PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Escolas de Medicina. Formar mais ou formar melhor?


ATIVIDADES DO CONSELHO 1
Julho: eleição de representantes para o Conselho Federal de Medicina


ATIVIDADES DO CONSELHO 2
Destaques: atuação do Cremesp em Barretos; a criação de cooperativa de anestesiologistas e Curso de Ética em Jundiaí


ATIVIDADES DO CONSELHO 3
Novos serviços, layout e conteúdo do site do Cremesp


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Reajuste recorde dos Planos de Saúde torna justo repasse aos honorários médicos


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Médicos pressionam operadoras de saúde por todo o país


ESPECIAL: CAMPANHAS DO CREMESP 1
Campanha "Beba Cidadania": entidades podem aderir ao movimento por e-mail


ESPECIAL: CAMPANHAS DO CREMESP 2
Proibição de novos Cursos de Medicina: MEC suspende abertura por mais 180 dias


PESQUISA
A descentralização da ciência: O Brasil prepara a construção do primeiro Instituto


ALERTA CIENTÍFICO
A cocaína é responsável por 25% dos casos de IAM em pacientes entre 18 e 45 anos


SERVIÇO
Veja como funciona o CEARAS - Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual


AGENDA
Simpósio discute Economia e Saúde; APM em Amparo comemora 25 anos e a oficina de Bioética no Incor, são os destaques


ALERTA ÉTICO
Alerta Ético, Editais e Convocações


PARECER
Envio de prontuários para auditoria em operadoras de planos de saúde


HISTÓRIA
Dr. Bussâmara Neme e Dr. Luiz Camano: depoimentos de vida emocionantes


GALERIA DE FOTOS



Edição 201 - 05/2004

AGENDA

Simpósio discute Economia e Saúde; APM em Amparo comemora 25 anos e a oficina de Bioética no Incor, são os destaques


Simpósio discute economia e saúde

O Hotel Matsubara, em São Paulo, foi sede do 4º Simpósio Internacional de Economia da Saúde, realizado nos dias 26 e 27 de abril. Com o tema “Farmacoeconomia e Assistência Farmacêutica”, o evento reuniu gestores e administradores de serviços públicos ou privados e outros profissionais da área da saúde, além de fornecedores de produtos farmacêuticos e financiadores do sistema público de saúde. O diretor de comunicação do Cremesp, Nacime Salomão Mansur (foto à esquerda), participou, no segundo dia do evento, das atividades científicas, como relator da mesa redonda que tratou do tema “Assistência Farmacêutica no Brasil: a visão dos órgãos de classe”.


APM em Amparo comemora 25 anos

A regional da Associação Paulista de Medicina (APM) na cidade de Amparo, Interior do Estado, comemorou 25 anos de existência no dia 17 de abril. Na ocasião, foi realizado um evento solene – com auditório lotado, na sede da entidade, que foi fundada em 6 de abril de 1979.
Estiveram presentes o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino; o conselheiro do Cremesp e vice-presidente da APM-SP, Jorge Carlos Machado Curi; a presidente da regional da APM em Amparo, Maria do Socorro Brito Ribeiro Ponciano; o prefeito da cidade de Amparo, César Pagan; e o presidente da Unimed na cidade, Luiz Estanislau do Amaral Neto, entre outros convidados.

Seleção de residentes terá prova prática

A partir de 2005 os candidatos a médicos residentes serão obrigados a realizar exame prático, com peso de 40 a 50% na seleção classificatória. Será mantido o exame escrito, objetivo com peso de 50% e caráter eliminatório. As instituições que optarem pelo peso de 40% no exame prático destinarão os 10% restantes à prova oral, entrevista ou avaliação curricular, a seu critério. A nota final será a soma das notas da primeira e da segunda fase. Estas novas regras constam da Resolução nº 003/2004 da Comissão nacional de Residência Médica, publicada no Diário Oficial do de 14 de maio, que dispõe sobre as mudanças no processo de seleção pública dos candidatos aos Programas de Residência Médica.

APM entrega Prêmio Jairo Ramos

Em sua quarta edição, o Prêmio Jairo Ramos a novos cientistas foi entregue pela Associação Paulista de Medicina (APM), em cerimônia realizada na sua sede, dia 23 de abril. O prêmio é destinado a pesquisadores de qualquer área  – epidemiológica, clínica e laboratorial – que tenham desenvolvido trabalhos em território nacional. Este ano, o médico Marcelo Urbano Ferreira foi o ganhador, entre os 24 trabalhos inscritos, recebendo  R$ 20 mil pelo feito.

O diretor do Departamento Científico da APM, Paulo Lotufo, destacou a dificuldade em escolher o vencedor, dada a qualidade dos trabalhos avaliados. Os demais participantes devem ter suas pesquisas publicadas na revista científica da entidade. O evento contou com a presença do presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino.

A iniciativa é uma homenagem ao médico e professor Jairo de Almeida Ramos, um dos fundadores da Escola Paulista de Medicina (EPM), em 1933, e que inaugurou o Hospital São Paulo na mesma década. O prêmio foi idealizado pela família do homenageado em 2000 – mesmo ano em que foi comemorado o centenário do seu nascimento.

Congresso de educação médica da Famema

O 4º Congresso Paulista de Educação Médica, organizado pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema), realizado entre os dias 21 e 23 de maio, apresentou  os trabalhos de estudantes na área de Ética Médica e discutiu, por meio de conferências, mesas redondas, seminários e oficinas, temas  relacionados à  humanização da prática médica, além de sua aplicação na educação médica.

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, participou da cerimônia de abertura dos trabalhos, no dia 21 de maio. Também participaram das atividades os conselheiros do Cremesp Maria do Patrocínio Tenório Nunes e Reinaldo Ayer, além do coordenador do Centro de Bioética, Gabriel Oselka.

Oficina de Bioética no Incor

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor) recebeu o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, que proferiu palestra sobre o tema “Médicos Residentes e a Responsabilidade Profissional”, dia 5 de maio.

A palestra foi realizada durante a oficina de Bioética do Espaço Proética do Incor, coordenado pelo delegado regional do Cremesp na subsede Vila Mariana, Max Grinberg. Na 18ª edição, a oficina – que é mensal – tem sua programação voltada para os médicos residentes do Incor. No entanto, profissionais de todas as outras áreas do Instituto também participam das atividades.

Atividades do Presidente

O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, participou também das seguintes atividades durante os meses de abril e maio:

- Ministrou aula aos residentes e internos do Hospital Mandaqui, no dia 14 de abril, sobre “Ato Médico e Raízes da Bioética”.
- No CRM-MG, participou de reunião, dia 20 de abril, com os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina das regiões Sul e Sudeste e, no dia 7 de maio,  da discussão para a programação do Encontro dos Conselhos de Medicina dessas regiões – que acontecerá entre  24 e 26 de junho, em Belo Horizonte –  juntamente com os  diretores Krikor Boyaciyan, Desiré Carlos Callegari e Luiz Carlos Aiex Alves.
- Participou, na cidade de Ribeirão Preto, do Fórum de Violência Contra Profissionais da Saúde – juntamente com o diretor primeiro-secretário Krikor Boyaciyan, dia 12 de maio.
- Dia 13 de maio, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, participou de encontro do Conselho Pleno Nacional, discutindo a “Proposta de Resolução que Estabelece Instruções para as Eleições dos Membros Titulares e Suplentes do CFM”. Estiveram presentes também os diretores do Cremesp Krikor Boyaciyan, Desiré Carlos Callegari, Luiz Carlos Aiex Alves e Marli Soares e os conselheiros Gilberto Luiz Scarazatti, Akira Ishida e Ruy Yukimatsu Tanigawa.

SBP empossa nova diretoria

O novo presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dioclécio Campos Júnior, tomou posse do cargo em cerimônia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, dia 30 de abril. A transmissão do cargo aconteceu durante a reunião do Conselho Superior da SBP. Dioclécio disse que assumia uma “responsabilidade gigantesca” e que esperava ser merecedor da confiança dos colegas, “para levar adiante uma obra notável, com 94 anos de existência, dedicados à saúde das crianças, adolescentes e à integridade do exercício da Pediatria no país”.

Também compõem a nova diretoria, eleita com 93% dos votos válidos, Nelson Rosário, primeiro vice-presidente; Fábio Ancona, segundo vice-presidente; Eduardo da Silva Vaz, secretário geral; Rachel Niskier, Dennis Alexander Burns e Elisa de Carvalho, secretários; entre outros. 
Lincoln Freire, que antecedeu Dioclécio no cargo, foi aclamado o primeiro presidente honorário da entidade e também passou a ocupar o cargo de presidente da Fundação SBP. O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, também pediatra, esteve presente à cerimônia.

 


Este conteúdo teve 97 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 306 usuários on-line - 97
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.