PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial de Desiré Callegari: Velhos problemas, novas esperanças


ENTREVISTA
Convidado especialíssimo desta edição: o redator médico Júlio Abramczyk


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Programe-se p/o I Congresso de Bioética de Ribeirão Preto, entre 26 e 28/10


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Em estudo, nova sede do Cremesp para driblar a falta de espaço


GERAL 1
As mudanças no currículo da Residência Médica propostas pelo MEC


EXAME
Nova avaliação experimental do ensino médico: 1ª etapa, 15/10; 2ª etapa, 05/11


ESPECIAL
Fórum sobre Terminalidade de Vida: a conduta médica voltada p/o paciente terminal


TRABALHO
Vale a pena ser pessoa jurídica e arcar com impostos e problemas na administração do negócio?


GERAL 2
Criado fórum multiprofissional p/acompanhar ações da Agência Nacional de Saúde


HISTÓRIA
Os 50 anos de história do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto


AGENDA
Destaques: a vista do superintendente do Iamspe e a Semana Acadêmica em Pouso Alegre (MG)


TOME NOTA
Alerta Ético: o que fazer quando o paciente omite ou mente?


NOTAS
Destaque p/o debate sobre a reforma do modelo de assistência em Saúde Mental


GALERIA DE FOTOS



Edição 228 - 08/2006

AGENDA

Destaques: a vista do superintendente do Iamspe e a Semana Acadêmica em Pouso Alegre (MG)


Presidência

Universidade do Vale do Sapucaí
Alunos promovem Semana Acadêmica em Pouso Alegre/MG

O presidente do Cremesp, Desiré Callegari, participou da “I Semana Acadêmica “Professor Carlos de Barros Laraia”, realizada de 7 a 11 de agosto, em Pouso Alegre, Minas Gerais. Proferiu palestra sobre a “Regulamentação da Profissão Médica”, numa mesa-redonda sobre o tema, com a participação de profissionais de outras áreas da saúde, a uma platéia com mais de 200 pessoas. Durante os quatro dias do evento foram debatidos diversos temas relacionados à prática médica.

A I Semana Acadêmica foi uma homenagem feita pelo Diretório Acadêmico da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) ao gastroenterologista Barros Laraia, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, professor do Departamento de Clínica Médica e titular de Bioética da Faculdade de Ciências Médicas da Univás e ex-reitor dessa universidade.

O presidente do Cremesp ressaltou que o debate sobre o tema naquela Instituição foi extremamente esclarecedor, mostrando aos presentes que as profissões da área da saúde podem chegar a um consenso. “Levamos  a experiência de São Paulo, que formalizou um protocolo de cooperação mútua entre os Conselhos das profissões da saúde, que se reúnem mensalmente e discutem pautas comuns”.

Ressaltou ainda: “Parabenizamos os acadêmicos pela brilhante organização do evento, bem como a merecida homenagem que prestaram ao professor Carlos de Barros Laraia” (foto acima. à esq.).

Superintendente do Iamspe visita Cremesp

O Cremesp recebeu a visita de José Carlos Ramos de Oliveira, superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (2º da esq. para dir.), no dia 1º de agosto, em retribuição à visita realizada pelo Cremesp dia  23 de junho, às novas instalações do instituto. Desiré Carlos Callegari, presidente do Cremesp e Henrique Carlos Gonçalves, 1º secretário, receberam o superintendente e o chefe de gabinete Luiz Alberto C. de Oliveira (1º à esq.), na plenária de conselheiros do Cremesp .

Outros eventos da presidência



Desiré Carlos Callegari
recebeu a visita do diretor-ouvidor da Sociedade Brasileira de Patologia, Carlos Alberto Ramos (a esq. na foto), na sede do Cremesp, dia 3 de agosto.




Ministrou aula sobre Ética Médica para residentes da faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, dia 26 de julho.

A convite da Associação Paulista de Medicina de São Caetano do Sul participou da solenidade de recepção das APM’s regionais e estaduais e da Associação Médica Brasileira, em São Caetano do Sul, dia 2 de agosto.

Participou do Movimento da Saúde promovido pela APM de São Bernardo do Campo, naquela cidade, no dia 3 de agosto. No mesmo dia ministrou aula sobre Ética e Saúde, no curso de Gestão em Saúde, no Hospital Maria Braido, em São Caetano do Sul.

Participou da Abertura do workshop sobre Saúde Suplementar, na sede do Cremesp, em São Paulo, dia 14 de agosto.

Participou da posse da nova diretoria da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), no Rio de Janeiro, dia 17 de agosto.

Diretoria e conselheiros

O vice-presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi, participou da 5ª Cerimônia de entrega dos títulos de especialistas, na sede da APM, em São Paulo, dia 10 de agosto.

Henrique Carlos Gonçalves, diretor primeiro-secretário, proferiu palestra sobre Aspectos Legais de Importância na Prática Médica, a convite do Hospital Polícia Militar do Estado de São Paulo, por ocasião do Programa Científico do Estágio de Atualização Profissional 2006, em São Paulo, dia 10 de agosto. Também proferiu palestra sobre  a Codame na 14ª Jornada de Cirurgia e Gastroenterologia de Franca, em Franca, dia 11 de agosto.

A diretora primeira-tesoureira, Marli Soares, participou da Comissão de Tesoureiros dos CRM’s e do CFM para a elaboração de estudos e propostas para a definição do valor da anuidade para o exercício de 2007, no CFM em Brasília, dias 27 e 28 de julho.

O diretor de Comunicação, Antonio Pereira Filho, e a conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes participaram de Julgamento Simulado, no Hospital Universitário de São Paulo, naquela cidade, dia 9 de agosto.

O diretor segundo-secretário, Renato Azevedo Junior, proferiu palestra sobre Meta Gerencial, a convite do diretor superintendente da Unimed/Limeira, em Limeira, dia 9 de agosto. Também participou de café da manhã na Associação Nacional de Hospitais Privados, em São Paulo, dia 10 de agosto.

Krikor Boyaciyan, diretor corregedor, presidiu o XI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia da Sogesp, de 17 a 19 de agosto, no ITM-Expo, em São Paulo, onde coordenou a mesa-redonda sobre Ética em Ginecologia e Obstetrícia e proferiu palestra intitulada “Reprodução Humana Assistida: O que há de novo frente à Legislação?”. Presidiu também a conferência do presidente da Figo, Arnaldo Acosta, sobre a mortalidade materna no mundo. Escreveu o capítulo “Síndromes Hipertensivas da Gestação: Aspectos Bioéticos”, no livro “Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez”, dos autores Nelson Sass, Luiz Camano e Antonio Fernandes Moron.

João Márcio Garcia esteve presente no Fórum sobre Política e Saúde Mental e 2º Encontro Psiquiátrico Vera Cruz, em Sorocaba, dia 29 de julho.

Isac Jorge Filho participou de Julgamento Simulado em São Joaquim da Barra, SP, dia 2 de agosto. Também participou de Julgamento Simulado em Ribeirão Preto, dia 3 de agosto.

Eurípedes Balsanufo Carvalho representou o Cremesp em reunião do Fórum dos Conselhos da Área da Saúde, no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), em São Paulo, nos dias 3 e 10 de agosto. Também no dia 3, participou do 1º Fórum Regional de Psicologia e Saúde Pública, em São Paulo. Coordenou workshop sobre Saúde Suplementar (leia matéria na pág. 11), no auditório da sede do Cremesp, em São Paulo, dia 14 de agosto.
  
Rui Yukimatsu Tanigawa integrou o quadro de docentes da disciplina eletiva Aspectos Éticos–Jurídicos da Prática Médica, abordando o tema Processo Ético-Profissional e situação Atual da Lei Sobre o Ato Médico, a convite da Unifesp/Epm, em São Paulo, dia 8 de agosto

Lavínio Nilton Camarim participou do I Encontro dos Delegados das Seccionais do CRMs, nos dias 18 e 19 de agosto, no qual fez duas palestras, Sindicâncias e Publicidade Médica.

Reinaldo Ayer de Oliveira representou o Cremesp na reunião da Comissão de Ética Médica dos Postos de Atendimento Municipais da Região Oeste, no Hospital Sorocabano, em São Paulo, dia 9 de agosto.

Moacyr Esteves Perche participou da inauguração do novo prédio anexo para atividades assistenciais do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em Campinas, dia 11 de agosto.


Este conteúdo teve 50 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 94 usuários on-line - 50
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior