultor sênior do Programa Estadual de DST/Aids, e de Alexandre Granjeiro, pesquisador do departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, além de representantes da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e de ONGs da Aids, entre outros.

Durante o encontro, foram colocados em debate assuntos a serem incluídos no projeto, como transmissão e criminalização; transmissão vertical – os direitos sexuais e repro­dutivos da mulher e do casal e direitos da criança; tratamento como prevenção; a Aids no mundo do trabalho; e a revelação diagnóstica para parceiros, entre outros.

Ao final do encontro, ficou decidido que outros simpósios e workshops ocorrerão em breve, e que cada um dos eixos centrais serão trabalhados por grupos específicos.

 


Este conteúdo teve 87 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 429 usuários on-line - 87
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior