PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Hora de agradecer - Editorial de Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
A presidente do Conselho Regional de Farmácia é a entrevistada desta edição


BALANÇO 1
Acompanhe as atividades do Cremesp de janeiro de 2005 a março de 2006


BALANÇO 2
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


BALANÇO 3
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


BALANÇO 4
Gestão de Isac Jorge Filho: 15 meses de intenso ritmo de trabalho


ATIVIDADES DO CONSELHO
Destaque para os encontros regionais do Cremesp no interior


LEGISLATIVO
Cremesp apóia o PL 856/05, que proíbe cartões de descontos de funerárias


AGENDA
A presença do Conselho em eventos de importância para a classe médica


TOME NOTA
O Alerta Ético desta edição aborda o exagero no diagnóstico


GERAL
Cursos e Eventos, Súmulas, Pesquisas. Atualize-se!


HOMENAGEM
Nelson Okano: referência ética em decisões difíceis


GALERIA DE FOTOS



Edição 223 - 03/2006

GERAL

Cursos e Eventos, Súmulas, Pesquisas. Atualize-se!



Pesquisas

Estudo traçará perfil de ex-residentes paulistas

O Cremesp e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo solicitam aos ex-residentes dos programas de residência financiados por esta Pasta – sorteados para responder a pesquisa – que não deixem de fazê-lo. Cerca de cinco mil ex-residentes do Estado – do total de 15 mil – foram sorteados e receberão uma carta – já enviada – orientando como responder ao questionário no site do Cremesp. O objetivo da pesquisa é avaliar a inserção dos profissionais no mercado de trabalho, renda, carga horária, se trabalha no setor público, privado ou ambos, entre outros itens.

Ex-alunos da Faculdade de Medicina do ABC

A Faculdade de Medicina do ABC (Fmabc) está realizando uma pesquisa com o objetivo de traçar o perfil profissional dos médicos formados na instituição. Coordenado pelo Centro de Estudos de Saúde Coletiva, sob a supervisão do professor Marco Akerman, o estudo Perfil do Egresso da Fmabc: a atenção básica em questão contará com a participação de docentes da disciplina de Saúde Coletiva e de alunos de graduação (bolsistas de iniciação científica). A obtenção dos dados será realizada por meio de um questionário, enviado por correio e e-mail aos ex-alunos da faculdade. “Assim – destaca o professor Akerman – o sucesso da pesquisa depende da colaboração e empenho desses médicos, que atuam nos mais diversos serviços de saúde, para preencher e devolver esses questionários, tornando possível conhecer melhor uma parcela importante dos profissionais formados no Estado de São Paulo”. Fundada em 1967, a Fmabc já graduou cerca de três mil médicos.

Súmulas
Com o objetivo de agilizar e dar mais eficiência aos seus atos processuais, o Cremesp divulga mais duas súmulas – entendimento consolidado a respeito de determinada matéria jurídica:

Juntada de documentos em razões finais
A juntada de documentos em Razões Finais, via de regra, não é permitida, cabendo às partes produzirem suas provas durante a fase instrutória. A autorização de juntada, nesta fase, somente é possível se forem documentos efetivamente novos, considerados como de relevância processual e produzidos após o encerramento da instrução.

Prazo impróprio
Os prazos dilatórios nos expedientes/denúncia e nos processos disciplinares são, essencialmente, impróprios, não havendo o formalismo do processo judicial, devendo haver sempre a observância da busca pela verdade real e da ausência de prejuízo às partes envolvidas.

Comunicado

Certificado de Atualização Profissional

O Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira comunicam:
Em virtude de informações incorretas que estão sendo veiculadas, a Comissão Nacional de Acreditação (CNA) comunica que a participação na Certificação de Atualização Profissional é opcional para portadores de títulos de especialista e certificados de área de atuação, cujos concursos estiverem concluídos até 31/12/2005, mesmo que o registro desses documentos nos Conselhos Regionais de Medicina seja efetuado após essa data.

Comissão Nacional de Acreditação

Erratas

Informe técnico
Em novembro de 2005, na edição 219 do Jornal do Cremesp foi publicado Informe Técnico elaborado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde contendo erro que, no momento da elaboração do texto, não foi identificado pelos técnicos. No sub-título “Epidemiologia”, no parágrafo “a riquétsia persiste no carrapato por gerações, pois é transmitida a sua progênie transplacentariamente”, o correto é: “A riquétsia persiste no carrapato por gerações, pois a transmissão é por via transovariana ou transestadial”.

Crédito de foto
O crédito da foto publicada na página 16 da edição 222 do Jornal do Cremesp (fevereiro último), junto à matéria de homenagem ao médico Oswaldo Paulino, é da fotógrafa Flávia Gomes Pereira.

Organizações Sociais

A Plenária de Conselheiros do Cremesp debateu, no dia 14 de fevereiro, a lei aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo em janeiro de 2006, que permite às organizações sociais – entidades do terceiro setor sem fins lucrativos –, assumirem a gestão de unidades e equipamentos públicos de saúde. Na próxima edição O Jornal do Cremesp trará os principais pontos abordados na discussão.

CURSOS E EVENTOS

Acupuntura
2º World Congress of Integrated Medical Acupuncture e 10º Congresso Médico Brasileiro de Acupuntura. Promovidos pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA) em conjunto com a International Council of Acupuncture and Related Techniques, de 15 a 17 de junho. Informações: (11) 5572-1666.

Obstetrícia e Ginecologia
XI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, de 17 a 19 de agosto, no ITM-Expo, em São Paulo. Informações: (11) 3884-7100 ou pelo e-mail: sogesp@uol.com.br

Congresso Acadêmico
Congresso Médico Acadêmico de Santos (Comas), organizado por acadêmicos da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com apoio da Fundação Lusíada. De 22 a 26 de maio. Informações: cynthiafcms@yahoo.com.br

Cirurgia Endovascular
III Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular, de 20 a 22 de abril, no Hotel Gran Meliá e no Hospital Samaritano, em São Paulo (SP). Informações: www.icve.com.br

Dermatologia
XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, de 3 a 7 de junho, em São José do Rio Preto (SP). Informações: (17) 3232-6611.

Medicina do Trabalho
A Associação Paulista de Medicina do Trabalho promove, no dia 3 de junho, seminário sobre LER/DORT, em São Paulo. Informações: (11) 3107-7979

Genitoscopia
II Simpósio Regional de Genitoscopia promove o XVII Curso de atualização em PTGIC, de 25 a 29 de outubro, em São Paulo. Informações: (11) 5611-7347.

Auditoria e Perícia Médica
A Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) oferece curso de pós-graduação em Auditoria e Perícia Médica. Com 360 horas de duração, o curso é ministrado aos sábados, em Ribeirão Preto (SP). Informações: (16) 3603-6861/6862.

Análise e Citologia Clínica
33° Congresso de Análises Clínicas e 6° Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, de 4 a 8 de junho, em Curitiba (PR). Informações: (62) 3214-1005.

Homeopatia
VI Simpósio Médico Acadêmico de Homeopatia da Unicamp, dias 5 e 6 de outubro, em Campinas (SP). Informações: comau @fcm.unicamp.br

Médico Acadêmico
XV Congresso Médico Acadêmico da Unicamp, de 16 a 18 de outubro, em Campinas (SP). Pré-Congresso dia 07 de outubro e inscrições até 28 de setembro. Informações: comau@fcm.unicamp.br

Saúde Mental
Curso de Práticas Interdisciplinares em Saúde Mental, em São Paulo. O curso tem carga horária de 33 horas e será iniciado no dia 3 de abril. Informações: (11) 6959-9055.

Cardiologia do Esporte
V Curso de Extensão Universitária em Cardiologia do Esporte, 16 e 17 de junho, em São Paulo. Inscrições: www.idpceventos. com.br ou pelo tel.: (11) 5085-4058.

Disfunção Temporomandibular
I Congresso Interdisciplinar de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial “Professor Ruy Fonseca Brunetti”, de 25 a 28 de maio, na Faculdade de Odontologia de São José dos Campos/Unesp. Informações: cidof@ fosjc.unesp.br

História da Medicina
XI Congresso Brasileiro de História da Medicina, de 18 a 21 de outubro, promovido pela Sociedade de História da Medicina. Informações: www. congresso. 2006.sbhm.com.br ou pelo e-mail oficinadeeventos@ cultura. com.br


Este conteúdo teve 95 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 422 usuários on-line - 95
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.