PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EMC 2 & GERAL 1
Módulo sobre condutas do atendimento ao trauma: sucesso total!


EDITORIAL
O Dia do Médico e a guerra urbana - Isac Jorge Filho


ATIVIDADES DO CREMESP
Avaliação do ensino médico recebe 1.136 inscritos


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 1
Próximo módulo abordará Endocrinologia e Reumatologia


CONGRESSO
VI Congresso Brasileiro de Bioética em Foz do Iguaçu


LEGISLATIVO
A assinatura do Protocolo de Intenções entre a Alesp e o Cremesp


ENTREVISTA
Saraiva Felipe, ministro da Saúde, é o convidado desta edição


ARTIGOS
Em pauta a Política de Saúde e o Congresso Brasileiro de Oftalmologia


GERAL 2
Opinião de Conselheiro: Henrique Carlos Gonçalves


GERAL 3
Concurso de Capas do JC: conheça a vencedora!


AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em congressos e eventos


NOTAS 1
Alerta Ético: Empréstimo de CRM


NOTAS 2
Cursos/Eventos/Anvisa/Memória


GALERIA DE FOTOS



Edição 217 - 09/2005

AGENDA

Acompanhe a participação do Cremesp em congressos e eventos


Presidência

Colégio Brasileiro de Cirurgiões
tem nova diretoria

Tomou posse a nova diretoria do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. A solenidade ocorreu no dia 3 de setembro, no Hotel Pestana em São Paulo, e teve a participação do presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho.


O conselheiro do Cremesp, Gaspar de Jesus Lopes Filho, faz parte da nova direção. Além da posse, o CBC homenageou o médico cancerologista Dráuzio Varella, dando a ele o cargo de membro honorário nacional. Foi criado também um prêmio que leva o nome de Benedito Montenegro, entregue à professora Angelita Harb-Gama (foto), pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da cirurgia nacional.

A nova diretoria está composta: mestre, Paulo Roberto Corsi; vice-mestre, Gaspar de Jesus Lopes Filho; 1° e 2° secretários, Paulo Maurício Chagas Bruno e Cláudio José Bresciani; 1° e 2° tesoureiros, Sidiney Nadal e Paulo Kassab.

Outros eventos

Isac Jorge Filho participou também dos seguintes eventos:

- IV Congresso Brasileiro de Bioética, em Foz do Iguaçu, que ocorreu entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro. Junto com Isac, participaram também o vice-presidente, Desiré Carlos Callegari e os conselheiros Reinaldo Ayer de Oliveira, Luiz Carlos Aiex Alves, Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi e José Marques Filho.
- XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, em Fortaleza, Ceará.
- Audiência conjunta entre Assembléia Legislativa e as principais entidades médicas, no dia 12 de agosto, quando foram discutidos problemas que ocorreram no Hospital Heliópolis.
- II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2005, de 14 a 16 de setembro, na sede do Conselho Federal de Medicina, juntamente com o vice-presidente, Desiré Carlos Callegari, e os conselheiros Krikor Boyaciyan, Luiz Carlos Aiex Alves, Rui Tanigawa, Marli Soares, Renato Françoso, Rui Telles Pereira, Renato Silva e André Scatigno Neto.
- Proferiu a palestra sobre a Avaliação dos Recém-formados em Medicina do Estado de São Paulo, no dia 25 de agosto, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
- Palestra sobre “Os Mecanismos de Adaptação e sua Relação com a Terapia Nutricional após Enterectomias Extensas”, no dia 9 de setembro, durante o IX Congresso Brasileiro de Nutrologia, promovido pela Associação Brasileira de Nutrologia, em São Paulo, Capital.

Diretoria e conselheiros

- Desiré Carlos Callegari (na foto, ao microfone) ministrou palestra sobre os “Aspectos Éticos da Medicina”, e Julgamento Simulado, por ocasião do 1° Simpósio Médico da Amesp Saúde, no dia 17 de setembro. Participou também de assembléia no Centro Médico de Ribeirão Preto, no dia 22 de setembro, e de audiência com o prefeito daquela cidade sobre o deslocamento de médicos do Núcleo de Gestão Assistencial.

- Henrique Carlos Gonçalves participou de uma reunião para a Rearticulação das Atividades do Comitê Permanente do Combate a Tortura no dia 8 de setembro. Foi um dos membros da mesa redonda, em 17 de setembro, sobre Erro Médico, a convite da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, em São Paulo, Capital. Participou de Julgamento Simulado no Hospital Samaritano, na cidade de São Paulo, no dia 22 de setembro, juntamente com o conselheiro Renato Azevedo. Participou da abertura da Semana Nacional de Doação de Órgãos, a convite do Ministério da Saúde, em 23 de setembro.

- Reinaldo Ayer de Oliveira proferiu palestras sobre a “Avaliação dos Recém-formados em Medicina do Estado de São Paulo”, nos dias 25 de agosto e 19 de setembro, nas faculdades de FMRP-USP e UFMG, respectivamente. Coordenou a mesa Nuevo Humanismo para el Siglo XXI, por ocasião do VI Congresso Brasileiro de Bioética do Mercosul, no dia 9 de setembro. Participou do curso sobre a Importância do Direito na Atividade do Profissional de Saúde, ministrando uma palestra sobre “Direito dos Clientes/Pacientes – Normas Nacionais, Protetivas, CDC e CC”, em 13 de setembro. Em 14 de setembro, participou de um debate sobre Eutanásia e o Paciente Terminal, na sede da Ordem dos Advogados de Santos. Foi um dos participantes da mesa redonda que discutia os Códigos Éticos e Profissionais e o Papel dos Conselhos de Medicina, para os alunos do 6° ano de Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no dia 16 de setembro. Participou de um debate sobre Eutanásia, em 26 de setembro, na TV Senado.

- Alfredo Rafael Dell’Aringa e funcionários, corpo docente e discentes do Ambulatório Mário Covas, em Marília – SP, receberam da Câmara Municipal da cidade, os votos de congratulações de todos os vereadores da mesma, no dia 5 de setembro.

- Eurípedes Balsanufo Carvalho ministrou aula sobre “Bioética e Mastologia”, no Hospital e Maternidade São Cristóvão, em 24 de agosto, a convite do Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital. Participou também, em 30 de agosto, de uma reunião do Comitê Cultural de Mortalidade Materna. No dia 15 de setembro, representou o Cremesp em dois eventos: uma Audiência Pública, durante a qual foi discutido o Projeto de Lei n° 0318/05, que dispõe sobre a qualificação de entidades sem fins lucrativos como organizações sociais e, juntamente com o conselheiro André Scatigno Neto, participou de um Julgamento Simulado, no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, na cidade de São Paulo.

- Antonio Pereira Filho foi o palestrante do tema "Aspectos Éticos nos Protocolos de Medicamentos", a convite da Unimed de Araraquara, no dia 23 de agosto.

- João Ladislau Rosa e Maria Tenório Nunes do Patrocínio participaram da cerimônia de inauguração da sede própria do Conselho Regional de Terapia Ocupacional, no dia 16 de setembro. A conselheira também ministrou uma palestra sobre “O Médico e a Imprensa e seus Limites Éticos”, em 17 de setembro, por ocasião do fórum da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) – “70 anos: Defesa Profissional e Controle de Materiais”.

- Bráulio Luna Filho participou, em 29 de agosto, de Plenária de diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo, abordando o tema: “Exame de Qualificações para Ingresso na Atividade Profissional”.

- Luiz Alberto Bacheshi representou o Cremesp na cerimônia de instalação da Comissão de Regulamentação, Organização, Premiação e Seleção do Prêmio Cecília Donnangelo, destinado a laurear os melhores trabalhos de pesquisa e de gestão na área de Recursos Humanos em Saúde, em âmbito nacional, no dia 1º de setembro, na Faculdade de Medicina de São Paulo. (FMUSP-SP).

- Caio Rosenthal representou o Cremesp no jantar que comemorou os 50 anos da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, ocorrido em 20 de setembro.

- Gabriel David Hushi reuniu-se com o prefeito e a diretoria da Secretaria Municipal de Saúde, da cidade de Itanhaém, no dia 19 de setembro;
Em 20 de setembro reuniu-se com o corpo clínico do Hospital CEMA, em São Paulo.

- Adamo Lui Netto representou o Cremesp, no dia 23 de setembro, em encontro com conselheiros do CRM do Amazonas, em Manaus, para discutir condutas éticas nos procedimentos médicos em geral e, em particular, na Oftalmologia, implantação da CBHPM e processos jurídicos, entre outros temas. 

Eleições da Sogesp

Ocorrerá, no próximo dia 7 de novembro, a eleição da nova diretoria da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp). O diretor do Cremesp, Krikor Boyaciyan será o novo presidente para o biênio 2005-2007, uma vez que a chapa “Ética, Unidade e Trabalho” é única. Todos os associados da Sogesp que estão com suas anuidades quites receberão pelo correio o kit de votação e a orientação de como votar. “Nossa chapa irá continuar seguindo os mesmos moldes e linhas da gestão atual. Ela está aprimorando a Sociedade e pretendemos continuar com esse belo trabalho”, afirma Krikor.


Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 393 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.