PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
É agora ou nunca!


ENTREVISTA
Professor Thomas Maack, especialista em Educação Médica


ELEIÇÃO CFM 1
A escolha dos novos representantes do Estado no Conselho Federal de Medicina


ELEIÇÃO CFM 2
Chapas e Propostas


GERAL 1
Propaganda Sem Bebida


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Delegação do Cremesp foi a Brasília defender a CBHPM


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Mobilização Nacional contra abusos de operadoras de saúde


ALERTA CIENTÍFICO
Influenza


CONJUNTURA
O desrespeito à classe médica homeopática


GERAL 2
De olho nos sites


AGENDA
Palestras, Julgamentos Simulados, Jornadas e Reuniões


NOTAS
Doença causada pelo trabalho


PARECER
Óxido Nitroso em Odontologia


GALERIA DE FOTOS



Edição 202 - 06/2004

GERAL 2

De olho nos sites


De olho nos sites

Site do Cremesp
www.cremesp.org.br

O novo layout do portal do Cremesp, agora mais dinâmico e objetivo, abre espaço, a partir deste mês de junho, para o lançamento do Movimento Propaganda Sem Bebida em destaque juntamente com a campanha Proteja-se – pela suspensão de novas escolas de Medicina. Os links divulgam informações atualizadas sobre os dois movimentos e os interessados em participar podem acessar artigos e opiniões sobre os temas.

A campanha Proteja-se, on line desde a reestruturação do site, em maio passado, tem recebido vários e-mails com elogios pela iniciativa:
“Muito boa a iniciativa de criar um site informando sobre a situação da Medicina e dos cursos...” – F.A.O. – 02/06
“Parabéns pela coragem... gostaria que nosso conselho tivesse a mesma ousadia...” – R.A.C. – 24/05
“Parabenizo todos vocês que tomaram esta iniciativa... Parabéns!” – M.S.O.L. – 23/05

A todos que procuram a cartilha “Escolha bem seu Curso de Medicina”, informamos que ela está disponível na íntegra em www.proteja-se.org.br, para consulta e impressão.

O portal do Cremesp também está divulgando, diariamente, todas as informações relacionadas às mobilizações da classe para a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada dos Procedimentos Médicos (CBHPM) e que envolvem a paralisação dos serviços médicos prestados às operadoras de saúde que recusam negociar.

Participe desta nova fase do portal do Cremesp: envie idéias e sugestões para editoria@cremesp.org.br

Banco de Empregos Médicos
www.bem.org.br

Muitas ofertas de trabalho estão disponíveis este mês no site Bem.org. Entre elas, destaque para a contratação de 38 novos profissionais pela prefeitura de Mogi das Cruzes (clínicos gerais, pediatras, ginecologistas e obstetras) e para a abertura de vagas para médicos clínicos, neurocirurgiões, ortopedistas/traumatologistas e pediatras, entre outros especialistas, oferecidas pela Autarquia Hospitalar Municipal Regional do Jabaquara. As prefeituras municipais de Paulo de Faria, em Votuporanga, e de Colinas, em Barretos, também estão com vagas para médicos pediatras.

Entre as informações sobre cursos e atualizações científicas para o aprimoramento do profissional médico, vale a pena conferir os seminários gratuitos que estão programados pela Associação Paulista de Medicina (APM) para julho e agosto, sobre Humanização Hospitalar; e a chamada para o Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia – que também acontece em julho – realizado pela Sociedade de  Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).  

Para enviar sugestões, utilize este endereço: editoria@bem.org.br

Centro de Bioética
www.bioetica.org.br

A partir do início do mês de julho, o visitante do site do Centro de Bioética do Cremesp irá se deparar com uma mudança significativa no layout do site: trazendo índice mais detalhado, novo visual e ferramentas internas ágeis, promete facilitar – e muito – o acesso e a pesquisa.
As modificações previstas não englobam o conteúdo escrito do site bioetica.org: como o observado por meio de levantamento estatístico, nosso  público procura leitura e não apenas um site de serviço.

Por isso, permanecem inalteradas as seções que figuram entre as de maior acesso do site como, por exemplo, Entrevistas com os grandes nomes da Bioética, FAQs (Frequently Asked Questions, nosso “banco de dúvidas” em Bioética, com suas respectivas respostas), além de Biblioteca, que conta com enorme acervo em revistas e livros.

Aos poucos, outra seção de leitura vem conquistando a atenção de quem se dispõe a entrar no www.bioetica.org.br: Artigos Comentados. Periodicamente, experts são convidados a analisar trabalhos publicados em respeitadas revistas estrangeiras em Bioética, como The Journal of Clinical Ethics; Cambridge Quarterly of Healthcare Ethics e Journal International de Bioéthique, entre tantas outras.

Opine sobre o bioetica.org pelo e-mail cbio@cremesp.org.br

Cremesp e Ministério Público Estadual atuarão em parceria

O Cremesp e o Ministério Público Estadual estudam a criação de um convênio inédito entre as duas instituições para uma colaboração mútua em relação à fiscalização de estabelecimentos de saúde e ao ensino médico.

A decisão foi tomada durante visita ao Cremesp feita pelo procurador geral do Estado de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho; acompanhado do promotor de Justiça e assessor Arnaldo Hossepian Jr., no dia 2 de junho. Participaram da reunião, representando o Conselho, seu presidente, Clóvis Francisco Constantino; os conselheiros Ruy Tanigawa, a chefe da Assessoria Jurídica, Adriana Teixeira da Trindade Ferreira, e o coordenador geral, João Carlos de Lima.

Pelo convênio, o Cremesp auxiliaria o Ministério Público com subsídios técnicos para que este possa ingressar com as ações judiciais cabíveis, no sentido de garantir um bom atendimento à saúde da população e condições adequadas e éticas de trabalho aos médicos.

Quanto ao ensino médico – após explicação de Clóvis Constantino sobre as dificuldades encontradas para que as escolas médicas se adaptem aos padrões mínimos de qualidade – ficou acertado que o Ministério Público tentará viabilizar meios para atuar nessa área.

Decidiu-se também que, em casos excepcionais, o Cremesp poderá fornecer subsídios técnicos ao Ministério Público para apuração de casos relacionados a erros médicos, quando o Instituto Médico Legal não conseguir chegar a uma conclusão satisfatória.

Na opinião de Rebello Pinho, “o Ministério Público Estadual e o Cremesp têm interesse comum em melhorar a prestação de serviços de saúde pública e, agora, esta iniciativa do Conselho possibilitará estreitarmos o relacionamento entre as duas instituições”.

Grupo busca diminuir violência em eventos esportivos

A crescente violência nas competições esportivas entre estudantes de Medicina no Estado de São Paulo foi tema de discussão realizada no Cremesp, dia 8 de junho.

Com a presença dos conselheiros do Cremesp Maria do Patrocínio Tenório Nunes, Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi, Ruy Yukimatsu Tanigawa e Akira Ishida, foram propostas estratégias para solucionar o problema, juntamente com o professor Milton de Arruda Martins, representando a direção da Faculdade de Medicina da USP, e dos presidentes das Associações Atléticas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM).

Preocupa a todos a violência e desrespeito entre os estudantes durante esses campeonatos, fator que acaba ofuscando a imagem da classe médica junto à opinião pública, como lembraram os presentes.

Essa foi a primeira de uma série de reuniões promovidas pelo Cremesp para tratar do assunto. A segunda reunião estava marcada para o final de junho, para a qual eram esperados mais representantes de Associações Atléticas e de direções das escolas médicas do Estado.

Diploma por boa conduta

O médico Renato Costa Monteiro (na foto, 3º da esq. para dir.) foi homenageado durante a sessão plenária do Cremesp, realizada no dia 15 de junho, recebendo um diploma em menção aos mais de 50 anos de atuação e boa conduta ética na prática médica. Clinicando atualmente em Araçatuba, cidade na qual é reconhecido carinhosamente pela população, o médico de 78 anos formou-se pela Faculdade de Medicina da USP, em 1950.


Foto: Osmar Bustos

Este conteúdo teve 104 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 322 usuários on-line - 104
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.