PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Finalizando a Gestão 1996-2003


ENTREVISTA
Geoffrey Kurland


SAÚDE SUPLEMENTAR
CPI dos Planos de Saúde


GERAL 1
Campanha para reivindicar honorários e autonomia aps médicos


GERAL 2
Destaque para a obrigatoriedade da prescrição de genéricos pelo SUS


GERAL 3
Destaque para a isenção da TFE para médicos da capital


ENSINO MÉDICO
Conheça as últimas medidas adotadas contra a abertura de novos Cursos de Medicina


NOVAS NORMAS
Regulamentação de especialidades e áreas de atuação.


INTERNET
Novidades do site do Cremesp, do Banco de Empregos Médicos e do site de Bioética


AGENDA
Destaque para os primeiros Cursos de Capacitação das Comissões de Ética


CURTAS
Confira os alertas contra medicamentos rejuvenescedores e contra novas dietas


PARECER
Contribuição previdenciária de profissionais autônomos


ESPECIAL
Processo Eleitoral


GALERIA DE FOTOS



Edição 192 - 08/2003

AGENDA

Destaque para os primeiros Cursos de Capacitação das Comissões de Ética


Cremesp realiza primeiros Cursos de Capacitação das Comissões de Ética

Dando seqüência aos trabalhos do Grupo de Apoio e Capacitação das Comissões de Ética Médica (Gacem), entre os meses de junho e julho, foram realizados os primeiros cursos de capacitação direcionados a membros de comissões de ética médica (CEMs) de hospitais.
Com uma grande procura pelas vagas, o curso, que tem a duração de cerca de dez horas, foi ministrado, entre outras, nas delegacias regionais do Cremesp de Jundiaí, Registro, Guarulhos, Bragança Paulista, Franca, Araraquara e nas delegacias do Cremesp na capital das zonas Sul, Oeste e Leste. No total, foram cerca de 350 inscritos para participar da capacitação nesses dois meses.
O objetivo do curso é, por meio da análise de casos reais, destacar as funções destas representantes do Cremesp dentro das instituições, isto é, as CEMs. Dessa forma, os membros capacitados pelo curso estarão melhor preparados para enfrentar os dilemas éticos da profissão, fiscalizando as condições de trabalho e de atendimento dentro da instituição na qual atuam.
As inscrições para as próximas turmas podem ser feitas pessoalmente, por fax ou telefone, nas delegacias regionais do Cremesp, que têm os dados disponíveis na internet, pelo site do Conselho (http://www.cremesp.org.br/administra/delegacias/).
Para maiores informações sobre o Gacem e a programação completa dos cursos, acesse o site do Centro de Bioética do Cremesp (http://www.bioetica.org.br/cem/gacem).

Delegacias de São Bernardo e Ribeirão Preto inauguram novas sedes

A delegacia regional do Cremesp em São Bernardo do Campo, que abrange também o município de Diadema, ganhou sede nova no dia 26 de junho. Mais de 100 representantes de entidades médicas e profissionais ocuparam as novas instalações durante a cerimônia de inauguração.
São Bernardo do Campo destaca-se por ser um importante pólo industrial do Estado e, por conta disso, acaba sendo de suma importância nas relações empresariais do trabalho. Na área médica, isso se reflete de forma definitiva na atuação profissional e aumenta a importância de uma delegacia regional do Cremesp na região.
“É importante que sejam feitos investimentos por parte da categoria, seja no âmbito associativo e nos valores de remuneração, seja no âmbito ético, investindo cada vez mais nas relações entre médicos e pacientes. Portanto, a inauguração da nova delegacia pode ser vista como mais um passo nesse sentido, atuando em parceria com a área associativa e sindical”, destacou o conselheiro do Cremesp na região, João Eduardo Charles.
Compareceram à cerimônia Gabriel David Hushi, então vice-presidente do Cremesp; José Luis Gomes do Amaral, presidente da APM; Cid Carvalhaes, diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo; Marcelo Alvarez Quinto, presidente do Sindicato dos Médicos de Santos; Jurandyr de Paula, delegado regional do Cremesp; e Romildo Gerbelli, presidente da Regional da APM em São Bernardo.
Estiveram presentes, ainda, os diretores do Cremesp Maria Luiza de Andrade Machado e Desiré Carlos Callegari, e o conselheiro Henrique Carlos Gonçalves.
O novo endereço é rua Mediterrâneo, 290 – 6º andar, sala 61, no bairro Jardim do Mar – São Bernardo do Campo. O horário de atendimento é das 9 às 12 e das 13 às 18 horas. Telefones (11) 4330-8499 e 4123-6744.

Riberão Preto
Com o objetivo de melhor atender aos médicos e a população, o Cremesp inaugurou a nova sede da Delegacia da Região de Ribeirão Preto no dia 31 de julho último. A placa de inauguração foi descerrada pelo presidente em exercício do Cremesp, Gabriel David Hushi, pelo secretário de Saúde do município, Luiz Carlos Raya e pelo coordenador das Delegacias do Interior, conselheiro Luiz Spínola Micucci.
O evento contou com a presença de autoridades, Diretores Clínicos, membros de Comissões de Ética de Ribeirão Preto e Região, além dos delegados regionais do Cremesp de Franca e de São Carlos.
O conselheiro Isac Jorge Filho, o Delegado Nelson Okano e o Adjunto Eduardo Luiz Bin, haviam solicitado a mudança da sede em função do grande volume de demandas e atividades da Delegacia Regional de Ribeirão. A nova sede ocupa três conjuntos de salas do “Edifício Millenium” e passa a contar, além da secretaria e recepção, com uma moderna sala de reuniões; anfiteatro para aulas e conferências para até 40 participantes, com recursos de multimídia; pequena biblioteca, com acesso à Internet; sala do Conselheiro, sala dos Delegados e sala da Fiscalização.

O novo endereço da Delegacia é rua Chile, 1.711, 6º andar, salas 600, 601 e 603, Jd. Itacolomi. Tel: (16) 3911-6306, 3911-6307 e 3911-6309. Fax: (16) 3911-6308 Horário de funcionamento: segunda, terça e quinta-feira das 8 às 18h. Quarta e sexta-feira das 8 às 13 h.

Encontro de Gerações Médicas da FMUSP

O evento “Encontro de Gerações Médicas”, que acontecerá em 24 de outubro, às 18 horas, na Fmusp, pretende reunir todos os antigos alunos da Faculdade. O programa prevê uma apresentação sobre o projeto de restauração das instalações da Faculdade pelo diretor da Fmusp e contará com a presença dos presidentes da Associação dos Antigos Alunos, da Associação dos Professores Eméritos e do Centro Acadêmico “Oswaldo Cruz”. Haverá também um coquetel de confraternização no espaço do CAOC e apresentações de médicos artistas e músicos.

Palestras dos Conselheiros

Santo André - dia 26 de junho, sobre o tema “Atuação do CRM nos Casos de Erro Médico”, na Faculdade de Medicina do ABC, proferida pelo conselheiro Desiré Carlos Callegari.
São Paulo – dia 27 de junho, proferida pelo conselheiro José Henrique Andrade Vila, sobre o tema “Quem é o Paciente Terminal”, no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.
São Paulo - dia 28 de junho, sobre o tema “Ética e Defesa Profissional”, a convite do Programa Multidisciplinar de Reabilitação do laboratório Pfizer, proferida pelo conselheiro Cristião Fernando Rosas.
São Paulo – dia 28 de junho, durante o Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica do Cremesp, no hotel Blue Tree Towers, proferida pelo conselheiro Henrique Carlos Gonçalves.
São José dos Campos - dia 14 de julho, proferida pelo conselheiro Marco Segre, sobre o tema “A Interface à Ética Médica e Bioética”, a convite da delegacia local do Cremesp.

Julgamentos Simulados

São Paulo - dia 26 de junho, com a participação dos conselheiros Antonio Pereira Filho e Cristião Fernando Rosas, no Hospital Ipiranga.
São Paulo - dia 21 de julho, com a participação dos conselheiros Hézio Jadir Fernandes Junior e Antonio Pereira Filho, no Hospital Nossa Senhora de Lourdes.


Este conteúdo teve 105 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 261 usuários on-line - 105
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.