PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial de Desiré Callegari: Velhos problemas, novas esperanças


ENTREVISTA
Convidado especialíssimo desta edição: o redator médico Júlio Abramczyk


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Programe-se p/o I Congresso de Bioética de Ribeirão Preto, entre 26 e 28/10


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Em estudo, nova sede do Cremesp para driblar a falta de espaço


GERAL 1
As mudanças no currículo da Residência Médica propostas pelo MEC


EXAME
Nova avaliação experimental do ensino médico: 1ª etapa, 15/10; 2ª etapa, 05/11


ESPECIAL
Fórum sobre Terminalidade de Vida: a conduta médica voltada p/o paciente terminal


TRABALHO
Vale a pena ser pessoa jurídica e arcar com impostos e problemas na administração do negócio?


GERAL 2
Criado fórum multiprofissional p/acompanhar ações da Agência Nacional de Saúde


HISTÓRIA
Os 50 anos de história do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto


AGENDA
Destaques: a vista do superintendente do Iamspe e a Semana Acadêmica em Pouso Alegre (MG)


TOME NOTA
Alerta Ético: o que fazer quando o paciente omite ou mente?


NOTAS
Destaque p/o debate sobre a reforma do modelo de assistência em Saúde Mental


GALERIA DE FOTOS



Edição 228 - 08/2006

NOTAS

Destaque p/o debate sobre a reforma do modelo de assistência em Saúde Mental


Trabalho
Federação tem nova diretoria

Representantes de entidades médicas de todo o Brasil participaram da solenidade de posse da diretoria da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), realizada dia 17 de agosto, no Rio de Janeiro.A nova gestão é presidida pelo obstetra e clínico-geral Eduardo Santana, de Goiás, que comandará a instituição até 2008. Ao ocupar a presidência, Santana assumiu o compromisso de “fortalecer a luta sindical e de apresentar propostas para melhorar o sistema de saúde no Brasil aos gestores que irão administrar o setor depois das eleições”. Além de Santana, a Executiva da nova diretoria é integrada por Mario Antonio Ferrari (PR); Márcio da Costa Bichara (MG); José Erivalder Guimarães de Oliveira (SP); Alfredo Boa Sorte Jr. (BA); Antônio José Francisco Pereira dos Santos (DF); Heder Murari Borba (GO); Paulo de Argollo Mendes (RS); Cid Célio Jayme Carvalhaes (SP); José Roberto Cardoso Murisset (SP); Marlonei Silveira dos Santos (RS); André Longo Araújo de Melo (PE); e Waldir Araújo Cardoso (PA).

Residentes fazem greve

Médicos residentes de todo o Brasil paralisaram suas atividades, no dia 24 de agosto, reivindicando reajuste de 53,7% no valor das bolsas, cumprimento da carga horária de 60 horas semanais e auxílio-moradia, entre outros pontos. No Estado de São Paulo, aderiram à greve os residentes da USP São Paulo, Unifesp, USP Ribeirão Preto, Santa Casa de São Paulo, Unicamp, Unesp Botucatu, Hospital do Servidor Público Estadual, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Santa Marcelina, PUC Campinas, Hospital Heliópolis, PUC Sorocaba, Faculdade de Medicina de Marília, Universidade de Santo Amaro, Hospital Ipiranga, Hospital Mário Gatti, Instituto Dante Pazzanese, Hospital do Tatuapé, Hospital Emílio Ribas, Hospital do Mandaqui, Universidade de Taubaté, Unoeste de Presidente Prudente, Faculdade de Medicina de Catanduva, Hospital Albert Einstein e Hospital Cândido Ferreira, de Campinas.
No dia da paralisação, os residentes fizeram manifestação diante da Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo.


Isenção
Resolução do Cremesp beneficia médicos portadores de hepatopatias

Médicos portadores de hepatopatia grave estão dispensados do pagamento de anuidades do Cremesp. A decisão consta da Resolução 148, publicada dia 4 de julho passado, após decisão unânime da diretoria do Conselho. “Considerando o papel social do Cremesp, não podemos ser insensíveis à situação de colegas acometidos dessa doença, que traz grandes prejuízos à capacidade de trabalho e provoca dificuldades financeiras”, comentou Desiré Carlos Callegari, presidente do Cremesp. A decisão originou-se de um pedido do médico Alberto Domingues Zerati, de São José do Rio Preto, que estava com hepatite crônica, e em 2005 ingressou com pedido de isenção de anuidade. Segundo Zerati, “a hepatite C é a nova epidemia do mundo e já atinge cerca de 1,5% da população. Se considerada a hepatite D, teríamos 3% de pessoas doentes em todo o mundo. O tratamento é caro, traz efeitos colaterais e causa incapacidade parcial para o trabalho”. Para solicitar a dispensa, os interessados devem encaminhar solicitação ao Conselho, com laudo que comprove a situação. O Cremesp avaliará caso a caso, considerando a condição de emprego do médico e se há realmente impedimento do exercício profissional, mesmo que temporário.

Saúde mental
Reforma psiquiátrica em debate


Nos dias 1 e 2 de setembro o Cremesp realiza o Seminário Sobre a Reforma do Modelo de Assistência em Saúde Mental, evento que discutirá propostas para a reforma psiquiátrica no Brasil, com a participação de especialistas e autoridades nos âmbitos federal, estadual e municipal. Coordenado pelos conselheiros Luiz Carlos Aiex Alves e José Manoel Bombarda, o seminário é organizado pelas câmaras técnicas de Saúde Mental, Políticas de Saúde, e Interdisciplinar de Bioética. A atividade acontece no auditório do Conselho, rua da Consolação, 753. Informações pelo e-mail eventos@cremesp.org.br.

Ética
Homenagem a veteranos


O Conselho continua a homenagear os médicos que completam 50 anos de profissão sem nenhum deslize ético. Esta homenagem constará de dois dias de solenidades. A primeira será realizada no dia 20 de outubro, para os médicos da região do ABC paulista. Posteriormente, mas sem data marcada, será promovida outra solenidade, dedicada aos médicos da Capital.

Consumidor
Cartilha sobre medicamentos

O Cremesp, o Conselho Regional de Farmácia e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) estão preparando uma cartilha de orientação sobre o uso, fornecimento e comercialização de medicamentos. Prevista para ser lançada até setembro, a cartilha vai informar quais são os medicamentos fornecidos gratuitamente pelo estado e orientar a população sobre o direito de recebê-los. Além disso, a publicação terá dicas para a compra consciente de medicamentos.

CURSOS E EVENTOS

Anestesiologia
32º Simpósio de Atualização em Anestesiologia – Simpanest, de 1º a 9 de setembro, na Associação Paulista de Medicina, em São Paulo. Informações: (11) 3673-1388 ou pelo site: www.saesp.org.br

Anestesiologia II
40ª Jornada Paulista de Anestesiologia – Jopa, de 29 de setembro a 1º de outubro, no Hotel Fonte Colina Verde, em São Pedro/ SP. Informações: (11) 3673-1388 ou pelo site: www.saesp.org.br

Hepatologia
3º Encontro de Hepatologia da Universidade de São Paulo e Universitat de Barcelona, de 14 a 16 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A participação no evento confere dez pontos na validação do título de especialista. Informações: (11) 5536-5175 ou pelo e-mail: jositanaka@attglobal.net

Peritos
Promovido pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o curso Formação de Peritos em Cirurgia, Clínica e Psiquiatria ocorrerá de 18 a 29 de setembro, em São Paulo. Inscrições e informações: (11) 3666-6135, ramal 250.

Clínica Médica
6º Congresso Paulista de Clínica Médica, dias 29 e 30 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Informações: (11) 3887-3164/ 3051-8028 ou pelo site www. clinicamedicaonline.com.br.

Oncologia
4º ICOI – Congresso Internacional de Oncologia Clínica & Imunobiomodulação, de 6 a 9 de setembro, na Fecomércio, em São Paulo. Informações: (51) 3318-5730/3318-5733 ou pelo site www.icoi2006.com.br

Geriatria
Congresso Novos Idosos - Inclusão Social da Terceira Idade, de 3 a 6 de outubro, na Unifesp, em São Paulo. Inscrições até 30 de setembro, no site http://proex.epm.br/eventos06/uati/inscricao.htm. Informações: (11) 5579-1328.

Medicina Chinesa
Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa, a partir de 22 de setembro, no Instituto Qualidade de Vida, em São Paulo. Informações: (11) 3661-8223 ou pelo site www.iqv.com.br

Síndrome de Down
Fórum Internacional Síndrome de Down, de 18 a 21 de outubro, em Campinas, SP. Inscrições: (19) 3231-3140.

Reumatologia
6º Congresso Brasileiro de Reumatologia, de 6 a 9 de setembro, em Campinas, SP. Informações: www.reumatologiasp. com.br/reumatocampinas2006.

Congresso Universitário
25º Comu - Congresso Médico Universitário da FMUSP, de 16 a 26 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Informações: (11) 3061-7410, ou no site www.dcfmusp.com.br

Imunizações
8ª Jornada Nacional e 3ª Jornada Fluminense de Imunizações, de 15 e 16 de setembro, no Centro de Convenções Mário Henrique Simonsen, Rio de Janeiro. Informações: (21) 2620-9700, ou no site www.sbim.org.br

Urgência e Emergência
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo promove o Curso Pré-Congresso “Procedimentos Básicos no Atendimento a Urgências e Emergências”, no dia 30 de setembro, na Santa Casa de São Paulo. Inscrições de 4 a 18 de setembro. Informações: (11) 3361-2319.

Cirurgia
Congresso Paulista de Cirurgia 2006, dias 6 e 7 de outubro, no Maksoud Plaza, em São Paulo. Inscrições: (11) 5572.9213.

Assistência Domiciliar
5º Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, de 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo/ SP. Informações e inscrições: www.ciad.com.br ou pelo tel.: (11) 3670-3499.

Anestesia
2ª Jornada de Anestesia Pediátrica e 3º Simpósio Internacional de Anestesia – Cirurgia Pediátrica, organizados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e Instituto da Criança - Hospital das Clínicas (FMUSP), de 22 a 24 de setembro, em São Paulo. Informações: www.hospitalsiriolibanes.org.br  ou pelo tel.: (11) 3155-0900.

Atualização
Simpósio de Atualização em Ansiedade e Depressão, dia 16 de setembro, no Shelton Inn Hotel Planalto, em São Paulo. Informações: www.blcongressoseventos.com.br  ou pelo tel.: (11) 6146-0314.

Radioterapia
6º Curso de Radioterapia de última geração, nos dias 19 e 20 de outubro, em São Paulo. Informações: www.hospitalsiriolibanes.org.br ou pelo tel.: (11) 3155-0900.


Este conteúdo teve 91 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 317 usuários on-line - 91
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.