PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Ato Médico: fundamental para a população


ENTREVISTA
José Carlos de Souza Andrade, reitor da Unesp


ATIVIDADES DO CONSELHO 1
Programa de Controle da Qualidade Hospitalar


ATIVIDADES DO CONSELHO 2
Destaque para resposta do Secretário municipal ao Cremesp sobre Terapias Naturais


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Cresce mobilização por honorários


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
ANS impõe regras de contratos entre Planos de Saúde e profissionais da saúde


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 3
Prorrogada suspensão de novos cursos de Medicina


GERAL 1
Serviço de Destaque


GERAL 2
CFM traça novo perfil do médico brasileiro


GERAL 3
De olho nos sites: Cremesp, Bioética e Banco de Empregos Médicos


AGENDA
Entre os destaques, a comemoração dos 109 anos da Academia de Medicina


NOTAS
Alerta Ético


PARECER
Uso de Nifedipina


DIA DA MULHER
Homenagem a Berta Sbrighi


GALERIA DE FOTOS



Edição 199 - 03/2004

GERAL 3

De olho nos sites: Cremesp, Bioética e Banco de Empregos Médicos


                                                   De olho nos sites

Cremesp
www.cremesp.org.br

Entre as novidades do mês, dois destaques. O primeiro ficou por conta de uma pesquisa de opinião que está sendo realizada pela Administração do Cremesp: "Fale com a Administração". O visitante - médico ou não - responde e envia, on line, um questionário de múltipla escolha, simples e rápido. Não é necessário identificar-se.

A proposta única dessa pesquisa é conhecer e avaliar os pontos nos quais o atendimento precisa melhorar, medir a eficiência e a qualidade dos serviços em nossa sede e abrir um canal permanente para que idéias e sugestões possam ser dadas, facilitando o contato do visitante com o Conselho na busca de uma maior interação e satisfação.

Dividida em cinco blocos: "Indique a seção em que foi atendido"; "Qual o tipo de atendimento"; "Avaliação do atendimento" e "Comentários e sugestões", a pesquisa aguarda sua participação, fundamental para a melhoria no atendimento realizado no dia-a-dia por este Conselho. Para localizá-la no site, observe a barra horizontal imediatamente abaixo do logo do Cremesp: a Pesquisa de Opinião está ao lado do Mapa do Site. 
A versão eletrônica da revista Ser Médico, edição de jan/fev/março de 2004, segundo destaque do mês, está disponível para consulta e impressão no site do Cremesp. Entre tantos temas de interesse, acesse a entrevista com Norman Gall e o debate sobre transgênicos com dois especialistas no assunto.

O Boletim Eletrônico Cremesp já está sendo enviado, com sucesso, a todos que se cadastraram para recebê-lo. Em virtude da repercussão positiva de suas duas primeiras edições, será enviado semanalmente, por e-mail, aos médicos cadastrados. Se deseja cadastrar-se para recebê-lo, envie uma mensagem para boletim@cremesp.org.br com seu nome e CRM.

Esperamos sua visita. Sinta-se em casa para sugerir, opinar e contribuir para a melhoria dos serviços e informações disponibilizados pelo site. Comunique-se conosco em: editoria@cremesp.org.br 

Centro de Bioética
www.bioetica.org.br

Que tal uma agenda completa e atualizada, com os cursos e eventos em Bioética previstos no Brasil e no exterior? Todas as informações (local, preço, telefone e e-mail, entre outras), e muito mais, podem ser conferidas no site do Centro de Bioética do Conselho Regional de Medicina (Cremesp).

Além dessa facilidade, o visitante encontra outra, disponibilizada recentemente em nosso endereço www.bioetica.org.br: a seção FAQ (de Freqüently Asked Questions, uma das mais acessadas)  conta agora com novo mecanismo de busca, por assunto e, ainda, por últimas inclusões. Destinado aos temas vinculados à Bioética, nosso tira-dúvidas é bastante confiável, já que as respostas se baseiam em pareceres e resoluções do Cremesp e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Outro espaço dirigido àqueles que querem se manter sempre por dentro do universo da Bioética é o Deu na Mídia, correspondente ao clipping de notícias publicadas em revistas, jornais e sites científicos e leigos. Como não poderia deixar de ser, ultimamente esta área vem focalizando os assuntos do momento, como Transgênicos; Clonagem e Manipulação de Células-Tronco.

Voltamos a lembrar que estamos aguardando a participação de especialistas e/ou interessados no grande universo da Bioética: a seção Opinião serve exatamente para divulgar as várias visões dentro deste campo. Teremos o maior prazer em veicular artigos assinados - desde que aprovados por nosso Conselho Editorial. Informe-se pelo nosso e-mail cbio@cremesp.org.br

Entre em contato conosco! Sugestões e/ou críticas serão sempre muito bem recebidas, pois dependem delas o aperfeiçoamento do nosso trabalho.

Banco de Empregos Médicos
www.bem.org.br

O site do Banco de Empregos Médicos está estruturando duas novidades que estarão disponíveis em breve.

A primeira atende às solicitações dos próprios usuários: a criação de um canal de notícias atualizadas sobre o mercado de trabalho do profissional médico no país (divulgadas na mídia impressa e eletrônica especializada).
A segunda novidade está sendo desenvolvida para monitorar as consultas de usuários não cadastrados no site, aos dados curriculares dos profissionais médicos, disponibilizados nas diversas especialidades no acesso "Busca Rápida". Este sistema especial está sendo criado porque algumas empresas inescrupulosas têm procurado os colegas com falsas propostas de recolocação. É importante acrescentar que, em dois anos de funcionamento do Bem.org, foram registrados apenas três  casos de contatos profissionais enganosos.

Enfatizamos que o serviço prestado pelo Banco de Empregos Médicos ao profissional médico que busca oportunidades de emprego ou à instituição contratante é totalmente gratuito, portanto, nenhuma empresa de RH está credenciada por qualquer instituição de saúde a cobrar taxas para seleção ou efetivação de candidatos.

A aprovação e a divulgação das propostas de trabalho pelo Bem.org é realizada de maneira criteriosa e ética. No entanto, as consultas são abertas e públicas, tornando possível o acesso por visitantes não cadastrados. Por essa razão, alertamos que todas as propostas de trabalho sejam avaliadas com atenção, antes de qualquer decisão por parte do colega.

Dúvidas, sugestões, idéias? Envie um e-mail para: editoria@bem.org.br


Acervo do Cremesp em Bioética está disponível on line

A partir de agora, os interessados nos dilemas que envolvem temas palpitantes, que vão de clonagem a situações que afligem o médico em sua rotina de trabalho, contarão com uma facilidade extra: em iniciativa pioneira, o site do Centro de Bioética (www.bioetica.org.br) passou a disponibilizar abstracts das coleções de revistas nacionais e estrangeiras voltadas ao tema, que compõem o acervo da Biblioteca do Cremesp. 

Além dos resumos, o visitante encontra neste espaço, totalmente reformulado, um exclusivo mecanismo de busca, que permite pesquisa por título; palavra-chave no título ou abstracts (consultas em português, inglês, italiano, espanhol ou francês) e, ainda, por nome do autor.

Inicialmente, trinta títulos do acervo foram incluídos na biblioteca virtual - entre os quais os conhecidos Bioethics; Cambridge Quartely of Healthcare Ethics; Developing World Bioethics; Kennedy Institute of Ethics Journal; The Hastings Center Report e The Journal of Clinical Ethics - edições do ano de 2003. As correspondentes a 2004 serão adicionadas automaticamente, assim que chegarem ao Conselho.
As edições anteriores não ficarão de fora do acervo on line: paulatinamente, serão acrescentados os resumos e todas as referências dos fascículos selecionados, em ordem decrescente (dos mais novos para os mais antigos).

"Nosso objetivo é apresentar de forma clara aos interessados o que está sendo publicado mundo afora em Bioética", explica Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp. "Nesse sentido, contar com os abstracts é muito mais elucidativo e estimulante do que oferecer somente os títulos das revistas".

Para quem quiser obter o acesso ao texto completo das revistas, lembramos que a Biblioteca do Cremesp é aberta a pessoas de todas as áreas, na sede do Conselho (rua da Consolação, 753, 6º andar), das 9h30 às 17 horas. Mais informações: (11) 3017-9337.

CRM de Pernambuco visita Cremesp

O vice-presidente, Carlos Vital Correia Lima, e o diretor corregedor, Roberto de Carvalho, do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) visitaram o Cremesp, no dia 5 de fevereiro.
Na companhia do diretor primeiro-secretário do Cremesp, Krikor Boiaciyan, e do diretor corregedor, Desiré Carlos Callegari, eles conheceram a sessão de Processos Disciplinares e toda a parte judicante do Conselho, participando mais tarde da reunião de Câmara. No dia seguinte, participaram também dos julgamentos, como observadores.


Este conteúdo teve 64 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 412 usuários on-line - 64
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior