PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Cremesp: 50 anos de luta


ENTREVISTA
Cid Carvalhaes


ATIVIDADES DO CONSELHO
Educação continuada: módulo VI é transferido para fevereiro


OPINIÃO DO CONSELHEIRO 1
Henrique Carlos Gonçalves fala sobre inviolabilidade do segredo médico


OPINIÃO DO CONSELHEIRO 2
Caio Rosenthal aborda Quebra de Patentes


BIOÉTICA
Bolsas de pesquisa e novidades no site


ALERTA ÉTICO
Cuidado com o carimbo!


CONSELHO
Denúncias e processos: como o médico deve agir?


ESPECIAL
Hospitais e serviços de saúde deverão adotar novas normas de seguran


GERAL
Lei torna obrigatórios tratamento e prevenção da Hepatites


GERAL 2
Jornada de trabalho dos médicos é a maior entre todas as profissões


INICIATIVA
São Paulo se prepara para eventual epidemia de Gripe Aviária


GERAL 3
CRMs defendem mais recursos para a Saúde


NOTAS
Convocações, Editais, Contato e chamada para Assembléia Extraordinária


NOTAS 2
Resolução e Cursos e Eventos


HISTÓRIA DA MEDICINA
Câmara Lopes foi um cirurgião reverenciado


GALERIA DE FOTOS



Edição 221 - 01/2006

BIOÉTICA

Bolsas de pesquisa e novidades no site


Cremesp abre inscrições para bolsas de pesquisa

O Cremesp, por meio de seu Centro de Bioética, receberá até o dia 15 de abril inscrições para seu programa de bolsas para estudantes. Os trabalhos devem tratar do tema ética médica.

Coordenado pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira e Gabriel Oselka – coodenadores da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética e  do Centro de Bioética, respectivamente –, destina-se a estudantes do 2º ao 5º ano de Medicina – ou que estejam cursando do 3 º ao 10º semestre da faculdade.

O autor de cada trabalho escolhido receberá bolsa de R$ 330,00 mensais  pelo período de dez meses. Por meio da iniciativa, o  Conselho visa contribuir para a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado de São Paulo.

Critérios
Contam como critérios de avaliação dos trabalhos, entre outros, originalidade, integração e definição dos objetivos e relevância das pesquisas.

O bolsista poderá ser orientado por qualquer médico regularmente inscrito no Cremesp – não é necessário que seja professor de ética ou professor universitário.

Desde 2000, quando foi criado, o prestígio do Programa tem aumentado entre os estudantes.

Prova disso é a melhoria do nível dos trabalhos escolhidos, cada vez mais criativos. Em 2005, por exemplo, figuraram, entre outros: Paciente Menor de Idade tem Direito a Informação; Restrições Impostas aos Acadêmicos da Área de Saúde Quanto às suas Religiões, que vetam o trabalho aos sábados; e Emprego da Internet por Sociedades Brasileiras de Especialidades Médicas para informação sobre saúde à população.

Todas as informações e ficha de inscrição para o programa de bolsas estão disponíveis no site do Centro de Bioética, endereço http://www.bioetica.org.br/. É possível também contatar o Centro, no telefone (11) 5908.5647, com Andréa.

Site do Centro de Bioética tem novas seções

O Centro de Bioética do Cremesp implementa, a partir deste mês, várias seções novas em seu site (www.bioetica.org.br), além de ferramentas que permitem uma navegação mais ágil, em sua área de Pareceres e Resoluções.

A primeira inovação é o espaço “Enquete” que destina-se a levantar, junto aos usuários, a opinião sobre temas polêmicos do universo da Bioética. Cria-se, assim, uma maior interatividade com os visitantes.

Teria a revista Science se equivocado, ao publicar texto forjado? Transplante de face é aceitável? A Bioética deve ser ministrada desde o início do curso de Medicina? incluem-se entre os vários assuntos a serem abordados.

Em nosso menu principal será incluído botão com o arquivo do “Alerta Ético” – texto publicado todos os meses pelo Jornal do Cremesp, capaz de fomentar discussões.

A área “Novidades” (uma das mais visitadas do site), na home page, passará a contar com duas chamadas, permitindo agilidade às notícias. Por sua vez, em “Legislação”, serão implantados novos recursos de pesquisa, que facilitarão as consultas.

Disponível também no site a íntegra da nova publicação do Conselho, Cadernos de Bioética do Cremesp – cuja primeira edição, em formato papel, se esgotou rápida e completamente.

Estas são apenas algumas das idéias inseridas no site do Centro de Bioética que, a cada dia, apresenta um número mais significativo de acessos. Em breve, outras serão disponibilizadas.

Participe das mudanças! Dê suas sugestões por meio de correio eletrônico, no endereço cbio@cremesp.org.br


Este conteúdo teve 108 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 306 usuários on-line - 108
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.