PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Dia do Médico: emoção e carinho aos profissionais com mais de 50 anos de profissão


ENTREVISTA
Nosso convidado é Mário Tsuchiya, médico perito da Previdência Social e do IML


ATIVIDADES DO CREMESP
Recadastramento dos médicos paulistas: todos serão chamados até março de 2007


EXAME DO CREMESP 2006
Cremesp realiza, pelo segundo ano consecutivo, avaliação dos sextanistas de Medicina


DIA DO MÉDICO 1
Teatro Municipal foi palco de homenagem especial aos médicos com mais de 50 anos de profissão


DIA DO MÉDICO 2
Cremesp, APMs do ABC e Unimed/ABC homenageiam médicos da região em noite de gala


DIA DO MÉDICO 3
O Jornal do Cremesp mostra sonhos e desejos de médicos que amam sua profissão


ATUALIZAÇÃO
Estamos preparados, de fato, para "receber" a gripe aviária no país?


PREVIDÊNCIA
Aposentadoria: benefícios cada vez menores e serviços cada vez piores. Qual a saída?


ACONTECEU 1
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica


ACONTECEU 2
Confira as atividades de diretores e conselheiros em eventos ligados à Saúde


ALERTA ÉTICO
Esclareça suas dúvidas sobre quebra de sigilo profissional


GERAL
Os melhores destaques para o crescimento e atualização profissional estão reunidos aqui


HISTÓRIA
Confira a trajetória do HC da Unicamp, referência para mais de 5 milhões de habitantes da região


GALERIA DE FOTOS



Edição 230 - 10/2006

GERAL

Os melhores destaques para o crescimento e atualização profissional estão reunidos aqui


CFM amplia Resolução sobre Anestesiologia


José Luiz Gomes do Amaral (AMB), Luiz Fernando Saubermann (CFM), Pedro Galvão Viana (CFM) e Desiré Callegari

A partir de novembro, os anestesiologistas terão a Resolução do CFM nº. 1363 de 1993 atualizada e ampliada para adequá-la à atual prática da especialidade, de acordo com a reunião, dia 4 de outubro (foto) entre o CFM, o Cremesp e a Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Junto com o documento serão editados anexos e uma lista dos equipamentos, instrumentais, materiais e fármacos que obrigatoriamente deverão estar disponíveis no ambiente onde a prática da anestesia será realizada. A documentação mínima dos procedimentos anestésicos deverá incluir obrigatoriamente informações relativas à avaliação e prescrição pré-anestésica, evolução clínica e tratamento intra e pós-anestésico. A Resolução estará disponível na íntegra, no site do Cremesp, a partir de novembro.

Encontro Sul e Sudeste em novembro

O Encontro dos CRM´s do Sul e do Sudeste, que será realizado em Porto Alegre, de 23 a 25 de novembro, debaterá vários temas de relevância para os médicos e suas entidades. A pauta foi definida em reunião dos presidentes desses Conselhos, em reunião realizada na sede do Cremesp, em São Paulo, no dia 24 de outubro. Participaram da reunião os presidentes e/ou conselheiros dos CRM´s dos seguintes Estados: São Paulo: Desiré Callegari (presidente); Espírito Santo: Fernando Costa (presidente) e Celso Murad; Minas Gerais: João Batista Gomes Soares (representante do presidente); Paraná: Hélcio Bertolozzi Soares (presidente); Rio de Janeiro: Paulo César Geraldes (presidente) e Luis Fernando Soares Moraes; Santa Catarina: Wilmar Gerent (presidente); Rio Grande do Sul: Luiz Augusto Pereira (presidente), Fernando Matos e Flávio Job.

O Sul-Sudeste tratará de cinco grandes temas, com quatro sub-temas cada um. São eles:

Saúde Pública: Emenda Constitucional nº 29 e CPMF, Plano de Carreira, Contratualização e Programa de Saúde da Família, Organizações Sociais: prós e contras, Judicialização da Medicina e conflitos de interesse;
Saúde Suplementar:  CBHPM, Cartão de Desconto, Agência Nacional de Saúde: presente e futuro, e Diretrizes: aplicabilidade;
Formação Médica: Abertura de escolas médicas, Avaliação da graduação, Reconhecimento recíproco de diplomas de médicos/médicos cubanos, e Residência Médica
Médicos e a interface profissional: Ações parlamentares, Campanha de valorização do trabalho médico na mídia, Lei do médico, e Equipe Multiprofissional;
Organização Administrativa dos Conselhos: Recadastramento dos médicos/carteira de identidade médica nacional, Organização dos Departamentos de Fiscalização, Reforma do Código de Ética/Código de Processos Éticos-Disciplinares, e Educação Médica Continuada.

Sociedade de Cardiologia abre campanha de filiação
Para comemorar seus 30 anos de existência a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) está iniciando uma campanha de filiação com o objetivo de aumentar em 20% seu quadro associativo. Ao mesmo tempo, a entidade estará lançando um cartão de fidelidade para os associados, que terão direito a descontos em livrarias, restaurantes, locadoras e outros serviços.

Além dessa vantagem, sempre que participar de ações de educação continuada da Socesp, o associado receberá créditos que no futuro poderão ser trocados por benefícios especiais, como descontos progressivos na inscrição a congressos e cursos de reciclagem. Os associados também terão acesso irrestrito ao site da instituição, inclusive a cursos on-line, e receberão gratuitamente a revista e o jornal da Socesp. Os profissionais que se associarem até o fim do ano não pagarão anuidade em 2007. Informações: tel. (11) 3179-0044, das 8h às 17h, ou pelo site http://www.socesp.org.br.

Gastro e cirurgia geral
A NetGastro está transmitindo sessões mensais do curso de Gastroenterologia e Cirurgia Geral, a partir da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Unifesp, Unicamp e Unesp. O conteúdo, organizado para facilitar a compreensão, incorporação e aplicação dos conhecimentos na prática médica, é transmitido com qualidade de som e imagem a todos os profissionais médicos interessados, independente do lugar onde estiverem. As aulas são transmitidas ao vivo, oferecendo ao participante a oportunidade de interagir com palestrantes e colegas. Todas as sessões que formam o ciclo de atualização NetGastro estão disponíveis na Internet e podem ser revistas pelos médicos. No momento, há 98 temas atualizados na especialidade. Informações no site http://www.netgastro.com.

Cursos e Eventos

Células-Tronco
Congresso Brasileiro de Engenharia de Tecidos e Estudos das Células-Tronco e Terapia Celular, dias 15 e 16  de dezembro de 2006, no Hospital Santa Catarina. Inscrições: e-mail abratron@hotmail.com ou tel. (11) 3885-8034.

Especialização em Homeopatia
Curso de especialização em homeopatia. Informações e inscrições: rua Castro Alves, 60, 9º andar, São Paulo, tel. (11) 3277-1482, ou e-mail abrah@abrah.org.br.

Gerenciamento de Resíduos
Seminário Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, com apresentação do Manual da Anvisa. Dias 27 e 28 de novembro de 2006, no Centro de Convenções Rebouças, São Paulo – SP. Informações: tel. 0800 10 9494 ou no site http://www.cbssi.com.br

Medicina Nuclear 
A Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão  (Cogeae) da PUC-SP está oferecendo o curso “Tópicos em Medicina Nuclear”. O objetivo é esclarecer as aplicações da técnica e sua importância nos diagnósticos e terapias atuais. O curso tem início em 25 de novembro. Informações tel. (11) 3670-3300, ou no site http://www.pucsp.br/cogeae

Biópsia
VIII Curso “Biopsia de linfonodo sentinela”, dia 24 de novembro, em São Paulo - SP, na Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Inscrições no site http://proex.epm.br/eventos/even.htm.

Cirurgia vascular
XV Encontro dos ex-estagiários de cirurgia vascular do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, dia 10 de fevereiro de 2007, Mercure Grand Hotel Ibirapuera, em São Paulo. O evento confere pontuação para revalidação do título de especialista. Inscrições (gratuitas) a partir de janeiro de 2007 no site http://www.sbacvsp.org.br.


Este conteúdo teve 104 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 277 usuários on-line - 104
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.