PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Bráulio Luna Filho


ENTREVISTA (pág. 3)
Irineu Tadeu Velasco


SUS (Pág. 4)
Mês do Médico


ARTIGO (Pág. 5)
Profissão e ética


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (Pág. 6)
Saúde no ABC


ANUIDADE (Pág. 7)
Resolução CFM nº 2.125/2015


EXAME DO CREMESP 2015 (Pág. 8 e 9)
Avaliação agora com valor de mercado


EVENTOS (Pág. 10)
Violência


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (Pág. 11)
Tomada de decisão


EU, MÉDICO (pág. 12)
Cristiana Virgulino


JOVENS MÉDICOS (pág. 13)
Ameresp


CONVOCAÇÕES (pág. 14)
Editais


BIOÉTICA - (pág. 15)
Reformulação de plataforma


GALERIA DE FOTOS



Edição 331 - 11/2015

JOVENS MÉDICOS (pág. 13)

Ameresp


Nova diretoria da Ameresp assume propondo
melhorias na Residência Médica


Diretores da Ameresp durante cerimônia de posse
da gestão 2015/2016

 

Fortalecer as associações de Residência Médica locais para promover maior integração e colaboração entre os residentes e buscar melhorias nos Programas de Residência são os principais objetivos da nova diretoria da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp), eleita no dia 17 de outubro, para a gestão 2015/2016.

Formado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis (RJ), Paulo César Rozental assume a presidência da Ameresp com a missão de dar continuidade aos trabalhos realizados na gestão anterior, da qual participava. Formado em Cirurgia Geral no Hospital do Servidor Público Municipal e R3 em Videolaparoscopia, o médico residente atua no Hospital Geral do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, e faz parte da Câmara Temática do Médico Jovem do Cremesp.

Segundo Rozental, no último Congresso realizado pela associação, foi estabelecida a criação de 10 subsedes da Ameresp no Estado, para dinamizar o atendimento e possibilitar respostas mais rápidas e efetivas às demandas dos residentes.

“Por meio da abertura de novas associações e o apoio às já existentes, buscamos fortalecer os líderes locais, informar direitos,  deveres e promover um perfil pró-ativo, convidando o residente a participar das atividades da Ameresp e do Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica”, explica Rozental.

Segundo ele, sua gestão pretende integrar os residentes do Estado à busca por mais qualidade dos programas. “Atualmente, pensar nisso só é possível pela união e capacidade da equipe da qual faço parte. Tenho um grande orgulho dos colegas e gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecê-los pelo apoio e dedicação”, conclui.


Movimento Nacional

Lideradas pela Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) e pela Ameresp, as associações de Residência Médica estão dialogando com o governo, em busca da melhoria dos programas de Residência e do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de nove reivindicações, que podem ser acessadas no site da ANMR (www.anmr.org).

Em função de as respostas terem sido insuficientes, os médicos residentes realizaram uma paralisação nacional no dia 24 de setembro. Rozental – na época diretor da Ameresp e da ANMR – participou da manifestação em São Paulo, que levou mais de 1 mil residentes para a avenida Paulista, segundo a Polícia Militar. Para ele, a data representa um momento histórico da Medicina no Brasil, resultado do trabalho desenvolvido pelas associações. “Todos estavam lá pelo mesmo ideal, a melhoria da Saúde no País”, afirma.

De acordo com o lider dos residentes paulistas, nos últimos três anos, a Ameresp tem se esforçado em fornecer estrutura aos residentes e buscar a valorização da saúde. “Lutamos pela materialização dos princípios do SUS e para que as unidades não sofram com o subfinanciamento e gestões equivocadas”, completa.
 

Visitas

A nova gestão pretende realizar visitas a todos os serviços de residência nos próximos meses, visando discutir opções de melhorias em encontros com residentes, preceptores e comissões de residência locais. “Em breve, será divulgada uma agenda de visitas aos serviços locais, que está sendo elaborada em conjunto com os líderes regionais”, diz.

Além disso, serão realizados eventos com assuntos de interesse do médico residente, como assessoria financeira, qualidade de vida e saúde mental. “Queremos que o próximo Congresso anual seja mais amplo. Convidaremos mé­dicos renomados no cenário nacional para palestrar e abordaremos temas de interesse e do cotidiano do residente”, ressalta o novo presidente. 

Segundo ele, a Ameresp continuará participando do calendário de outras entidades médicas, como o Cremesp e o Conselho Federal de Medicina (CFM), além de buscar maior contato com associações de outros Estados.


 

Fórum debate formação e desafios do mercado de trabalho

A formação médica e o mercado de trabalho foram o foco dos debates durante o III Fórum do Médico Jovem, realizado nos dias 14 e 15 de outubro, em Florianópolis (SC). O evento foi organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com apoio do Conselho Regio­nal de Medicina do Estado de Santa Catarina (Cremesc) e da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR).

A Medicina e o cenário político atual foi um dos temas das palestras no primeiro dia do fórum. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, presidente do CFM, apontou dados de recente pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido daquele Conselho, mostrando que seis em cada 10 brasileiros avaliam a Saúde no País como ruim ou péssima, na rede pública e na privada.

Além desses temas, foram abordadas questões como custo da formação, resoluções sobre Urgências e Emergências e a Lei do Mais Médicos e Mais Especialistas.

Segundo a ANMR, a discussão desses aspectos é relevante principalmente para a população médica jovem, considerada a mais vulnerável em função das características do início da atividade profissional.

 


Este conteúdo teve 698 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 127 usuários on-line - 698
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior