PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A partir de 02/10, o Cremesp dá início ao recadastramento dos médicos paulistas


ENTREVISTA
Entrevista: Simônides Bacelar fala sobre seu Projeto Linguagem Médica Melhor


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Dia do médico: festividades já estão agendadas para dia 18/10


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Exame do Cremesp: sextanistas de Medicina podem inscrever-se até 06/10


SAÚDE MENTAL
Em debate, a implantação do novo modelo assistencial em saúde mental


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Recadastramento de médcos paulistas: será realizado entre 02/10/2006 e 31/03/2007


ÉTICA MÉDICA
Proibida a vinculação de médicos a cartões de descontos


ATUALIZAÇÃO
Aprovada vacina contra quatro tipos do HPV, os mais relacionados ao câncer de colo de útero


GERAL
Veja como foi o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina em Manaus


HISTÓRIA
Beneficência Portuguesa: um megacomplexo de excelência em assistência hospitalar


AGENDA
Acompanhe a participação do Conselho em eventos relevantes para a classe


TOME NOTA
O Alerta Ético desta edição mostra a importância de responder às denúncias


NOTAS
Propaganda sem bebida: encontro em Santos inicia segunda etapa da campanha


GALERIA DE FOTOS



Edição 229 - 09/2006

ATIVIDADES DO CREMESP 2

Exame do Cremesp: sextanistas de Medicina podem inscrever-se até 06/10


Exame do Cremesp: inscrições até 6 de outubro

Avaliação é gratuita e opcional para estudantes de todo o Estado

As inscrições para a avaliação experimental dos estudantes do sexto ano de Medicina do Estado de São Paulo, promovida pelo Cremesp, poderão ser feitas até 6 de outubro. Este ano, 14 municípios vão sediar a primeira etapa do exame (provas teóricas), marcada para 15 de outubro. Em 2005, apenas a Capital e Ribeirão Preto realizaram a primeira fase. “Ampliamos o número de municípios para facilitar o acesso dos estudantes ao exame”, afirmou o presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari. A prova prática será realizada na Capital, no dia 5 de novembro.

Desiré Callegari faz questão de destacar que a prova do Cremesp não é obrigatória, nem pré-requisito para o exercício da Medicina. “Trata-se de uma proposta de avaliação do ensino que vem somar-se a outras medidas similares implementadas”, declarou ele. “É uma experiência que estamos aprimorando e que permite conclusões importantes sobre o ensino médico, considerando que na Câmara dos Deputados tramitam projetos de lei que defendem a avaliação dos egressos dos cursos de Medicina. O Conselho quer participar desse processo. Não podemos deixar essa responsabilidade para terceiros”, declarou Callegari.

Assim como em 2005, o exame será organizado pela Fundação Carlos Chagas, instituição com larga experiência em concursos públicos. O coordenador da Comissão de Avaliação do Ensino Médico, conselheiro Bráulio Luna Filho, considera que este ano há uma melhor aceitação da iniciativa. “Continuamos fazendo reuniões com as escolas médicas do Estado e a receptividade tem sido maior, existe mais compreensão sobre o exame do Cremesp”, afirmou Bráulio.

Para Desiré Callegari a avaliação também representa uma oportunidade ao estudante de testar conhecimentos, uma vez que ele terá de submeter-se a exames para ser admitido em Residência Médica. “Claro que o Conselho também se preocupa com o profissional que estará se inserindo no mercado de trabalho e a análise dos resultados do exame pode possibilitar ações em prol da medicina e da população”, finalizou o presidente do Cremesp.

O Conselho não pretende instituir um exame obrigatório capaz de impedir que os reprovados obtenham o registro e o CRM de médico. Os aprovados receberão um certificado, que poderá ser útil no currículo pessoal e no mercado de trabalho.

Inscrições pela Internet
O Cremesp criou um site específico, por meio do qual os interessados poderão se inscrever e obter informações sobre o exame e locais das provas. As inscrições também podem ser feitas nas sedes e seguintes delegacias do Cremesp:

Vila Mariana
Rua Domingos de Morais, 1810 - Vila Mariana - São Paulo
Botucatu
Praça Isabel Arruda, 157, sl. 11 e 12 - 1º andar
Bragança Paulista
Alameda Portugal, 93,  sl. 13 e 15 Piso II - Jd. Europa
Campinas
Rua Frei Manoel da Ressurreição, 1315 - Guanabara
Jundiaí
Rua Irmã Crescência Culturato, 43 - Vl. Gotardo
Mogi das Cruzes
Rua Princesa Isabel de Bragança, 235, 13º andar, sl. 1301 - Centro
Marília
Av. Rio Branco, 1132 - 15º andar, cj. 153
Presidente Prudente
Rua Dr. José Foz, 323, sl. 302
Ribeirão Preto
Rua Chile, 1711 - 6º andar, sl. 600, 601 e 603 - Bairro Sta. Cruz
Santos
Rua Dr. Olintho Rodrigues Dantas, 343, 5º andar, cj. 57
Sorocaba
Av. Barão de Tatuí, 540, 1º andar, sl.12A
São José do Rio Preto
Av. Arthur Nonato 5035 - Jd. Bosque da Saúde
Taubaté
Rua Visconde do Rio Branco, 100, 3º andar,  cj. 31

Municípios que vão sediar as provas
Botucatu, Bragança Paulista, Catanduva, Campinas, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

Educação continuada

O Programa de Educação Continuada do Cremesp está levando, principalmente a médicos generalistas, informação atualizada de temas importantes para a prática médica. Logo após o fechamento desta edição do Jornal do Cremesp será realizado, nos dias 29 e 30 de setembro, no auditório da sede central, em São Paulo, o 10º Módulo do programa, cujo tema é Bioética.

As atividades deste módulo serão orientadas pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira e pelo Centro de Bioética do Cremesp, representado pelo seu coordenador Gabriel Oselka. Serão discutidos os aspectos de confidencialidade, reprodução assistida, cuidados em saúde, terminalidade da vida e comunicação em saúde.

Prática médica
O 11º módulo está previsto para outubro, abordando os Aspectos Legais da Prática Médica. Já foram apresentados, na Capital, temas de Cardiologia, Tumores Malignos, Trauma Grave, Clínica Médica, Endocrinologia, Reumatologia, Infectologia, Cefaléia, Ansiedade e Depressão, Interações Medicamentosas, Doenças Digestivas, Pediatria e Mortalidade Materna.

O Cremesp também levou o programa para o interior, estreando em São José do Rio Preto; Santos foi a segunda cidade fora da capital a ser contemplada com a Educação Médica Continuada. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (11) 3017-9345, pelo site do Cremesp: www.cremesp.org.br, na área do médico ou ainda pelo e-mail: eventos@cremesp.org.br. As aulas são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

Presidente Prudente
Em parceria com a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente e a DIR/SES, a Delegacia do Cremesp de Presidente Prudente realizou uma maratona de atividades educativas sobre Hipertensão Arterial Sistêmica. A atividade foi realizada nos dias 30 e 31 de agosto, por iniciativa do conselheiro Henrique Liberato Salvador e constou de três eventos distintos, dirigidos a educadores da rede pública de ensino, à comunidade universitária da região, e aos profissionais do programa Saúde da Família e médicos da rede pública. No final de setembro a cidade realiza a Semana do Coração e em outubro os encontros serão dedicados ao Diabetes. Para Liberato Salvador, a atividade permitirá a modelagem de novos módulos do Programa Educação Continuada.

Bioética em Ribeirão Preto

Estão abertas as inscrições para o Congresso de Bioética de Ribeirão Preto, importante evento que pretende esclarecer alguns aspectos da bioética no Brasil, tais como: a ética, a relação com o direito e a mídia,  reprodução humana, transplante de órgãos e tecidos, células-tronco, autonomia do paciente, paciente terminal, cuidados paliativos e morte com dignidade, entre outros assuntos. A atividade, promovida pelo Cremesp e pelo Centro Médico de Ribeirão Preto, acontecerá de 26 a 28 de outubro, no Campus da Unip Ribeirão Preto.

Nomes importantes da bioética brasileira confirmaram suas presenças, entre eles: Gabriel Oselka, Caio Rosenthal, Elma Zoboli, Leo Pessini, Márcio Fabri dos Anjos, Marco Segre e William Saad Hossne.

Informações pelo tel. (16) 3967-1003 ou pelo site www.oxfordeventos.com.br/bioetica/
A programação completa poderá ser conferida na próxima edição.


Este conteúdo teve 98 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 345 usuários on-line - 98
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.