PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Hora de agradecer - Editorial de Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
A presidente do Conselho Regional de Farmácia é a entrevistada desta edição


BALANÇO 1
Acompanhe as atividades do Cremesp de janeiro de 2005 a março de 2006


BALANÇO 2
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


BALANÇO 3
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


BALANÇO 4
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


ATIVIDADES DO CONSELHO
Destaque para os encontros regionais do Cremesp no interior


LEGISLATIVO
Cremesp apóia o PL 856/05, que proíbe cartões de descontos de funerárias


AGENDA
A presença do Conselho em eventos de importância para a classe médica


TOME NOTA
O Alerta Ético desta edição aborda o exagero no diagnóstico


GERAL
Cursos e Eventos, Súmulas, Pesquisas. Atualize-se!


HOMENAGEM
Nelson Okano: referência ética em decisões difíceis


GALERIA DE FOTOS



Edição 223 - 03/2006

ATIVIDADES DO CONSELHO

Destaque para os encontros regionais do Cremesp no interior



Encontros regionais no Interior



Em Araçatuba, Ribeirão Preto e Piracicaba foram realizadas atividades visando a descentralização de ações e comemoração
do cinqüentenário do Cremesp


O Cremesp segue em suas atividades regionais com o objetivo de descentralizar ainda mais suas ações e comemorar o seu cinqüentenário. Aconteceram no mês de março os II, III e IV Encontros Regionais, em Araçatuba, Ribeirão Preto e Piracicaba, respectivamente. Médicos com 50 anos de atividade profissional sem processo ético foram homenageados. Confira como foi o Encontro Regional em cada delegacia do Cremesp.

Araçatuba
O evento foi realizado no auditório Dr. Renato Costa Monteiro, na Associação Paulista de Medicina de Araçatuba, em 1º de março, às 20 horas. O encontro foi marcado pela cerimônia de entrega do diploma aos médicos com 50 anos ou mais de atividade profissional sem infração ética. Os homenageados receberam das mãos de Isac Jorge Filho, presidente do Cremesp, um certificado de boa conduta. São eles: Aldo Cardilli, Creso Machado Pinto, Elmano Moreira Brandão, Jousé Katsuda, Luiz Geraldo Fonseca, Olair  Felizola Moraes, Oscar Herculano de Oliveira, Francisco Galhardo Neto, José Alexandrino Filho, Mario Soares Ramos, Nelson Nigro, Oscar Luiz Cotrim, Celso Justo, Heitor Serapião Jr., Arnaldo dos Santos Vieira, Paulo Katsuda, Edmon Alexandre Salomão e Normam Storto. “O clima do evento foi de muita emoção pela justa homenagem aos decanos da Medicina da região”, enfatizou José Marques Filho, conselheiro do Cremesp responsável pela Delegacia. Após a cerimônia, Isac Jorge Filho ministrou uma aula sobre “Medicina Arabesca”. Em seguida, o presidente da Unimed Araçatuba, Geraldo Costa Silva, traçou o perfil biográfico dos 18 médicos homenageados. “Foi o momento mais bonito dessa delegacia. Gratificante por ver a alegria dos colegas homenageados”, concluiu Adalberto Benevides, delegado do Cremesp em Araçatuba.

Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, o III Encontro Regional abrangeu a assinatura de convênios e palestra, no dia 15 de março, na sede do Centro Médico local. O evento reuniu médicos e professores. O Cremesp foi representado pelo presidente, Isac Jorge Filho, e pela conselheira Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi. Os delegados regionais Cleusa Cascaes Dias e José Alberto de Oliveira também estiveram presentes. Um dos convênios foi assinado entre o Cremesp e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) com o objetivo de operacionalizar um programa de estágio de estudantes de Medicina junto às entidades relacionadas à área de saúde, que possam contribuir para a formação de futuros profissionais. Outro convênio foi oficializado entre o Conselho e a Associação dos ex-Alunos da Fmusp de Ribeirão Preto (Aexa), visando desenvolver cursos de atualização e pesquisas sobre destino e atividades dos ex-alunos. A palestra, proferida pelo médico Manuel  Rollemberg, abordou a História Fmusp-Ribeirão Preto.
Entre os presentes estava o vice-diretor da Fmusp-Ribeirão, Wiliam Prado; o presidente do Centro Médico local, Osvaldo Cruz Franco; o presidente da Aexa, Antonio Roberto D´Angieri; e o superintendente do CIEE, Afonso Lamounier.

Piracicaba
O IV Encontro Regional do Cremesp foi sediado na Delegacia Regional de Piracicaba, em 16 de março. Contou com a presença do Isac Jorge Filho que promoveu a entrega de carteiras profissionais aos novos médicos e diplomas de boa conduta aos médicos formados há mais de 50 anos sem nenhuma infração ética. O presidente do Cremesp proferiu, na oportunidade, uma palestra sobre Bioética. Foram homenageados 27 médicos, das delegacias de Piracicaba, Americana e Limeira. O evento contou com a presença do conselheiro responsável Renato Françoso Filho, dos delegados da Regional de Piracicaba: Mauricio Edvaldo Battistini Marques, Wagner de Matos Rezende e Teresa Monteiro Teixeira. Representando a Delegacia de Limeira, estiveram presentes Soraia Drago Menconi e Ciro Antonio de Oliveira Lara; de Americana, os delegados João Aluizio Neto e Sidney de Sousa Almeida Junior. O presidente da APM, Antonio Haddad Dib e o presidente da Unimed, Antonio Geraldo Buck, também compareceram.

Cremesp terá nova diretoria

Dando continuidade ao rodízio na composição da diretoria do Cremesp durante a gestão 2003-2008, novos conselheiros foram eleitos para dirigir a entidade. Conforme estabelecido no regimento interno, o mandato será de 15 meses. De abril de 2006 a junho de 2007, a presidência ficará a cargo de Desiré Carlos Callegari, que substituirá Isac Jorge Filho. Além de Desiré, a diretoria está assim composta: Luiz Alberto Bacheschi – vice-presidente; Henrique Carlos Gonçalves – primeiro-secretário; Renato Azevedo Júnior – segundo-secretário; Marli Soares – primeira-tesoureira; Nacime Salomão Mansur – segundo-tesoureiro; Antonio Pereira Filho – diretor de Comunicação; João Ladislau Rosa – diretor da Fiscalização; Krikor Boyaciyan – corregedor; Ruy Tanigawa – corregedor suplente; Gaspar de Jesus Lopes – diretor jurídico; Kazuo Uemura – coordenador das Delegacias do Interior e Rui Telles Pereira – coordenador das Delegacias da Capital. Na próxima edição do Jornal do Cremesp daremos a cobertura completa da posse da nova diretoria, prevista para acontecer dia 1º de abril, logo após o fechamento desta edição.

Conselho realiza seu primeiro Congresso

O Iº Congresso do Cremesp e Iº Congresso Paulista de Ética Medica seria realizado logo após o fechamento desta edição do Jornal do Cremesp, de 30 de março a 1º de abril, na cidade de São Paulo. O Congresso é uma das atividades de comemoração do cinqüentenário do Conselho. Vários temas estavam previstos para serem apresentados por renomados especialistas: A Ética Médica através dos Tempos; O Financiamento da Saúde Pública; Reprodução Assistida; Bioética e Sociedade; Conflitos em Ética Médica; Dilema do Prontuário Médico, entre outros. Na próxima edição publicaremos a cobertura completa do Congresso. Leia também sobre o evento no SITE DO CREMESP  

Federação das Unimeds visita o Cremesp

Integrantes da nova diretoria da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo visitaram o Cremesp no dia 3 de março. A Federação foi representada pelo diretor-presidente, Eudes de Freitas Aquino; pelo diretor-superintendente, Humberto Jorge Isaac; e pelo diretor de Marketing, Ciro da Silva Monteiro. Pelo Cremesp, participaram da reunião o presidente, Isac Jorge Filho; o vice-presidente, Desiré Carlos Callegari; o primeiro-secretário, Henrique Carlos Gonçalves; o segundo-secretário, Renato Azevedo Júnior; e o conselheiro Gabriel David Hushi. Isac Jorge ressaltou que o sistema Unimed “preza pela ética no exercício profissional e representa uma importante alternativa à intermediação e exploração do trabalho médico”. Eudes Aquino ressaltou a importância da atuação mais próxima do Cremesp: “esperamos estar juntos, em parceria e respeito mútuos”.


Este conteúdo teve 90 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 402 usuários on-line - 90
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.