PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Abertura de novos cursos de Medicina: moratória!


ENTREVISTA
Antonio Carlos Lopes, novo secretário executivo da Comissão Nacional de Residência Médica


ATIVIDADES DO CONSELHO
Rede de Apoio a Médicos é ampliada


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Lei do Ato Médico - Primeira Plenária do Cremesp de 2004 aberta ao público médico


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Notificação extrajudicial do Cremesp alerta contra terapias "naturais"


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 3
9 de março: novo dia de mobilização da classe. PARTICIPE!


ESPECIAL
Desafio: o crescimento da população idosa brasileira


ÉTICA
Termo de autorização para cirurgias gera debate no Cremesp


MEDICAMENTOS
Conclusões da Pesquisa Pró-Genéricos: veja como anda a prescrição e o consumo entre os brasileiros


CENTRO DE BIOÉTICA
Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica


AGENDA
Acompanhe as atividades deste Conselho durante o mês de fevereiro


EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Alerta Ético: vínculo com laboratório ou estabelecimento comercial


RESOLUÇÃO
CFM: novos parâmetros para lipoaspiração


HISTÓRIA DA
PEDIATRIA

Wilson Maciel e Francisco De Fiore


GALERIA DE FOTOS



Edição 198 - 02/2004

CENTRO DE BIOÉTICA

Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica


Cremesp promove curso de capacitação das Comissões de Ética Médica


Mais de 100 pessoas, entre delegados e conselheiros do Cremesp,  participaram, no dia 6 de fevereiro,  da nova etapa de treinamento para instrutores que serão os responsáveis pela capacitação das Comissões de Ética Médica (CEM) do Estado de São Paulo.


Com a presença do presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, as aulas foram ministradas pelos  membros do Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica (Gacem): o coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, Gabriel Oselka; os Delegados Metropolitanos do Conselho, Lisbeth Afonseca Ferrari Duch, Max Grinberg e Sérgio Gomes de Souza, e o conselheiro Moacyr Esteves Perche.

Os instrutores estarão aptos a capacitar os membros das 1.212 Comissões de Ética Médica do Estado de São Paulo,  entre efetivos (4.533 pessoas)  e suplentes (2.706).

Uma das próximas metas do Gacem é abrir a possibilidade de capacitação a todos os médicos interessados nas rotinas das CEMs, além de adaptar o curso aos residentes e recém-formados, propiciando-lhes melhor qualificação em questões relativas à Ética Médica.

A duração do curso é de oito horas - duas dedicadas ao módulo teórico e seis ao prático, que contam com material didádico produzido pelo Centro de Bioética. Terão direito aos certificados oficiais apenas os alunos que cumprirem 100% das atividades.

Informações e inscrições
Nas Delegacias Regionais do Cremesp (consulte o endereço http://www.cremesp.org.br/administra/delegacias/) por meio de fax, telefone ou pessoalmente. Toda e qualquer questão pode ainda ser direcionada ao Centro de Bioética do Cremesp, pelo telefone (11) 5908.5647 ou pelo e-mail cbio@cremesp.org.br .

Bolsas de Pesquisa
Vai até o dia 30 de março de 2004 a inscrição para o concurso promovido pelo Cremesp para projetos de pesquisa relacionados à Ética Médica, destinado a alunos do 2º ao 5º ano de Medicina - ou que estejam cursando do terceiro ao décimo semestre da faculdade. 

Desde 2000, o Conselho concedeu 55 bolsas no valor de R$ 330,00 mensais, durante dez meses, mesmo valor da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com o conselheiro do Cremesp, Reinaldo Ayer, coordenador do programa de bolsas, "é cada vez mais impressionante a diversidade, a qualidade dos projetos e o envolvimento dos alunos, o que demonstra a relevância desta iniciativa do Cremesp". Em 2001, por exemplo, foram abordados temas como: Religião, Morte e Paciente Terminal sob a Ótica do Médico e Aids no Contexto da Ética Médica: Autonomia do Paciente e Segredo Médico.

Em 2002, os assuntos incluíram O Destino dos Embriões Congelados Provenientes da Fertilização in vitro e Influência dos Custos sobre a Decisão Médica e, em 2003, classificaram-se trabalhos como Estudo Sobre a Prática da Segunda Opinião e Confidencialidade da Anticoncepção para Adolescentes em Unidades de Saúde.

O programa é implementado pelo Centro de Bioética do Cremesp. Para conhecer os critérios de seleção ou obter o formulário de inscrição, basta acessar o site http://www.bioetica.org.br , no botão Bolsa de Pesquisa, item Inscreva-se. O formulário deve ser encaminhado ao Centro de Bioética do Cremesp/Comissão de Pesquisa em Ética Médica, Rua Domingos de Morais, 1810, Vila Mariana, CEP 04010-200, São Paulo. Também pode ser entregue nas Delegacias Regionais do Cremesp da Capital e do Interior.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail do Centro de Bioética (cbio@cremesp.org.br) ou pelo telefone (11) 5908-5647.


De olho nos sites

Cremesp
http://www.cremesp.org.br 

Para os que costumam acessar o portal do Conselho - ou que o visitam pela primeira vez - três cliques merecem destaque neste mês de fevereiro, todos com caminho direto pela página principal do site.

Um deles é o link "Trabalho Comunitário", que tem mostrado um crescimento representativo no interesse dos profissionais médicos em cadastrar-se para prestar serviços de saúde à comunidade. Os interessados podem preencher e enviar, on line, um formulário específico, escolhendo sua área de interesse, faixa etária dos pacientes aos quais gostaria de prestar o atendimento, informando horário ou dias da semana disponíveis. Também abrimos espaço para que entidades que necessitam de profissionais médicos voluntários, cadastrem-se e divulguem seus interesses. Além de incentivar o envolvimento pessoal e profissional com a comunidade carente, a meta deste link é também informar sobre eventos, cursos e as notícias mais importantes do terceiro setor. 

Outros dois links muito acessados são "Notícias Jurídicas", atualizadas pela nossa Assessoria Jurídica sempre que surgem assuntos relevantes na área (confira as novas alterações no Sistema de Recolhimento do INSS) e "Cadernos Cremesp" (com acesso pelo menu horizontal, na moldura superior do site), que possibilita a consulta e a impressão - na íntegra - de todas as publicações editadas pelo Conselho.

Se desejar receber quinzenalmente o Boletim Eletrônico Cremesp - ainda em fase de implantação - cadastre-se pelo e-mail boletim@cremesp.org.br, bastando digitar seu nome e CRM.

Entre, acesse, consulte, opine. Estamos aguardando sua visita!

Banco de Empregos Médicos
http://www.bem.org.br 

O Bem.org disponibiliza oportunidades de trabalho para médicos e cadastra currículos de profissionais que procuram novas frentes de trabalho (ou muitas vezes, até o primeiro emprego). Além disso, traz muitas informações importantes para o crescimento e o desenvolvimento profissional.

Ao acessar o site, confira sempre as seções "Destaque", "Espaço Acadêmico" e "Outras Oportunidades", no momento divulgando as programações interativas da Conexão Médica, informações sobre as inscrições para o Projeto de Pesquisa em Ética Médica do Cremesp e concursos públicos para profissionais de várias especialidades, respectivamente.

Não é por acaso que estamos próximos a 900 médicos cadastrados,  com uma relação de 13 profissionais por vaga. O sucesso da iniciativa do Cremesp na implantação do Bem.org tem se confirmado pelos e-mails recebidos diariamente, com agradecimentos pelas recolocações e reconhecimento pelo serviço prestado, gratuito, ético e rápido.

Qualquer dúvida relacionada ao site, não hesite em comunicar-se conosco pelo e-mail editoria@bem.org.br Críticas e sugestões são sempre muito bem-vindas.

Centro de Bioética
http://www.bioetica.org.br

Desde que foi implantado, há cerca de seis meses, nosso "tira-dúvidas" (Frequently Asked Questions, ou simplesmente Faq) vem se destacando como uma das áreas mais visitadas em todo o site do Centro de Bioética do Cremesp. Com base em posicionamentos oficiais (pareceres e resoluções do Cremesp e CFM), são elencadas cerca de sessenta perguntas e respostas, com vários enfoques relacionados a temas como Clonagem, Reprodução Assistida e Ética no Atendimento Médico, entre vários outros. É bom lembrar que o banco mantém-se em constante desenvolvimento. 

Além desta, outras seções fazem bastante sucesso entre os internautas, como: "Novidade" - onde são destacadas as inclusões mais recentes do bioetica.org; "Entrevistas Exclusivas com os Grandes Nomes da Bioética" e "Deu na Mídia", clippings de notícias publicadas em revistas leigas e científicas.

Aproveitamos para convidar aos que se dedicam à Bioética a participar do espaço "Opinião": após prévia aprovação do nosso Conselho Editorial, artigos assinados poderão ser divulgados no site. Os interessados devem encaminhar os textos ao Centro, no e-mail cbio@cremesp.org.br.


Este conteúdo teve 68 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 470 usuários on-line - 68
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior