PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Mauro Aranha - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Helena Nader


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (pág. 4)
Modernização do Iamspe


PRESCRIÇÃO (pág. 5)
Substâncias antimicrobinos necessitam de receituário específico


BENEFÍCIO (pág. 6)
Bolsas de Bioética


ATIVIDADES DO CREMESP (pág. 7)
Núcleo de Defesa Ética em Remuneração Médica


EXAME DO CREMESP (págs. 8 e 9)
Cresce o número de reprovados em comparação ao ano de 2015


SAÚDE PÚBLICA (pág. 10)
Decisões em políticas sobre drogas devem ser colegiadas


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
Agenda


EU, MÉDICO (pág. 12)
Urologista leva atendimento médico a comunidades ribeirinhas


JOVENS MÉDICOS (pág. 13)
Cartilha do Cremesp orienta residentes sobre assédio moral


EDITAIS (Pág. 14)
Convocações


BIOÉTICA (pág. 15)
Análise ética de pesquisas pode sofrer mudanças com projeto aprovado no Senado


GALERIA DE FOTOS



Edição 345 - 03/2017

INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (pág. 4)

Modernização do Iamspe


Modernização do Iamspe leva atendimento integral aos servidores estaduais

A maior reforma da história do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), desde a sua fundação em 1961 – e que contou com investimento de R$ 188,5 milhões do Governo –, teve sua primeira fase concluída em janeiro deste ano. “A nova estrutura nos permite oferecer um atendimento especializado, focado na assistência multidisciplinar e integral, adequada ao perfil dos nossos pacientes”, afirma o diretor do HSPE, Marcio Cidade Gomes.

O HSPE é o principal hospital ligado ao Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe) – sistema de saúde vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão –, que atende 1,3 milhão de funcionários públicos do Estado, entre eles, cerca de 400 mil idosos. Todo esse potencial de demanda por atendimento médico representou para o instituto, ao longo de 2016, a realização de 33.462 cirurgias, 10.798.782 exames e 3.027.599 consultas.

Rede credenciada

“Quando o Iamspe foi criado, a quase totalidade da assistência era prestada pelo HSPE”, conta Gomes. Ao longo do tempo, no entanto, o instituto formou uma rede credenciada na Capital e no Interior para acompanhar o aumento no número de usuários. Entretanto, por sua estrutura e história, o HSPE – que, após a reforma, dispõe de 957 leitos – cuida de uma parte importante da população de servidores, que muitas vezes vêm de outras cidades em busca do atendimento terciário e até quaternário. 

A rede de atendimento credenciada abrange mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem em 175 municípios. O instituto oferece ainda 17 postos de atendimento próprios no Interior, os denominados Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas).

Equipes de atendimento

O HSPE conta atualmente com 4.500 funcionários, entre eles 900 médicos, 505 residentes, 103 especializados e 134 internos para atender à demanda de serviços. Os dados dos atendimentos realizados também impressionam: em média, a cada mês, o hospital recebe 81,5 mil pacientes no ambulatório e 19 mil no pronto-socorro, além de realizar 3,1 mil internações, 1,2 mil cirurgias e 460 mil exames complementares.

Gomes relembra que quando o HSPE mantinha convênio com a Secretaria de Estado da Saúde para receber pacientes do SUS, “era referência em queimados, UTI neo­natal e transplantes”. Atualmente, segundo ele, pelas características da sua população – com faixa de idade maior do que a média –, as modalidades de atendimento mais fortemente procuradas são Ortopedia, Geriatria e Clínica médica. “Também temos um volume grande de Cirurgia geral e Gastrocirurgia”, acrescenta.

Hospital de Ensino

Desde a sua origem, o HSPE foi se consolidando como hospital de ensino, pesquisa e assistência. “Somos um hospital de assistência ao servidor público estadual, porém com uma forte atuação na área de ensino e pesquisa”, destaca Gomes. O hospital oferece cerca de 500 vagas em programas de Residência, internato e especialização, abrangendo 49 especialidades médicas. “Talvez em termos de volume, sejamos o único hospital não ligado a uma universidade com um número tão grande de vagas,” diz. 


Novas instalações abrangem PS e centro do idoso, de quimioterapia e diagnóstico por imagem

A ampla reforma do HSPE faz parte da construção do novo Iamspe, que teve início com a implantação de um programa de modernização, que visa aperfeiçoar o atendimento às necessidades assistenciais dos servidores e seus dependentes. Pelo plano diretor, está prevista uma reforma completa em toda a estrutura do hospital, que abrange oito prédios, em uma área de 120 mil m². Nessa primeira fase do projeto – que teve início em maio de 2013 e terminou em novembro de 2016 – foram entregues o novo pronto-socorro, o Centro de Quimioterapia, o Centro de Diagnóstico por Imagem e um prédio de utilidades. Também foram concluídas as obras do Bloco C, de 15 andares, com 318 novos leitos, com banheiros adaptados para idosos e pessoas com deficiência. O bloco também conta com centro cirúrgico, UTI e Semi-intensiva.


Centro do idoso

Desde sua fundação, “o público assistido pelo HSPE vem envelhecendo”, observa o diretor do HSPE, Marcio Cidade Gomes. “É um hospital voltado para o idoso. Cerca de 40% do público assistido tem mais de 60 anos”, diz. Daí a necessidade de readequar as instalações e aperfeiçoar o atendimento a essa população. Para atender a esse objetivo, a reforma contemplou a construção de um edifício com 5,5 mil m², divididos em quatro andares, para abrigar o Centro do Idoso. Suas instalações abrangem ginásios para reabilitação, consultórios, piscina para hidroterapia, espaço para atividades lúdicas e pista de caminhada externa. Além disso, o Programa de Atenção ao Idoso realizará suas atividades no local, com espaço para aulas de inglês, informática e dança.


Este conteúdo teve 91 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 499 usuários on-line - 91
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.