PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Desiré Callegari: balanço de sua gestão demonstra dedicação e competência (JC impresso pág. 2)


HOMENAGEM
Arlindo Chinaglia é homenageado pela aprovação da CBHPM (JC impresso pág. 3)


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Programa de Educação Continuada: grande sucesso, na capital e no interior (JC impresso pág. 4)


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Avaliação e qualidade de ensino: em discussão as escolas médicas do país (JC impresso pág. 5)


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Codame: palestras sobre publicidade médica têm público recorde (JC impresso pág. 6)


ATIVIDADES DO CREMESP 4
Novidades nas delegacias do interior e na sub-sede da Vila Mariana (JC impresso pág. 7)


ATIVIDADES DO CREMESP 5
Oficializada a criação da Federação das Entidades Médicas do Estado (JC impresso pág. 8)


ATIVIDADES DO CREMESP 6
CRM e INSS: parceria beneficia médicos e sociedade (JC impresso pág. 9)


ESPECIAL
Nada mudou após nove anos da Lei dos Planos de Saúde?!? (JC impresso págs. 10 e 11)


BALANÇO 1
Dinamismo e conquistas marcaram a gestão de Desiré Callegari (JC impresso pág. 12)


BALANÇO 2
CBHPM ou Rol de Procedimentos: agora só depende do Senado... (JC impresso pág. 13)


BALANÇO 3
Encontros das entidades médicas: ações focam objetivos comuns em benefício da classe (JC impresso pág. 14)


BALANÇO 4
Fóruns regulamentadores e programas Alerta Médico via web foram destaques (JC impresso pág. 15)


BALANÇO 5
Simpósios, congressos, lançamentos de publicações: foram muitos os eventos nos últimos 15 meses (JC impresso pág. 16)


BALANÇO 6
Jornal, revista, portais: comunicação espelha intensa atividade do Conselho (JC impresso pág. 17)


ALERTA ÉTICO
Alerta Ético: esclareça suas dúvidas sobre Aids e Sigilo (JC impresso pág. 18)


GERAL
Iamspe: negociações podem resultar na recuperação dos cargos desonerados (JC impresso pág. 19)


GALERIA DE FOTOS



Edição 238 - 06/2007

ATIVIDADES DO CREMESP 1

Programa de Educação Continuada: grande sucesso, na capital e no interior (JC impresso pág. 4)


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA



Retomada de aulas na Capital lota auditório

Após meses percorrendo cidades do Interior paulista, o Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp retornou à Capital com grande sucesso. Os mais de cem inscritos em cada uma das mesas redondas do 11º Módulo – apresentado nos dias 15 e 16 de junho, no auditório da sede – mostraram que o programa desfruta de grande prestígio junto à classe médica.

A abertura do programa foi realizada pelo presidente do Cremesp, Desiré Callegari, e a aula inaugural, ministrada por José Henrique Andrade Vila, conselheiro e coordenador do programa na Capital. O cardiologista paulista, Agnaldo Píspico, coordenou o tema “Emergências Cardiológicas”; e o conselheiro do Cremesp, Bráulio Luna Filho, “Temas Clínicos de Cardiologia”. “Achei o resultado excelente”, avaliou o conselheiro Bráulio Luna. “O sucesso do programa pode ser constatado pelo número de participantes e, principalmente, pelo envolvimento da platéia nas perguntas e questionamentos sobre problemas em cardiologia”, concluiu. O programa estará disponível pela Internet a partir do segundo semestre de 2007.

Módulos no Interior


Conselheiros. delegados e funcionárias de Bauru e Jaú

Já as cidades de Bauru (22 e 23 de junho) e Marília (29 e 30 de junho) receberam o 13º e 14º Módulos do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, coordenado por Renato Ferreira da Silva, com palestras sobre diversas especialidades.


Câmara Técnica lança livro sobre Saúde Mental


Cid Carvalhaes, Luiz Carlos, Desiré Callegari, Gabriel Oselka e Jorge Curi

No último dia 21, o auditório da sub-sede do Cremesp, na cidade de São Paulo, reuniu médicos, professores e profissionais que atuam na área de saúde mental para o lançamento do livro Ética e Psiquiatria.  A apresentação contou com a participação de Desiré Callegari, presidente do Cremesp; Luiz Carlos Aiex Alves, conselheiro e coordenador da Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp, responsável pela publicação; Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética; Cid Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e Jorge Curi, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM).

O volume contém 22 artigos sobre temas relacionados com o trabalho de assessoria técnica e consultoria desenvolvido pela Câmara desde dezembro de 2003, sob a coordenação do psiquiatra Luiz Carlos. “A originalidade do livro está na reunião dos temas, não há publicação semelhante. Além disso, não é um livro de iniciação à ética ou bioética. Ele espelha as demandas, as pressões que a psiquiatria sofre hoje”, afirmou.

Entre os tópicos apresentados, destacam-se: a discussão sobre a manutenção do sigilo médico em caso de paciente pedófilo; as relações do médico com as indústrias farmacêuticas e do álcool; a questão da internação involuntária em Psiquiatria; o ensino da ética médica nas faculdades de Medicina e a relação entre saúde mental e crime.

O livro traz um prefácio de José Geraldo Vernet Taborda, coordenador do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da Associação Brasileira de Psiquiatria, e um posfácio de Franklin Leopoldo e Silva, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A edição também contou com o apoio da Câmara Técnica de Bioética, coordenada por Reinaldo Ayer de Oliveira, para a revisão dos temas.

Os interessados em obter um exemplar da obra devem entrar em contato com a biblioteca do Cremesp: bib@cremesp.org.br; ou com a Assessoria de Comunicações: asc@cremesp.org.br. A obra também está disponível, na íntegra, para consulta e impressão, no site do Cremesp, em Publicações.

HOMENAGEM


Adib Jatene (à esq.), Jarbas Simas, Otelo Chino e Desiré Callegari

Médicos com 50 anos de atividade são homenageados

A exemplo do que fizera em outubro do ano passado, o Cremesp prestou, em 15 de junho, uma homenagem aos médicos com 50 anos ou mais de exercício da Medicina que, naquela ocasião, não puderam estar presentes.

Bastante emocionado, o presidente do Cremesp, Desiré Callegari, abriu a solenidade, realizada na sub-sede do Cremesp, na Capital paulista, reinaugurada no mesmo dia, dizendo: “Estão aqui reunidos colegas de diferentes especialidades médicas e campos de atuação, mas que têm em comum uma vida inteira de trabalho, seja nos consultórios e clínicas; hospitais e laboratórios; na docência, na pesquisa; no sistema público ou no setor privado”, declarou. “O sentimento que nos une neste momento é de orgulho diante dos senhores e senhoras. Orgulho da longevidade da atuação profissional, da trajetória percorrida por cada um e orgulho da experiência de vida acumulada”, completou. Os homenageados foram laureados com diploma e livro que narra a história do Cremesp.
Além do presidente do Conselho, compuseram a mesa Otelo Chino, representando o Simesp, Jarbas Simas, a APM; e o cardiologista e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, que recebeu homenagem especial: uma placa comemorativa pelo brilhantismo de sua carreira. Em seu discurso, o cardiologista afirmou: “Com coesão certamente solucionaremos os principais problemas que hoje afetam a classe médica e ajudaremos as novas gerações a melhorar sua atuação em benefício dos doentes”.

Sorocaba
Os médicos de Sorocaba com mais de 50 anos no exercício da profissão foram homenageados pelo Cremesp e pela Câmara Municipal de Sorocaba no dia 28 de junho. Representando os homenageados, o médico Edgard Steffen apresentou um discurso emocionante em nome do grupo.

Participaram da solenidade, na sede do Poder Legislativo de Sorocaba, o presidente do Cremesp, Desiré Callegari; o secretário de saúde, Miltom Palma; o presidente da APM, Jorge Curi; o presidente da Câmara do município, Paulo Francisco Mendes; o conselheiro responsável pela Delegacia Regional do Cremesp local, João Marcio Garcia; o vereador e presidente do Sindicato dos Médicos de Sorocaba, Antônio Sérgio Ismael; delegados do Cremesp na região e vereadores.


Médicos recebem diploma durante homenagem em Sorocaba



Este conteúdo teve 97 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 459 usuários on-line - 97
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.