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CAPA

PÁGINA 3
Editorial


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Ensino médico


PÁGINA 5
Balanço da gestão 2013-2018


PÁGINA 6
Balanço da gestão - Prestação de contas


PÁGINA 7
Entrevista - Lavínio Nilton Camarim


PÁGINAS 8 E 9
Defesa profissional


PÁGINAS 10 E 11
Serviços


PÁGINA 12
Jovem médico


PÁGINA 13
Comunicação e Bioética


PÁGINA 15
Agenda da Presidência


PÁGINA 16
Ressonância


GALERIA DE FOTOS



Edição 362 - 09/2018

PÁGINAS 10 E 11

Serviços


Conselho conquistou certificação internacional ISO 9001:2015

Após a implantação do Programa Gestão da Qualidade, em 27 de janeiro de 2017, o Cremesp conquistou a certificação internacional de qualidade pela norma ISO 9001:2015, concedida pela Fundação Vanzolini, em 30 de janeiro de 2018. Por meio de auditorias externas, o Conselho foi avaliado em sua organização, produtividade e
credibilidade, recebendo certificação para as seções de atendimento ao público, registros profissionais e de empresas.

“A criação da gestão da qualidade fez parte do planejamento estratégico do Cremesp para o período de 2015 a 2018”, comentou Roberto Lotfi Júnior, conselheiro responsável pela Comissão de Qualidade. Para o presidente do Cremesp, Lavínio
Nilton Camarim, os funcionários e conselheiros tiveram papel ponderante na conquista
da certificação. “Parabenizo o empenho e esforço dos colaboradores e gestores na obtenção deste resultado”, afirmou.

Resoluções

Cremesp confirmou pioneirismo ao propor normativas históricas

Prescrição de canabidiol e relação com indústria de órteses e próteses estão entre os destaques

Em suas atribuições como órgão regulamentador, o Cremesp confirmou seu vanguardismo em resoluções históricas. Um dos exemplos é a Resolução 268, de outubro de 2014, que normatizou a prescrição do canabidiol para os casos de epilepsias mioclônicas graves em crianças refratárias a tratamentos convencionais. Muitos médicos não prescreviam o medicamento por temerem sanções, já que a prática não estava regulamentada no Brasil. Em dezembro do mesmo ano, o CFM baixou resolução semelhante, ampliando a possibilidade de prescrição, antes restrita ao estado
de São Paulo, para médicos de todo o país.

Outra importante normativa foi a Resolução 273, de fevereiro de 2015, que estabeleceu critérios para a relação de médicos com as indústrias de órteses, próteses, materiais especiais e medicamentos, explicitando a responsabilidade dos diretores técnicos e clínicos de hospitais quanto à criação dos fluxos e da correta utilização desses materiais.

Entre outubro de 2013 e agosto de 2018, o Cremesp publicou 67 resoluções.

Outras resoluções de relevância

284/2016 - Instituiu bolsas de pesquisa para médicos residentes na área de ética médica, ampliando o programa de bolsas de pesquisas do Cremesp, antes disponível apenas aos estudantes de graduação em Medicina;

290/ 2016 - Regulamentou a participação dos delegados do Cremesp em sessões de julgamentos, visando ao aprimoramento das atividades judicantes;

298/2016 - Regulamentou a responsabilidade ética de diretores médicos de hospitais e clínicas no auxílio à localização de pessoas desaparecidas no âmbito do estado de São Paulo;

305/2017- Orientou a fixação de avisos, em hospitais e clínicas do estado de São Paulo, alertando para os perigos e danos decorrentes da ingestão de bebida alcoólica por gestante e o risco de desenvolvimento da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).


Biblioteca

Após quase 40 anos de sua criação, a Biblioteca do Cremesp passou por amplo processo de reformulação em sua estrutura de atendimento. A inovação foi possível com a criação, em 2017, de um espaço para leitura destinado aos colaboradores, sala de debates para conselheiros e acervo de literatura geral, doados pelos próprios funcionários, delegados e conselheiros.

Especializada em ética médica, direito médico, bioética e legislação básica para a Medicina, a Biblioteca recebeu cerca de 430 novas publicações entre 2013 e 2018, aumentando seu acervo atual, que hoje tem quase 3 mil volumes. Sua equipe auxilia
usuários em pesquisas e atende às solicitações de livros editados pelo Cremesp, entre outros serviços prestados.

Convênio

Em 2015, o Cremesp firmou um convênio com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para que o acervo da biblioteca do Conselho
fizesse parte do projeto de desenvolvimento e consolidação da Biblioteca Virtual em Saúde-Educ (BVS-EDUC) da USP.


Rodízio de veículos

Gerenciamento beneficiou quase 30 mil médicos

A isenção do rodízio municipal disponibilizada aos médicos pelo Cremesp, no período
entre 2013 e 2018, beneficiou, a cada ano, quase 30 mil médicos inscritos. O serviço é gerenciado pelo Cremesp junto à Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo e oferecido por meio de autorização especial concedida aos médicos da capital, que podem circular com veículo próprio nos dias e horários de seu rodízio para cumprir suas funções.


TI foi reformulada e reforçou a proteção de dados

Com um investimento de R$ 3 milhões, o parque de informática do Cremesp foi
amplamente renovado durante esta gestão – incluindo a compra de novos microcomputadores e equipamentos –, após um incêndio na área de Tecnologia da Informação (TI), em 2015, ocasionado por problemas de superaquecimento no ar-condicionado. A segurança contra esse tipo de ocorrência também foi aperfeiçoada.

Com a mudança para a sede da rua Frei Caneca, em 2016, foi disponibilizada uma sala de controle mais segura para o Departamento de TI, na qual foi instalado um novo datacenter, aumentando a proteção de dados.

Dentre as modernizações, destacam-se a implantação de nobreak para os servidores de dados, garantindo a integridade das informações; de novos sistemas de processamento e de unidades de armazenamento, com aumento da sua capacidade na rede. Foram instalados, também, controles de acesso por biometria, câmeras de monitoramento e disponibilização de wi-fi aos médicos e visitantes em todas as regionais.

SAP

Ao longo de 2017, o Serviço de Atendimento ao Público (SAP) do Cremesp recebeu
cerca de 135 mil ligações telefônicas, recepcionou 52 mil pessoas, entre médicos e
visitantes; e atendeu cerca de 43 mil solicitações pela internet. Esses dados dão uma ideia da média anual de atendimentos e da importância e responsabilidade do serviço para o cumprimento da missão institucional do Cremesp junto a seu público.

Opiniômetro

Em setembro de 2017, foi instalado um opiniômetro no SAP, para avaliar o grau de satisfação do público com o atendimento prestado, visando ao aprimoramento dos serviços. Nos primeiros meses de 2018, aproximadamente 98% dos usuários consideraram o atendimento entre “ótimo” e “bom”.


Cremesp Transparência

Serviço torna públicas informações sobre a gestão administrativa e
financeira do Conselho

O desenvolvimento e implantação do Portal da Transparência pelo Cremesp foi mais
uma ação da gestão 2013-2018 que permitiu o acesso a informações, pelos cidadãos, sobre a gestão administrativa e financeira do Conselho. A medida permite, por exemplo, a fiscalização pública sobre a previsão orçamentária e a aplicação dos recursos para compras, contratos, licitações, despesas com fornecedores, gastos com diárias e passagens de servidores e conselheiros, entre outros.


Serviço judicante

Consultas

Prestando orientação ética aos médicos e à população, o Cremesp teve 2.703 solicitações de consultas protocoladas nos últimos cinco anos. Também efetuou 32.695 orientações pessoalmente ou por telefone, além de ter respondido a 19.047 e-mails.

Sindicâncias

Nos últimos cinco anos, foram instauradas 15.524 sindicâncias pelo Cremesp. Também
foram realizadas 118 audiências na sede e 2.122 reuniões de câmaras de sindicâncias, na sede e nas regionais.

Processos

Do início de 2013 a agosto de 2018, foram instaurados e concluídos 3.476 processos
ético-profissionais, sendo que outros 3.378 estão em andamento. Como resultado dos
julgamentos realizados, foram atribuídas pelo Cremesp 2.123 penas, sendo 675 advertências confidenciais em aviso reservado; 664 censuras confidenciais em aviso reservado; 505 censuras públicas em publicação oficial; 158 suspensões do exercício profissional por até 30 dias; e 121 cassações do exercício profissional.


Mudança

Santos ganha nova Delegacia

Com instalações mais modernas e sala para médicos, a Delegacia Regional do Cremesp em Santos passa a atender em novo endereço a partir de 17 de setembro. “A mudança faz parte do projeto de padronização das regionais, estabelecida no planejamento estratégico da gestão 2013-2018”, destacou a conselheira coordenadora das delegacias do Interior, Denise Barbosa.

A inauguração aconteceu no dia 19 de setembro, com a presença do presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.


 


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