PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Isac Jorge Filho


CONSELHO
Programa de Educação Continuada do Cremesp


NACIONAL
Novas Diretrizes Médicas


ENSINO MÉDICO
Exame de Habilitação para recém-formados


MOVIMENTO MÉDICO
Opinião de Conselheiro


MOVIMENTO MÉDICO
Honorários Médicos


ESPECIAL
A visita de Humberto Costa ao Conselho


ATUALIZAÇÃO
Orientações sobre prescrições de COX-1 e COX-2


GERAL
Destaques: Atlas da saúde de São Paulo e RX da saúde no Brasil


AGENDA
Destaques: Disque-Psiquiatria e Biblioteca dr. Paul Janssen


AGENDA
Conselheiros são eleitos presidentes de sociedades de especialidade


NOTAS
Alerta Ético para a adulteração de informações médicas


PARECER
Quebra de sigilo


HISTÓRIA
Diltor Opromolla


GALERIA DE FOTOS



Edição 213 - 05/2005

AGENDA

Conselheiros são eleitos presidentes de sociedades de especialidade


Anestesiologia

Congresso reúne 1.300 médicos

  
O vice-presidente do Cremesp e diretor de Defesa Profissional da Sociedade Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), Desiré Carlos Callegari (foto ao lado), participou do 2º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA), que aconteceu de 20 a 22 de maio de 2005, no Centro de Conveções ITM-EXPO, em São Paulo. Na ocasião, Desiré apresentou palestra sobre "Efeitos adversos ocasionados pela má prática profissional".



O congresso contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin; do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata; e do presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho. Cerca de 1.300 médicos de São Paulo e de todo o país abordaram temas científicos de relevância para a prática diária dos anestesiologistas.

“O 2º COPA, ao mesmo tempo que representou baixo custo para o médico, foi caracterizado pela alta qualidade científica. Trata-se de um modelo de Congresso que deve ser reproduzido, levando em conta que a partir de agora os congressos contarão pontos para a revalidação do título de especialista e, por isso, devem ser acessíveis e realmente úteis aos médicos. Cabe ao presidente da Saesp, Irimar de Paula Posso, os méritos pelo fato de o Congresso ter superado todas as expectativas”, avaliou Desiré.

Durante o Congresso, o Cremesp esteve presente com estande, em espaço cedido pela Saesp, e distribuiu o Manual de Orientação ao Anestesiologista.

Sociedade Paulista de Radiologia

André Scatigno assume presidência

  
O conselheiro do Cremesp André Scatigno Neto é o novo presidente da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Scatigno tomou posse do cargo durante a abertura da 35ª Jornada Paulista de Radiologia, em 21 de abril.

“Assumo a presidência da Sociedade com o compromisso de dar continuidade à linha administrativa adotada pelos presidentes de gestões anteriores. A oferta de conhecimento atualizado aos radiologistas de São Paulo e do Brasil mantém-se como meta principal da Sociedade”, declarou em seu discurso de posse.

A diretoria presidida pelo conselheiro do Cremesp, que responderá pela gestão de 2005 a 2007, está assim constituída: Marcelo D´Andrea Rossi, vice-presidente; Tufik Bauab Júnior, secretário geral; Marcos Roberto de Menezes, 1o. secretário; Ana Karina Nascimento Borges, 2° secretário; Ricardo Emile Baaklini, tesoureiro geral; Osvaldo de Domenicis Júnior, 1° tesoureiro; Mário Barreto D´Avila 2° tesoureiro; Romeu José Santini, diretor de patrimônio; Nelson Márcio Gomes Caserta, presidente do clube Manoel de Abreu; e Antonio José da Rocha, presidente do clube Roentgen.

Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

Bráulio Luna é eleito presidente

  
O também conselheiro Bráulio Luna Filho foi eleito presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). A eleição ocorreu durante o XXVI Congresso da Socesp, entre 12 e 14 de maio, em Campos de Jordão.

Bráulio tomará posse em janeiro do próximo ano, respondendo pela gestão, no biênio 2006/2007. Também compõe a nova gestão da Socesp, o conselheiro do Cremesp José Henrique Andrade Vila, no cargo de diretor de Defesa Profissional.

Os demais integrantes da nova diretoria são: Ari Timerman, vice-presidente; Ibraim Masciarelli Pinto, 1º secretário; Ieda Jatene, 2ª secretária; Nelson Branco, 1º tesoureiro; Miguel Moretti, 2º tesoureiro; Edson Stefanini, diretor de Publicações; Fernando Nobre, diretor Científico; Carlos Serrano, diretor de Infra-estrutura; Márcio Figueiredo, diretor das Regionais: e Moacir Godoy, diretor de Informática.

Congresso
A abertura do Congresso contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Barradas Barata; do presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho; do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Eleuses Vieira de Paiva; do presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral; e os presidentes da Socesp, Otávio Rizzi Coelho; e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Antonio Felipe Simão; entre outras autoridades e representantes de entidades da categoria médica.

Fórum debate prontuário eletrônico

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, participou do 1° Fórum sobre Prontuários Eletrônicos e Certificação Digital realizado no Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, dia 29 de abril. Na ocasião, discutiu-se o projeto de implantação do prontuário eletrônico e a criação de uma câmara técnica para estudar a sua viabilização. Também participaram do encontro, pelo Cremesp, os conselheiros Krikor Boyaciyan e Ruy Tanigawa, respectivamente corregedor e corregedor adjunto.

Homenagem
Isac Jorge Filho também participou da entrega da Medalha de Mérito Pedro Ernesto à médica Regina Ribeiro Parizi, pelos serviços prestados à população nos cargos que ocupou ao longo de sua carreira – dada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 5 de maio. Ex-presidente do Cremesp, Regina Parizi atualmente é coordenadora da Geap (Fundação de Seguridade Social).

Anestesiologia

Evento no ABC
Como parte do objetivo de orientação e prevenção do Cremesp, seu vice-presidente, Desiré Carlos Callegari, proferiu palestra sobre Prontuário Médico, em 28 de abril, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM) de São Bernardo do Campo. A palestra foi destinada aos médicos do Hospital e Maternidade Itacolomi e demais profissionais da região. O convite foi feito pelo diretor clínico do hospital, Carlos Henrique Torniolo.


Bioética em Saúde da Família
Bioética no Programa de Saúde da Família foi o tema da palestra feita também pelo vice-presidente do Cremesp, em 20 de abril, aos médicos que estão se capacitando para o Programa Saúde da Família no curso da Faculdade de Medicina do ABC, credenciado pelo Ministério da Saúde. O convite foi feito pelo coordenador da pós-graduação da faculdade, Marcos Arkeman.
Em 11 de maio, Desiré Callegari proferiu nova palestra na Faculdade do ABC – sobre Ética Médica, a convite da professora doutora Lourdes Martins, coordenadora do curso aos docentes.


Este conteúdo teve 93 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 422 usuários on-line - 93
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.