PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Unidade Médica é a chapa vencedora das eleições


ENTREVISTA
Regina Parizi


SAÚDE SUPLEMENTAR
CPI dos Planos de Saúde


BALANÇO
As realizações do Cremesp de 1998 à 2003


ESPECIAL
A vitória da Chapa 4 - Unidade Médica


ENSINO MÉDICO
"Não!" às Novas Escolas Médicas


GERAL
Reinaldo Ayer entra para a disciplina de Bioética da FMUSP


SERVIÇOS
Medicina Legal de Ribeirão Preto


AGENDA
Um resumo dos eventos mais importantes do mês


NOTAS
Confira: Projeto do Ato Médico e Fórum sobre Tuberculose, entre outros assuntos


PARECER
Litotripsia extracorpórea


SAÚDE PÚBLICA
Difteria: um alerta necessário


GALERIA DE FOTOS



Edição 193 - 09/2003

AGENDA

Um resumo dos eventos mais importantes do mês


Faculdade do ABC realiza Congresso e Seminário


Fundada em 1968, a Faculdade de Medicina do ABC promove anualmente o Congresso Médico Universitário da instituição (ComuABC). O evento é organizado por uma comissão de alunos, com o objetivo de atualizar o corpo discente, enriquecendo sua formação acadêmica e incentivando a realização de pesquisas científicas. O 28º ComuABC de 2003, foi aberto pelo presidente em exercício do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Gabriel David Hushi. Em sua palestra, transmitiu aos alunos da Faculdade de Medicina do ABC uma mensagem sobre o futuro profissional dos médicos no Brasil e a realidade brasileira. A cerimônia de abertura aconteceu no dia 11 de agosto, no anfiteatro do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

Pós-graduação é tema de evento
Como professor da Faculdade de Medicina do ABC (FUABC) e conselheiro do Cremesp, Desiré Carlos Callegari participou do II Seminário de Pós-graduação. Realizado no dia 8 de agosto, no anfiteatro do Hospital estadual Mário Covas, em Santo André (SP), o evento teve como um dos pontos principais a palestra de Jair Mari, da Unifesp, abordando o assunto “As Diretrizes da Pós-Graduação no Brasil”. Na ocasião, ocorreu a formatura dos cinco primeiros mestrandos da Faculdade de Medicina do ABC. Participou também o presidente da Pós-graduação da Faculdade, Marco Akerman.

Amiamspe publica livro resgatando sua história
A Associação dos Médicos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Amiamspe) lançou, no dia 14 de agosto, o livro “Amiamspe 40 anos – sua história e seus médicos”. A publicação foi dividida em duas partes. A primeira delas é um catálogo no qual estão os nomes e endereços dos médicos que atuam no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e dos Centros de Assistência Médico Ambulatorial (CEAMAs), que ficam no Interior do Estado, além da descrição dos serviços e especialidades do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e dos CEAMAs. A segunda parte traz um histórico da instituição, desde sua fundação, em outubro de 1962, até maio de 2003. O texto foi baseado em depoimentos dos 16 ex-presidentes da instituição, sendo que apenas um deles é falecido, e documentos de arquivo.
Segundo o atual presidente da Amiamspe, Luiz Carlos Aiex Alves, “um destaque especial é dado à participação da entidade nas grandes greves do fim da década de 70, início da década de 80, que precederam e acompanharam o período de abertura política do país”.
Na cerimônia de lançamento do livro estavam presentes mais de 100 pessoas, entre elas o conselheiro do Cremesp, André Scatigno Neto; a diretora do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Maria Ângela S. Ferreira; o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), José Erivalder Guimarães; o superintendente do Iamspe, Milton Flávio Lautenschlager; o diretor da Associação Paulista de Medicina (APM), Florisval Meinão; e o representante do Conselho de Diretores do HSPE, Luiz Celso Mattozinho França.

Unimed inaugura PA 24 horas em Araraquara
Com a presença do conselheiro do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Carlos Rodolfo Carnevalli, a Unimed da cidade de Araraquara inaugurou, no dia 15 de agosto, o novo Pronto-Atendimento (PA) Unimed 24 horas. Anexo ao Hospital São Paulo, o PA possui sala de espera infantil; sala de espera adulto; 12 salas de atendimento específicas para casos diferenciados; quatro consultórios fixos para atendimento médico e oito salas divididas em: gesso, pediatria, ginecologia, ortopedia, clínica geral, emergência, inalação e curativos. O PA oferece cinco especialidades em plantão permanente dentro do hospital e 17 em plantão à distância prontos para atender casos de urgência e emergência a qualquer momento.

Ética em Cirurgia Plástica é tema de palestra
A conselheira do Cremesp Irene Abramovich participou como palestrante das Reuniões Científicas 2003, promovidas pelo Centro de Estudos da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina do ABC. Irene abordou o tema “Ética em Cirurgia Plástica” durante sua palestra, realizada no dia 18 de agosto, no anfiteatro Madre Regina, localizado no Hospital Santa Catarina. Assistiram ao evento cirurgiões plásticos do Interior de São Paulo, médicos residentes, alunos, assistentes e monitores da disciplina de cirurgia plástica da Faculdade do ABC.

Normas para o atendimento ao aborto são debatidas no Ministério
O grupo de trabalho de especialistas, do qual faz parte o conselheiro do Cremesp Cristião Fernando Rosas, reuniu-se no dia 6 de agosto, em Brasília, para discutir e elaborar normas técnicas para o atendimento ao aborto inseguro na rede pública de saúde. O convite foi feito pelo Ministério da Saúde.

Congresso reúne escolas médicas da região sul
A convite do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (Cremesc), o conselheiro do Cremesp Luiz Antonio Nogueira Martins participou da abertura do III Congresso Catarinense e Paranaense de Ensino Médico. O conselheiro proferiu palestra sobre o tema “Responsabilidade das Escolas na Formação Médica”. Estavam presentes à cerimônia de abertura do Congresso, realizada no dia 8 de agosto, em Blumenau (SC), representantes das escolas médicas do Paraná e de Santa Catarina.

Ato público defende população e hospitais
Em favor e defesa da saúde da população e dos hospitais, o comitê em prol do hospital Santa Marcelina realizou no dia 8 de agosto um ato público. O conselheiro do Cremesp, Antonio Pereira Filho, participou da manifestação.

Palestras dos Conselheiros
São Paulo – dia 8 de agosto, abordando o tema “Aspectos Jurídicos e Éticos Aplicados à Hemoterapia”, no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, proferida pelo conselheiro do Cremesp André Scatigno Neto.
Santo André – dia 31 de julho, sobre o tema “Erro Médico”, no anfiteatro do Hospital Brasil, proferida pelo conselheiro Desiré Carlos Callegari.

Julgamento Simulado
O Cremesp promoveu um julgamento simulado, a convite da disciplina de Clínica Geral da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no dia 30 de julho, no prédio dos ambulatórios do Hospital das Clínicas. Com a presença do conselheiro André Scatigno Neto, os participantes debateram pontos relevantes sobre ética médica.


Este conteúdo teve 75 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 160 usuários on-line - 75
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior