PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial de Desiré Callegari: Velhos problemas, novas esperanças


ENTREVISTA
Convidado especialíssimo desta edição: o redator médico Júlio Abramczyk


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Programe-se p/o I Congresso de Bioética de Ribeirão Preto, entre 26 e 28/10


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Em estudo, nova sede do Cremesp para driblar a falta de espaço


GERAL 1
As mudanças no currículo da Residência Médica propostas pelo MEC


EXAME
Nova avaliação experimental do ensino médico: 1ª etapa, 15/10; 2ª etapa, 05/11


ESPECIAL
Fórum sobre Terminalidade de Vida: a conduta médica voltada p/o paciente terminal


TRABALHO
Vale a pena ser pessoa jurídica e arcar com impostos e problemas na administração do negócio?


GERAL 2
Criado fórum multiprofissional p/acompanhar ações da Agência Nacional de Saúde


HISTÓRIA
Os 50 anos de história do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto


AGENDA
Destaques: a vista do superintendente do Iamspe e a Semana Acadêmica em Pouso Alegre (MG)


TOME NOTA
Alerta Ético: o que fazer quando o paciente omite ou mente?


NOTAS
Destaque p/o debate sobre a reforma do modelo de assistência em Saúde Mental


GALERIA DE FOTOS



Edição 228 - 08/2006

ATIVIDADES DO CREMESP 1

Programe-se p/o I Congresso de Bioética de Ribeirão Preto, entre 26 e 28/10



Congresso de Bioética em Ribeirão Preto

A cidade de Ribeirão Preto completa 150 anos em 2006. O município comemora, também neste ano, os 50 anos do I Congresso Médico Brasileiro, realizado pela Associação Médica Brasileira e pelo Centro Médico de Ribeirão Preto, além dos 50 anos da fundação do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Para celebrar esses eventos significativos para a região, o Cremesp e o Centro Médico de Ribeirão Preto estão promovendo o I Congresso de Bioética de Ribeirão Preto, que acontecerá de 26 a 28 de outubro, no Teatro do Campus da Unip de Ribeirão Preto. Este encontro conta com apoio da Associação Médica Brasileira, do Conselho Federal de Medicina, da Associação Paulista de Medicina, do Sindicato dos Médicos, da Sociedade Brasileira de Bioética e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Ética em saúde, transplante de órgãos e tecidos, clonagem, início e fim da vida, a bioética no Brasil e no mundo, os avanços científicos, a relação entre o Direito, a mídia e a bioética, reprodução assistida, são alguns aspectos que serão abordados e debatidos no evento comemorativo. Espera-se a presença de representantes do legislativo brasileiro e de interessados no tema. “A discussão em torno da ética da vida é um assunto relevante para toda a sociedade, não apenas para a classe médica, por isso a solenidade pretende reunir estudantes e professores de áreas como Direito e Administração, visto que Ribeirão Preto é um centro de formação universitária”, conta o conselheiro do Cremesp Isac Jorge Filho, que reside no município.

A organização científica está a cargo do Centro de Bioética, da Câmara Técnica de Bioética e da Comissão de Pesquisa e Ensino Médico do Cremesp, por meio de uma comissão coordenada por Isac Jorge Filho, Reinaldo Ayer de Oliveira, Gabriel Oselka e José Marques Filho.

O conteúdo programático pode ser conferido nos sites do Cremesp e da Bioética. Informações pelo tel. (16) 3967-1003 ou e-mail: bioetica@oxfordeventos.com.br 

Internet

Portal de cara nova

Novo layout. Novas cores. Novos canais de informação. Em agosto o Portal do Cremesp iniciou uma nova fase na divulgação de dados e na prestação de serviços. As novidades não estão restritas apenas ao visual – que ganhou design mais arrojado e cores marcantes. Elas envolvem também o reposicionamento de algumas seções, a inclusão de novos canais de comunicação, serviços e notícias para profissionais médicos, acadêmicos de medicina e para a comunidade.

A iniciativa da reestruturação de conteúdo e visual do portal atende ao crescente número de visitantes que acessa nosso endereço eletrônico, cerca de 50 mil acessos únicos por mês. Entre algumas mudanças, destacam-se as versões para web do Jornal do Cremesp e da Revista Ser Médico, com textos e imagens adicionais (que completam as edições em papel), a criação do Canal Cremesp na Mídia, do Canal Letras e Livros, e a inserção de links específicos de acesso para o Centro de Vigilância Sanitária e para a Classificação Internacional de Doenças (CID -10), via Datasus.

Alguns canais já existentes, e bastante visitados, ganharam espaço diferenciado na área nobre do portal, como Notícias, Legislação, Canal Acadêmico e Canal Cidadão, todos atualizados diariamente e criados para manter uma comunicação direta com visitantes específicos: médicos, estudantes de medicina e público leigo.

O novo layout também facilita o acesso aos sites da Bioética, do Banco de Empregos Médicos, das campanhas Proteja-se e Propaganda Sem Bebida.

Acompanhe estas transformações através do Boletim Eletrônico Cremesp. Cadastre-se, on-line, no Portal do Cremesp para receber – todas as sextas – uma seleção dos acontecimentos mais recentes e importantes na área da Saúde.

Sugestões, críticas, idéias? Envie sua mensagem para: editoria@cremesp.org.br

Álcool e Drogas
Campanha “Propaganda sem bebida” inicia segunda fase

De 6 a 9 de setembro ocorrerá na cidade de Santos o 18º Congresso da Abead - Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas. Durante o encontro, palestrantes do Brasil e do exterior debaterão os problemas provocados pelo uso indiscriminado do álcool na sociedade, em variados aspectos, inclusive da saúde pública. O encontro lança a segunda etapa da campanha Propaganda Sem Bebida criada pelo Cremesp, em parceria com a Aliança Cidadã pelo Controle do Álcool (ACCA).

A campanha foi criada há dois anos para lutar pela restrição da propaganda de cerveja e outras bebidas alcoólicas nos meios de comunicação antes das 21 horas. Com a iniciativa, pretende-se alcançar a marca de um milhão de assinaturas para sensibilizar o Congresso Nacional e o Governo Federal a aprovar, em regime de urgência, a lei que restrinja a publicidade do álcool. A campanha já obteve meio milhão de assinaturas e tem conquistado adesões nos mais variados segmentos da sociedade.


Este conteúdo teve 85 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 476 usuários on-line - 85
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior