PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A Torre de Babel e a saúde do brasileiro


ENTREVISTA
Edson de Oliveira Andrade


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
A defasagem nos honorários


MERCADO DE TRABALHO
Confira salários pagos pelas maiores prefeituras


CONSELHO
Anuidade de Pessoa Jurídica


ATIVIDADES
Cremesp lança campanha de rádio em defesa da Saúde


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Exame de Habilitação Profissional


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 3
Os rumos da Medicina e das políticas de saúde no país


RESOLUÇÃO
Não há parto sem risco


BIOÉTICA
Fórum do Cremesp analisa criação do Conselho Nacional de Bioética


SERVIÇOS E AGENDA
Destaque para o Guia de Serviços do Cremesp


NOTAS
Alerta Ético sobre Descanso Médico


PARECER
Retenção de maca em ambulância. Quem responsabilizar?


HISTÓRIA - HOMENAGEM
Luiz Carlos Raya


GALERIA DE FOTOS



Edição 207 - 11/2004

NOTAS

Alerta Ético sobre Descanso Médico


Alerta Ético

Levando-se em conta o dia-a-dia atarefado dos médicos, certos deslizes éticos podem passar despercebidos. Preste muita atenção para evitar eventuais problemas!

Descanso médico

Durante plantão, o médico pode se permitir um período de descanso?
Apesar de ser questão recorrente e controversa, a verdade é que,  no Brasil, há resumida legislação sobre o assunto. Figura como exceção a Resolução Cremesp nº 90, que estabelece que em atividades em que exista grande demanda de atendimento em condições penosas, altamente estressantes e regimes de plantão de 12 e 24 horas, os “médicos deverão ter condições que permitam pausas compensatórias e conforto para repouso, alimentação, higiene pessoal e necessidades fisiológicas”.

Quanto ao tempo desse descanso, cabe a cada estabelecimento de saúde regulamentar a forma e condições. Entretanto, há uma boa pista: os médicos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)  podem basear-se  na premissa de que, como qualquer outro funcionário, contam com o mínimo de uma hora de intervalo para repouso, depois de seis horas contínuas de atividade.

No entanto, existe uma regra ética básica, capaz de diferenciar o repouso do plantonista médico e aquele gozado por outro profissional: é algo justificável e 100% defensável, contanto que o primeiro não esteja atendendo a nenhum paciente em caráter emergencial.
Se seguisse tal raciocínio – diga-se de passagem, implícito em vários artigos do Código de Ética Médica, destacando-se o 2º: “o alvo da atenção do profissional é a saúde do ser humano, em benefício do qual deverá agir com o máximo zelo e o melhor de sua capacidade profissional” – o Dr. José Roberto* teria condições de contra-argumentar a acusação de “negligência”.

Partiu da própria Comissão de Ética Médica (CEM) do hospital em que o Dr. JR atua em UTI a postura de investigar sua conduta no atendimento prestado à Rosa* – uma das pacientes graves sob sua responsabilidade, em plantão de 24 horas.

Consta que aquela senhora iniciou estável o segundo-dia de pós-operatório de extensa cirurgia digestiva. Só reclamava de “dificuldade para dormir” pelo barulho do ambiente – motivo que levou o Dr. JR a prescrever sedativo e a mandar desligar o som do monitor. No período da madrugada, porém, o médico recebeu intercorrência séria de outro paciente, o que fez com que se limitasse a prescrever à Rosa novo sedativo, para conter certa “agitação” descrita pela enfermeira.
Quando as coisas pareciam mais calmas, o médico saiu para fazer cuidados pessoais – o que, conforme se verificaria depois, se configuraram em sono profundo. Neste prazo, as condições ventilatórias da paciente pioraram muito, sendo percebidas somente pelo plantonista do turno seguinte. Quando o Dr. JR (finalmente) foi acordado, pouco havia a se fazer perante o quadro de parada cardiorrespiratória irreversível.

O próprio chefe do CTI não legitimou as explicações do colega – que, em resumo, revertiam a “culpa” pela piora do paciente à demanda de outros pacientes graves e à demora da enfermagem em avisá-lo de que o paciente havia piorado. Em depoimento ao Cremesp, afirmou: há indícios de negligência do subordinado. Perguntou: “como um médico indica forte sedação a paciente com indiscutíveis sinais de instabilidade e sai para dormir”?

“Acredito que se o colega estivesse junto à doente, certamente observaria sua piora progressiva”, apontou. Argumento aceito em gênero, número e grau pelo Cremesp, ao abrir Processo Ético Disciplinar, com base nos artigos 2º; 4º “ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão” e o 29 “é vedado ao médico praticar atos profissionais danosos ao paciente, que possam ser caracterizados como imperícia, imprudência ou negligência”. “Existem evidências de que o médico não esteve presente e atuante num caso desta complexidade, ainda mais em UTI, que pressupõe vigilância e atitudes imediatas”, termina o relator.

* Os nomes foram trocados para garantir a privacidade dos envolvidos
** Texto produzido pelo Centro de Bioética do Cremesp


Este conteúdo teve 502 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 311 usuários on-line - 502
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.