PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

Editorial
Mais uma vez, honorários


Entrevista
As entidades já compartilham as soluções dos problemas


Mobilização 1
CNS prorroga moratória contra novos cursos


Mobilização 2
Entidade única


SP 450 anos
450 anos de São Paulo: grandes avanços e desafios


Planos de Saúde
Novas regras de migração e faixas etárias


Mobilização 3
Médicos intensificam mobilizações em 2004


Planejamento estratégico
Prioridades do Cremesp para 2004


Geral
De olho nos sites


Agenda
Formados há 50 anos e recém-formados


Notas
Alerta Ético


Resolução
Publicidade Médica: novas regras


História
Butantan: orgulho do país


GALERIA DE FOTOS



Edição 197 - 01/2004

Geral

De olho nos sites


De olho nos sites

Cremesp
www.cremesp.org.br

Tradicionalmente, no mês de janeiro, por marcar as merecidas férias de diversas categorias profissionais - incluindo a dos médicos - o número de acessos em sites específicos costuma ser menor.

Ainda assim, é com satisfação que verificamos que a média diária de "entradas" no site do Cremesp conseguiu manter níveis bem interessantes.

Apenas para dar uma idéia: logo na primeira semana do ano aconteceram cerca de 10.000 visitas. Entre as seções mais acessadas continuam o Guia Médico; os "banners" dos periódicos do Cremesp (Jornal e Revista Ser Médico), além dos Destaques, com links para o site do Centro de Bioética; Banco de Empregos Médicos (BEM); Trabalho Comunitário e Notícias Jurídicas.

Avisamos que uma pequena modificação ocorreu recentemente na seção Legislação: continuam disponíveis os pareceres do Cremesp (classificados por assunto). Entretanto, para acessar os pareceres do Conselho Federal de Medicina (CFM), foi criado um link que leva diretamente ao site do CFM - encontrado na parte inferior da área Pesquisas de Pareceres.

Continue enviando suas sugestões, críticas e opiniões para editoria@cremesp.org.br, pois um dos nossos objetivos para este ano é estabelecer uma parceria ainda mais estreita com você, profissional médico.

Centro de Bioética
www.bioetica.org.br

Os temas citados no contexto da Bioética envolvem sempre reflexões e, especialmente, "novidades". Não é de se estranhar, portanto, que uma seção que leve esse nome se mantenha, desde sua implantação, como uma das mais acessadas do site do Centro de Bioética do Cremesp.

Como o próprio nome diz, este espaço traz links para as inserções mais atuais no site. Neste rol podem figurar o "caminho" para entrevistas concedidas com exclusividade ao Centro de Bioética e adicionadas há pouco tempo; para a Agenda, que traz cursos e eventos nacionais estrangeiros e para o nosso Tira-dúvidas (FAQs). Aliás, também bastante procurado.

Mas a grande inovação para o princípio de 2004, prevista ainda para este mês, localiza-se em Biblioteca: serão disponibilizados vários abstracts de revistas estrangeiras em Bioética que, somados aos - já oferecidos - sumários de livros a respeito do assunto, prometem elevar a posição dessa seção no ranking de visitas no bioetica.org.

Como sempre, toda e qualquer sugestão é bem-vinda. Aliás, tal troca é essencial para melhorarmos a cada dia o conteúdo do site. É só encaminhar e-mail ao cbio@cremesp.org.br

Banco de Empregos Médicos
www.bem.org.br

Ano novo, emprego novo.

Não são poucos os profissionais médicos que têm essa meta para 2004.

Se esta for a intenção, boa pedida é dar uma olhada no Banco de Empregos Médicos, iniciativa gratuita e exclusiva destinada à divulgação de currículos e propostas de trabalho para a categoria.

Em Últimas Ofertas, por exemplo, é possível encontrar com facilidade um "apanhado" de postos recém-incluídos, por Especialidade; Empresa/Instituição e Local.

Além dos médicos, podem tirar benefícios do bem.org estudantes de Medicina, que chegam, em Espaço Acadêmico, a uma seleção de instituições que compõem o Calendário de Residência Médica para este ano.

Vale salientar que este Banco é renovado com freqüência, tendo em vista que os profissionais que obtêm recolocação solicitam a retirada de seus currículos do cadastro.

Sugestões, envie e-mail para editoria@bem.org.br

Brasil investe  pouco em saúde

De acordo com levantamento divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ainda é um dos países que investem menos recursos no setor de saúde.

Em 2001 o país gastou 8,8% de seu orçamento em saúde. No mesmo ano a Argentina investiu 21,3%. No continente americano só a Jamaica (4,4%), Belize (5%), Santa Lúcia (8%) e Trinidad e Tobago (6,4%) investem menos que o Brasil.

O governo brasileiro fica atrás, também, da iniciativa privada, no que diz respeito a investimentos. Dos cerca de R$ 91 bilhões gastos com saúde em 2001 a iniciativa privada investiu R$ 53,3 bilhões, 58,4% do total.

Para André Médici, especialista-sênior da área de saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): "o sistema de saúde brasileiro melhorou muito nos anos 90. Os indicadores básicos também melhoraram. Mas, quando se compara a outros países na mesma situação nota-se as deficiências. O Brasil é um país muito desigual não apenas no sistema de saúde".

Aumenta o número de transplantes

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apontou um aumento de 65% no número de transplantes de órgãos, comparando os anos de 2003 e 1998, quando teve início a contabilização.  Em 2003 foram realizados  978 transplantes, 16,5% a mais que em 2002. Os dados não incluem transplantes de córneas, que só começaram a ser tabulados em 2000.

Além do treinamento e especialização de profissionais, o trabalho de conscientização sobre a importância da doação de órgãos tem surtido efeito.

Em 2003 foram transplantados 521 rins (de doadores falecidos) e 2930 córneas.

Incor tem sala de hemodinâmica digital

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) inaugurou no dia 17 de dezembro de 2003 sua primeira sala de hemodinâmica totalmente digital.

A nova tecnologia permite a observação em detalhes de vasos, câmaras e válvulas do coração, com maior velocidade e definição de imagens. Possibilitando, assim, dados mais precisos para a execução de angioplastia.

São atendidos no serviço anualmente cerca de 13 mil pacientes adultos e crianças em exames de cateterismo e procedimentos de angioplastia, implantação de marcapasso e ablação para correção de arritmia cardíaca.

Serviço de verificação de óbitos

A Câmara Técnica de Medicina Legal do Conselho Federal de Medicina (CFM), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Medicina Legal (SBML), dará início, em 2004, a uma ação nacional para implantação do Serviço de Verificação de Óbitos em todos os Estados brasileiros. A iniciativa visa acabar com as salas de necrópsias dentro de cemitérios ou de locais não apropriados. A Resolução CFM n° 1635/2002 já proíbe o legista de realizar exames periciais de corpo de delito no interior de dependências policiais, unidades militares, casas de detenção e presídios


Este conteúdo teve 797 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 283 usuários on-line - 797
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior