PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EMC 2 & GERAL 1
Módulo sobre condutas do atendimento ao trauma: sucesso total!


EDITORIAL
O Dia do Médico e a guerra urbana - Isac Jorge Filho


ATIVIDADES DO CREMESP
Avaliação do ensino médico recebe 1.136 inscritos


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 1
Próximo módulo abordará Endocrinologia e Reumatologia


CONGRESSO
VI Congresso Brasileiro de Bioética em Foz do Iguaçu


LEGISLATIVO
A assinatura do Protocolo de Intenções entre a Alesp e o Cremesp


ENTREVISTA
Saraiva Felipe, ministro da Saúde, é o convidado desta edição


ARTIGOS
Em pauta a Política de Saúde e o Congresso Brasileiro de Oftalmologia


GERAL 2
Opinião de Conselheiro: Henrique Carlos Gonçalves


GERAL 3
Concurso de Capas do JC: conheça a vencedora!


AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em congressos e eventos


NOTAS 1
Alerta Ético: Empréstimo de CRM


NOTAS 2
Cursos/Eventos/Anvisa/Memória


GALERIA DE FOTOS



Edição 217 - 09/2005

NOTAS 1

Alerta Ético: Empréstimo de CRM


ALERTA ÉTICO

Empréstimo de CRM

Os médicos devem preservar o
número e o carimbo do CRM e jamais emprestá-los a terceiros

Não é possível dissociar o exercício ético da Medicina do registro profissional de quem a executa: o número de CRM é tão arraigado ao detentor que se tornou, no conceito popular, sinônimo de lisura e competência do médico – ou, ao contrário, de negligência e/ou imprudência e/ou imperícia, se vinculado à cassação após processo disciplinar.

Mesmo considerados como médicos ao receberem o diploma, os recém-formados só poderão exercer legalmente a profissão depois de inscritos no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade. Isto, desde a – antiga, mas válida – Lei Federal nº 3268, de 1957.
Portanto, é compreensível que se sintam gratificados ao receberem seu número de CRM, cerca de uma semana depois de darem entrada no pedido de registro, mediante a apresentação de documentação. A partir de então, presume-se, terão ampla liberdade para abraçar, de fato, a carreira tão almejada.

Ao que tudo indica, entretanto, nem todos estão absolutamente cientes da importância de preservar o número e o carimbo com seu nome e CRM. Chegam a emprestá-los (ou a pedir-lhes emprestados) a colegas.

Atenção: em ambos os casos incorrem-se em erros de natureza ética, obviamente puníveis. Ainda que a intenção seja vista como supostamente justificável ou haja pura e simples desinformação.

Veja, por exemplo, o que aconteceu com a dra. H.: acreditou que poderia incumbir a colega, a dra. T., de cobrir seu plantão de Carnaval – já que precisaria se ausentar. Até aqui, nenhuma novidade: o próprio artigo 37 do Código de Ética Médica abre a possibilidade de o médico se afastar do plantão por motivo de força maior, contanto que esteja garantida a presença de substituto.

O que diferencia esta situação de tantas outras é que, aparentemente, a dra. H. permitiu o uso do seu número de CRM pela dra.T., bem como sua guia de receitas e de pedidos de exames assinados por si. Motivo: a segunda aguardava a expedição de seu próprio registro profissional, em poucos dias.

Inocentemente, a jovem médica dra. T. nem cogitou a hipótese de estar, na verdade, exercendo ilegalmente a profissão. “Eu já havia colado grau e preenchido os formulários para pedir meu CRM. Atendi ‘direitinho’ aos doentes, não recebendo nenhum pagamento pelo trabalho”, lamentou.

Por seu lado, a dra. H. disse não estar lembrada do empréstimo, mas admitiu que “em alguns momentos”, seu CRM realmente foi adotado pela colega, até que o pessoal de retaguarda do PS questionou a legalidade do ato e o denunciou, junto à Comissão de Ética Médica (CEM) da instituição.

Mais tarde, no Cremesp, foi desconsiderada a alegação de “esquecimento”, por parte da designada para o plantão. A dra. H foi encaminhada a Processo Disciplinar, com base em artigos do Código, como o 4°, “ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão” e – em especial – o 38, que o veda de “acumpliciar-se com os que exercem ilegalmente a Medicina, ou com profissionais ou instituições médicas que pratiquem atos ilícitos”.

Cabe destacar trecho da lei 3268: a carteira profissional, entregue em cerimônia nos CRMs e tão comemorada pelos novos médicos, “valerá como documento de identidade e terá fé pública”.

Esta coluna é produzida pelo Centro de Bioética do Cremesp e possui apenas fins didáticos. Os nomes (e algumas situações) foram modificados ou descaracterizados para garantir a privacidade de possíveis envolvidos.


Este conteúdo teve 107 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 508 usuários on-line - 107
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.