PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Hora de agradecer - Editorial de Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
A presidente do Conselho Regional de Farmácia é a entrevistada desta edição


BALANÇO 1
Acompanhe as atividades do Cremesp de janeiro de 2005 a março de 2006


BALANÇO 2
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


BALANÇO 3
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


BALANÇO 4
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


ATIVIDADES DO CONSELHO
Destaque para os encontros regionais do Cremesp no interior


LEGISLATIVO
Cremesp apóia o PL 856/05, que proíbe cartões de descontos de funerárias


AGENDA
A presença do Conselho em eventos de importância para a classe médica


TOME NOTA
O Alerta Ético desta edição aborda o exagero no diagnóstico


GERAL
Cursos e Eventos, Súmulas, Pesquisas. Atualize-se!


HOMENAGEM
Nelson Okano: referência ética em decisões difíceis


GALERIA DE FOTOS



Edição 223 - 03/2006

BALANÇO 4

Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


Jornal do Cremesp

O Jornal do Cremesp passou por modificações gráficas nos últimos 15 meses. Houve uma padronização das fontes (tipos de letras) e a incorporação de soluções editoriais existentes nos grandes jornais. A primeira página deixou de ter o aspecto que lembrava o de revista, passando a assemelhar-se mais ao estilo de jornal diários. O número de cores foi reduzido. O título das matérias passou a ser sistematicamente acompanhado de “linhas finas” – pequeno texto que complementa o título. Dedicou-se especial atenção para que a abertura das matérias contivesse a informação essencial. As legendas das fotos passaram a ter título e procurou-se que não fossem redundantes.

Com a padronização das fontes e um melhor aproveitamento do espaço, ganhou-se um significativo acréscimo do número de caracteres. Na comparação da média das 12 últimas edições com igual número de edições anteriores, obteve-se um acréscimo de 10,58% na quantidade de caracteres. Isso representou um ganho de 1,69 páginas por edição, ou 1,26 edições no período de 1 ano. Quanto ao conteúdo, procurou-se tomar a iniciativa de encomendar temas específicos aos conselheiros e a médicos mais familiarizados com o assunto em questão. Isso tanto no tocante a temas de atualização científica, quanto a assuntos referentes à ética e à política médica.

Revista Ser Médico

A revista Ser Médico também teve modificações gráficas. O estilo da capa, vigente nas 30 primeiras edições, foi modificado. Ao invés da tira com uma foto ilustrativa neutra, passou a exibir a foto de uma das matérias publicadas. O número de colunas deixou de ser fixo, passando a variar de uma a duas, dependendo da página. De uma maneira geral, a diagramação ganhou maior variedade, abandonando padronizado que apresentava. O tamanho da fonte foi ligeiramente reduzido, aumentando a densidade dos textos.

Tanto o jornal como a revista têm a sua versão on line no portal do Cremesp. Com esse recurso, adotou-se o expediente de as matérias mais extensas, que precisaram sofrer cortes na versão impressa, serem publicadas na íntegra na versão da internet. A tiragem da revista e do jornal aumentou, acompanhando o crescimento demográfico da população de médicos do Estado. Atualmente, ambos tem tiragem de 105 mil exemplares. Desde meados do ano passado, as duas publicações passaram a ser enviadas aos conselheiros dos Conselhos Regionais de Medicina de todo o país.

Presença na mídia

O Cremesp registrou importante presença nos meios de comunicação, da Capital e Interior, que procuraram o Conselho como fonte constante de matérias sobre medicina e saúde. Em 2005 foram atendidas 560 solicitações de jornalistas da grande imprensa e imprensa especializada (rádio, TV, jornais e revistas) – número restrito a 2005. Também foram enviadas matérias e artigos aos veículos de comunicação; convocadas e organizadas entrevistas coletivas.

Internet

O Portal do Cremesp passou por contínuas modificações, com a implantação de novos serviços. Foi criado o Canal Acadêmico, destinado aos estudantes de Medicina; e o Canal Cidadão, com notícias de saúde para o público leigo. O Cremesp passou a enviar, semanalmente, por e-mail, aos interessados previamente cadastrados, um boletim eletrônico com informações de fatos que tiveram destaque na área médica, notícias sobre legislação atualizada em saúde, artigos em destaque no Jornal do Cremesp e na revista Ser Médico, além de oportunidades de emprego, cursos e eventos.

BEM.ORG.BR
O Banco de Empregos Médicos aprimorou-se, tornando-se uma das principais referências na oferta e busca de vagas para profissionais médicos no mercado de trabalho. Ademais, continuaram a ter sites específicos as campanhas Proteja-se, contra a abertura indiscriminada de faculdades de medicina, Propaganda Sem Bebida, que defende a proibição da propaganda de cerveja nos meios de comunicação antes da 23h00.


BIOÉTICA.ORG.BR
Como acontece desde sua criação, em 2002, o site do Centro de Bioética do Cremesp registra constante crescimento em acessos. Entre as seções mais visitadas: Entrevistas com os grandes nomes da Bioética, que traz bate-papos exclusivos com autoridades mundiais e Deu na Mídia, resenha diária no assunto.

Alerta médico

Nos últimos 15 meses foram produzidos 16 programas da série “Alerta Médico”, transmitidos pela TV Unifesp. Trata-se de um programa que exibe entrevistas feitas com conselheiros do Cremesp, abordando assuntos relacionados às atividades do Conselho, temas de ética médica e questões de saúde de interesse do público em geral. O programa é exibido, via TV a cabo, apenas na Capital, pelo canal 11, da NET, ou pelo canal 17, da TVA. O programa tem 30 minutos de duração e é exibido às terças, quintas e sábados, às 19h30.

Concurso de capas


De março a setembro de 2005 o Conselho realizou, nos hospitais e locais de trabalho, concurso para a escolha da melhor capa do Jornal do Cremesp dos últimos cinco anos. Participaram da votação 1.250 médicos.


Biblioteca

Com mais de 1.350 livros catalogados, além de inúmeros periódicos nacionais e estrangeiros, a Biblioteca do Cremesp é especializada na organização de informações sobre ética médica, Bioética e legislação relacionada ao exercício da Medicina. Denominada em janeiro de 2006 Biblioteca “Dr. Flamínio Fávero”, ganhou novas instalações e terá seu acesso aberto ao público em geral, à rua da Consolação, 753, 1º andar, na sede do Cremesp. Durante os últimos 15 meses atendeu cerca de 11.500 consultas internas e 4.900 solicitações de público externo.


Este conteúdo teve 62 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 102 usuários on-line - 62
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior