PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Dia do Médico: emoção e carinho aos profissionais com mais de 50 anos de profissão


ENTREVISTA
Nosso convidado é Mário Tsuchiya, médico perito da Previdência Social e do IML


ATIVIDADES DO CREMESP
Recadastramento dos médicos paulistas: todos serão chamados até março de 2007


EXAME DO CREMESP 2006
Cremesp realiza, pelo segundo ano consecutivo, avaliação dos sextanistas de Medicina


DIA DO MÉDICO 1
Teatro Municipal foi palco de homenagem especial aos médicos com mais de 50 anos de profissão


DIA DO MÉDICO 2
Cremesp, APMs do ABC e Unimed/ABC homenageiam médicos da região em noite de gala


DIA DO MÉDICO 3
O Jornal do Cremesp mostra sonhos e desejos de médicos que amam sua profissão


ATUALIZAÇÃO
Estamos preparados, de fato, para "receber" a gripe aviária no país?


PREVIDÊNCIA
Aposentadoria: benefícios cada vez menores e serviços cada vez piores. Qual a saída?


ACONTECEU 1
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica


ACONTECEU 2
Confira as atividades de diretores e conselheiros em eventos ligados à Saúde


ALERTA ÉTICO
Esclareça suas dúvidas sobre quebra de sigilo profissional


GERAL
Os melhores destaques para o crescimento e atualização profissional estão reunidos aqui


HISTÓRIA
Confira a trajetória do HC da Unicamp, referência para mais de 5 milhões de habitantes da região


GALERIA DE FOTOS



Edição 230 - 10/2006

EDITORIAL

Dia do Médico: emoção e carinho aos profissionais com mais de 50 anos de profissão


Sentimento de orgulho no Dia do Médico

Cremesp homenageou colegas com 50 anos de profissão que pautaram sua atuação nos princípios de respeito ao próximo, dignidade e  ética

Foi com muita alegria e satisfação que o Cremesp comemorou o Dia do Médico, 18 de outubro. No ano de seu cinqüentenário, o Conselho decidiu homenagear todos os médicos da capital e da região do ABC que já completaram 50 anos de exercício profissional. Reunimos colegas de diferentes especialidades médicas e campos de atuação, que exercem a medicina nos consultórios e clínicas; em hospitais e laboratórios; na docência e na pesquisa; no sistema público e no setor privado.

Estivemos unidos por um sentimento de orgulho diante desses médicos e médicas, muito além da longevidade da atuação profissional, da trajetória percorrida por cada um e da experiência de vida acumulada. São colegas que não só colocaram suas vidas a serviço do ser humano, como pautaram sua atuação nos mais nobres princípios de respeito ao próximo, de dignidade e de ética.

Alguns colegas já lembraram que se o Dia do Médico fosse considerado feriado, os médicos acabariam trabalhando de qualquer jeito. Nossa profissão, como sabemos, é reconhecida pela abnegação, pelo empenho e pela entrega pessoal. A medicina, na verdade, é mesmo uma paixão sem remédio.

Por isso, a homenagem que prestamos foi estendida também aos familiares dos médicos homenageados, que tantas vezes se desprenderam do próprio lar, se ausentaram em momentos importantes, muitas vezes para dar a atenção aos pacientes, como se fossem seus próprios filhos.

Neste cinqüentenário do Conselho, não podíamos deixar de mencionar nossos esforços e empenho para valorizar a profissão médica e para dar conta das nossas responsabilidades legais, de fiscalização do exercício ético-profissional e das condições de trabalho do médico.

Ao mesmo tempo, estamos empenhados em contribuir com a melhoria do ensino médico. Realizamos, pela segunda vez, o Exame do Cremesp, que avalia anualmente os estudantes do sexto ano de Medicina, sem deixar de lado nossa luta permanente contra a abertura indiscriminada de novos cursos de medicina no Estado. Neste sentido, deixamos uma mensagem aos jovens e futuros médicos: que tenham na homenagem prestada pelo Conselho o referencial de dignidade, empenho, respeito e sobretudo de amor à profissão, que nossos colegas nos legaram.

Também neste mês iniciamos o recadastramento dos mais de 90 mil médicos no Estado, medida que visa proteger a população e os próprios médicos contra a crescente atuação de criminosos. Investimos em cursos de educação continuada e aprimoramento profissional; firmamos convênios e parcerias com várias instituições para acompanhamento das políticas e dos principais problemas de saúde; promovemos a divulgação da Bioética e a discussão dos principais dilemas éticos da atualidade.

Se por um lado temos o reconhecimento da sociedade – segundo pesquisas os médicos são os profissionais em quem a população mais confia – não temos sido valorizados à altura da essencialidade de nossa profissão. Por isso, ao lado das demais entidades médicas, não nos cansamos de buscar uma remuneração digna para todos os médicos, seja por parte dos planos de saúde ou do Sistema Único de Saúde.

Por fim, temos o prazer de apresentar o novo projeto gráfico do Jornal do Cremesp, que está passando por uma completa renovação. Nosso objetivo é torná-lo mais agradável, com textos mais breves e objetivos, seguindo uma tendência do jornalismo moderno. Esperamos que todos gostem das mudanças e possam contribuir com críticas e idéias.


Desiré Carlos Callegari
Presidente do Cremesp


Este conteúdo teve 80 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 213 usuários on-line - 80
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior