PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial de Desiré Carlos Callegari


POSSE 1
Conheça a diretoria do 3º período da gestão 2003-2008


ENTREVISTA
Desiré Callegari fala sobre metas e expectativas da nova diretoria


POSSE 2
Aqui estão os membros da nova diretoria do Cremesp


SAÚDE EM AÇÃO
Acordos e parcerias fortalecem entidades médicas e de saúde


ESPECIAL
I Congresso do Cremesp: número de participantes comprova acerto na escolha dos temas


ATIVIDADES DO CONSELHO 1
Falsos médicos: medidas adotadas pelo Conselho visam coibir atuação


ATIVIDADES DO CONSELHO 2
Cremesp amplia sua biblioteca: novo espaço cria ambiente ideal para pesquisa e leitura


DEBATE
Tema da vez: a gestão da Saúde por Organizações Sociais


AGENDA
A participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica


TOME NOTA
O Alerta Ético desta edição aborda o descaso no atendimento


GERAL
Destaque: a situação da Santa Casa de Franca


HISTÓRIA
A história do primeiro hospital do Brasil


GALERIA DE FOTOS



Edição 224 - 04/2006

AGENDA

A participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica



Presidência
Cremesp e INSS fazem parceria

Combate às fraudes, perícia médica, criação de Comissões de Ética Médica e Educação Médica Continuada foram os temas da reunião entre representantes do Cremesp e do INSS. O objetivo do encontro, realizado em 11 de abril, na Gerência Regional do INSS em São Paulo, foi buscar soluções de consenso para serem transformadas em instrumentos auxiliares de gestão da Previdência no Estado de São Paulo.

Participaram o presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari; o gerente regional do INSS no Estado de São Paulo, Antonio Carlos Lima; o médico perito do INSS e assessor da Regional, Tito César dos Santos Nery (ex-conselheiro do Cremesp); o médico perito e delegado do Cremesp, Jarbas Simas; e Sérgio Roberto M. Machado, pela Auditoria Médica Regional do INSS.

Em relação ao combate às fraudes, foi definida a necessidade de interação entre os Bancos de Dados do CRM e os do INSS, que permitirá – durante os trabalhos periciais – a detecção de possíveis atestados médicos falsos, como também de falsos médicos. Sobre perícia médica foi observada a necessidade de os peritos seguirem regras institucionais e o Código de Ética Médica. O Cremesp e o INSS promoverão também eleições de Comissões de Ética Médica. Ficou definida a necessidade de se implantar o programa de Educação Médica Continuada do Cremesp para os médicos peritos.


CRMs do Sul e do Sudeste terão encontro no Rio

Será realizado no Rio de Janeiro, em 21 e 22 de julho, um Fórum de Mobilização do movimento médico nacional. A decisão foi tomada durante reunião preparatória do II Encontro dos CRMs das Regiões Sul e Sudeste de 2006, realizada na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), em 13 de abril.

O presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, e o conselheiro Eurípedes Balsanufo Carvalho participaram da reunião. Estavam presentes também os presidentes dos demais Conselhos das duas regiões: Hélcio Bertolozzi Soares (Paraná); Luiz Augusto Pereira (Rio Grande do Sul); Wilmar de Athayde Gerent (Santa Catarina); Paulo César Geraldes (Rio de Janeiro); Fernando Rodrigues Costa (Espírito Santo); e Maurício Leão de Rezende (Minas Gerais). O relatório do I Encontro dos CRMs do Sul e Sudeste, realizado em 23 e 25 de março último, em Florianópolis, foi divulgado quando esta edição do Jornal do Cremesp estava sendo fechada. No próximo número publicaremos matéria sobre o assunto.


Jornada Paulista de Radiologia reúne seis mil participantes

Cerca de seis mil profissionais participaram da 36ª Jornada Paulista de Radiologia, realizada no dia 20 de abril, no ITM Expo, em São Paulo. O presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, participou da sessão solene de abertura do evento, cuja mesa foi presidida por André Scatigno, presidente da Sociedade Paulista de Radiologia e conselheiro do Cremesp.


O senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) esteve presente ao evento, sendo homenageado por sua Emenda Constitucional que retirou o monopólio da União sobre a produção de radioisótopos. A União não fornecia o produto – muito utilizado em equipamentos de radiologia – em quantidade suficiente para o mercado brasileiro, criando obstáculos para a categoria.  Também estiveram presentes: o presidente da APM e conselheiro do Cremesp, Jorge Curi, o presidente da Sociedade Internacional de Radiologia, Francisco Arredondo e o presidente do Colégio Interamericano de Radiologia, Miguel Stoopen.


Saúde paulistana terá Educação Continuada

O presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, participou de cerimônia de assinatura do convênio do Curso de Emergência, que pretende levar programas de educação continuada aos médicos atuantes na rede pública de saúde, dia 7 de abril, na APM. A parceria foi selada entre a Associação Paulista de Medicina, as Sociedades de Especialidades e a Secretaria de Saúde do Município de São Paulo. Também estiveram presentes: o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; a secretária de Saúde do município, Maria Cristina Cury; o presidente da APM e conselheiro do Cremesp, Jorge Carlos Machado Curi; o presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral; e o secretário de Formação Sindical do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Otelo Chino Júnior.


Outros eventos da presidência
Desiré Carlos Callegari
participou também dos seguintes eventos:

-  Ato Público em defesa da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, com objetivo de garantir mais recursos para a saúde, na Câmara dos Deputados, dia 5 de abril, em Brasília. Também estiveram presentes os conselheiros Marli Soares e Luiz Carlos Aiex Alves.
- Reunião com os representantes dos conselhos profissionais da área da saúde, dia 11 de abril, na sede do Cremesp.

Diretoria e conselheiros
-  A conselheira do Cremesp Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi abriu o evento Medicina e Condição Feminina, na noite de 29 de março, na sede do Cremesp, em homenagem às médicas Irene Abramovich (ex-conselheira do Cremesp) e Leontina da Conceição Margarido.
-  O conselheiro Krikor Boyaciyan proferiu palestra intitulada Dilemas Éticos em Reprodução Humana Assistida, na V Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas e região, dia 26 de abril.
Reinaldo Ayer participou de palestra denominada Desafios Éticos da Pesquisa Genética no Brasil: o caso de Serrinha dos Pintos, a convite do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP, dia 7 de abril, nas dependências daquela universidade. Também esteve na reunião da Câmara Técnica sobre paciente terminal, no CFM, dia 12 de abril.
Renato Azevedo esteve presente na posse da Diretoria Executiva da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, dia 7 de abril, no Museu Brasileiro de Escultura (MUBE), em São Paulo.
Caio Rosenthal participou das Comemorações do Dia do Infectologista, a convite da Sociedade Brasileira de Infectologia, no Hospital do Servidor Público Estadual, dia 11 de abril.
-  Os conselheiros Henrique Liberato Salvador e Renato Ferreira da Silva participaram de um ciclo de palestras sobre alcoolismo, doenças e transplante de fígado e intestino, no dia 5 de abril, em Mirante do Paranapanema e em Teodoro Sampaio, São Paulo.


Este conteúdo teve 434 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 345 usuários on-line - 434
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior