PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Honorários


NOTÍCIAS DO CONSELHO
Explicando as Anuidades


SAÚDE SUPLEMENTAR
Planos de Saúde: mudanças em 2004


MOBILIZAÇÃO
Implantação da CBHPM exige nova data de Mobilização em todo país


ENTREVISTA
Eduardo Jorge: "O SUS é uma das últimas utopias"


CONTROLE SOCIAL
12ª Conferência Nacional de Saúde


ESPECIAL
A Humanização do SUS


SAÚDE DA MULHER
Mortalidade Materna


NOTÍCIAS DO CONSELHO
Delegados do Cremesp no Interior


GERAL
Planejamento Estratégico 2004 e De Oho nos Sites


AGENDA
Encontros aproximam o Cremesp da classe médica


NOTAS
Alerta Ético


HISTÓRIA
Walter Leser


NATAL
Árvore de Natal, por Guido Palomba


GALERIA DE FOTOS



Edição 196 - 12/2003

AGENDA

Encontros aproximam o Cremesp da classe médica


Encontros visam crescente aproximação do Cremesp com a classe médica

Desde que assumiu em 1º de outubro, a atual gestão do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) tem se empenhado em conversar com diversos segmentos da área médica no sentido de aproximar ainda mais a entidade de sua base, estreitando laços e promovendo parcerias. Além de mostrar que o Cremesp está aberto à classe médica e que não é apenas um órgão judicante, o objetivo desses encontros é também a difusão da ética médica. O primeiro deles ocorreu em outubro, quando o diretor da Fmusp, Giovanni Guido Cerri; e o superintendente do Hospital das Clínicas de São Paulo, Marcos Boullo, visitaram a sede do Cremesp (ver Jornal do Cremesp nº 195). Verifique a seguir a cobertura das últimas reuniões:

Unifesp e Hospital São Paulo
O Cremesp e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) deram início a conversações no sentido de estabelecer parcerias e trabalhos conjuntos. A decisão ficou acertada em reunião, realizada em 4 de dezembro, durante visita do reitor da Unifesp, Ulysses Fagundes Neto, e do superintendente do Hospital São Paulo, José Roberto Ferraro, ao Cremesp, onde foram recebidos pelo presidente, Clóvis Francisco Constantino, e pelos conselheiros Krikor Boyaciyan (diretor primeiro secretário); Nacime Salomão Mansur (diretor de Comunicação); Gaspar Lopes Filho, Marli Soares, Akira Ishida e o delegado Arnaldo Guilherme.
Os problemas enfrentados pelos hospitais universitários foi um dos temas abordados durante a reunião. Ulysses Fagundes falou sobre as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo Hospital São Paulo. Fechamos sempre no vermelho", lamentou, enfatizando que a universidade luta por um orçamento mais estável.

Clóvis Constantino ressaltou a necessidade do ensino da ética nos cursos de Medicina e de mostrar aos alunos a importância da relação médico-paciente. A possibilidade de futuras parcerias tanto na graduação quanto na Residência Médica foi consenso entre os presentes. Ficou agendada, para o início do próximo ano, uma visita de representantes do Cremesp à Unifesp e ao Hospital São Paulo.

Iamspe
O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, recebeu a visita do superintendente do Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual, Milton Flávio Marques Lautenschlager, no dia 20 de novembro.

Milton Flávio apresentou a Clóvis e ao diretor segundo secretário do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, as principais modificações implantadas no Iamspe, no sentido de humanizar o atendimento médico: mudanças na visitação a pacientes internados - o visitante não é mais revistado, crianças podem visitar as mães na maternidade, marido passa a ser acompanhante e não só visitante -, realizações de exposições de arte no corredor do hospital, teatro feito por funcionários, coral montado pelos pacientes da geriatria, sessão de cinema para pacientes, colocação de caixas de sugestões em todos os andares do prédio.

Destacou, também, a descentralização dos serviços de saúde para o servidor público, por meio de convênios entre o Iamspe e clínicas, em cidades do Interior como São Roque, Jundiaí e Pindamonhangaba.

Acadêmicos
Estudantes de Medicina visitaram o Cremesp e participaram da primeira parte da reunião plenária da entidade, denominada Tribuna Livre, em 18 de novembro.

Durante a reunião plenária, Marcos Kawasaki, presidente do Departamento de Acadêmicos da Associação Paulista de Medicina (APM), apresentou a posição contrária dos acadêmicos em relação à abertura de novos cursos de Medicina. Defendeu também um trabalho conjunto do Departamento de Acadêmicos e a Comissão de Pesquisa e Educação Médica do Cremesp. "A Medicina está sendo tratada como um produto. Precisamos lutar contra essa banalização da profissão", destacou.

O Cremesp se colocou à disposição dos acadêmicos de Medicina. Além de Marcos, que está no 3º ano da Santa Casa, estiveram presentes os estudantes: João Paulo Bergamaschi e Nam Jin Kim (3º ano da Santa Casa); Sley Tanigawa (2º ano da Santa Casa); Fábio Torricelli e Giovanni Marchini (3º ano da Fmusp); e Carlos Eduardo V. Miranda (3º ano da Medicina de Itajubá). Os estudantes visitaram a sede do Cremesp e conheceram todos os seus departamentos.

Instituto Butantan

A convite do presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw, o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino; o diretor primeiro secretário, Krikor Boyaciyan; e a conselheira Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi visitaram o Instituto, no dia 27 de novembro.

Em reunião, com a presença do diretor do Instituto Butantan, Otávio Azevedo Mercadante, conversaram sobre saúde pública, produção de vacinas, soros e hemoderivados, novos projetos do Instituto, desenvolvimento de pesquisas e auxílio na formação de estudantes de Medicina. O Cremesp declarou total apoio ao Instituto Butantan.

Sírio Libanês inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa

O Hospital Sírio Libanês (HSL) inaugurou no dia 2 de dezembro o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP). Com área construída de 5.800 m2, o IEP conta com seis Centros de Treinamento para ensinamento e prática em Videocirurgia, Microcirurgia, Simulação em Situações Críticas, Braquiterapia e Próstata e Emergências Cardiovasculares.

Possui, também, uma estrutura de apoio com biblioteca, serviço de Epidemiologia e Estatística, Telemedicina, centro de documentação científica e centro de convenções.

O Hospital investiu US$ 800 mil em tecnologia para montar o IEP. O Instituto representa a consolidação do projeto do professor Daher Elias Cutait, falecido em 2001.

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, participou da mesa solene da inauguração, que foi composta também pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin; o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Luís Roberto Barradas Barata; Violeta Jafet e Evelina Maluf Aidar, respectivamente presidente e vice-presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras - Hospital Sírio Libanês; Roberto Padilha, diretor de ensino e pesquisa do IEP; Raul Cutait, presidente do Conselho Médico do Hospital Sírio Libanês; Eleuses Vieira Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); Paulo Chachap, presidente do Centro de Ensino e Pesquisa (CEPE), entidade que deu origem ao IEP; Fábio Henrique Gregory, diretor Clínico do Hospital Sírio Libanês e conselheiro do Cremesp; e Pedro Camasmie, decano dos médicos do Hospital Sírio Libanês.


Este conteúdo teve 140 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 235 usuários on-line - 140
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior