PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Editorial de Henrique Carlos Gonçalves, que assumiu a presidência do Cremesp em 27 de julho


SOLENIDADE (JC pág. 3)
Posse de novos diretores completa rodízio nos cargos de direção da Casa


ENTREVISTA (JC pág. 4)
Henrique Carlos Gonçalves dá sua primeira entrevista como presidente do Cremesp


DIRETORIA (JC pág. 5)
Acompanhe o perfil de cada um dos novos diretores do Cremesp


ATIVIDADES DO CREMESP (JC pág. 6)
Educação Médica Continuada: anote próximos módulos na Capital e em Taubaté


ACIDENTE AÉREO (JC pág. 7)
Cremesp e entidades médicas divulgam Nota Pública sobre a tragédia


ESPECIAL 1 (JC pág. 8)
Vem aí a terceira edição do Exame de Egressos do Cremesp. Inscrições abertas


ESPECIAL 2 (JC pág. 9)
Exame de Egressos 2007: já é consenso, na sociedade, a importância desta iniciativa


ATUALIZAÇÃO (JC pág. 10)
O canal Atualização desta edição traz novas propostas p/casos de tuberculose no país


GERAL 1 (JC pág. 11)
Preenchimento da TISS gera debate entre entidades médicas


HISTÓRIA (JC pág. 12)
Hospital Sírio Libanês: primeira UTI da América Latina


ACONTECEU (JC pág. 13)
Acompanhe os fatos que marcaram o mês de julho para a classe médica


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
É lícito atender pelo SUS e indicar cirurgia particular?


GERAL 2 (JC pág.15)
Atualize sua agenda e programe-se: eventos interessantes não faltam...


GALERIA DE FOTOS



Edição 239 - 07/2007

ACONTECEU (JC pág. 13)

Acompanhe os fatos que marcaram o mês de julho para a classe médica


Presidência

Cremesp participa de Simpósio das Unimeds

O Conselho, representado por seu presidente Henrique Carlos Gonçalves, à convite da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, esteve presente à mesa de abertura do 24° Simpósio das Unimeds do Estado – Suesp 2007, no dia 4 de julho. Segundo os organizadores, o principal objetivo do evento, que este ano estabeleceu o tema Integração, Fortalecimento e Desenvolvimento, é promover a integração entre as cooperativas das Unimeds do Estado, atualizar os conceitos de gestão e gerar condições para fortalecer a atuação das instituições considerando os desafios do momento. Da cerimônia de abertura do encontro, que terminou dia 8, também participou o diretor jurídico do Conselho, Desiré Carlos Callegari.

Comissão de Ética Médica do Einstein é capacitada pelo Conselho
O presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, participou do encerramento do curso de capacitação ministrado aos membros da Comissão de Ética Médica do Hospital Albert Einstein. O curso ocorreu no Centro Educacional do hospital em duas etapas, nos dias 2 e 16 de julho, e foi ministrado pelos delegados do Cremesp: Ayr de Almeida Gosch; José Roberto de Souza Baratella; Mauro Sancovski; Valdemar Kiyshi Murakami e Milton Glezer. A constituição da Comissão de Ética Médica faz-se obrigatória em todo estabelecimento onde atua um número igual ou superior a 16 profissionais e funciona como o “braço” dos Conselhos Regionais dentro das instituições.

Criada Associação dos Médicos da Medial Saúde
Em cerimônia realizada na noite de 6 de julho, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, foi oficializada a formação da Associação dos Médicos da Medial Saúde e do Hospital Alvorada (Amesal), sob a direção de Pedro Oksman. O Cremesp esteve presente ao evento, representado pelo seu presidente Henrique Carlos Gonçalves.

Assessoria de Comunicação

Site do Cremesp receberá mais conteúdo, afirma novo diretor

Depois de 10 anos, o conselheiro e médico cardiologista, Bráulio Luna Filho, volta a dirigir a Assessoria de Comunicação do Cremesp – responsável pela edição do Jornal do Cremesp, revista Ser Médico, sites www.cremesp.org.br, e www.bem.org.br, e pelo boletim interno Nós, Cremesp. Um dos objetivos de Luna Filho é ampliar o conteúdo do portal do Cremesp na Internet. "Considerando a alta repercussão que os cursos de Educação Continuada promovidos e coordenados pelo Cremesp têm tido, pretendemos que esta experiência seja transferida para o site e em breve divulgaremos as providências nesse sentido”.

Luna Filho foi uma das pessoas que contribuiu na evolução do Jornal do Cremesp. Sua expectativa é que “o jornal continue a ter uma pauta que interesse à maioria dos médicos sem ter nenhuma restrição de temas ou assuntos, desde que o interesse público em prol de uma medicina de qualidade seja garantido”. “Em relação à Ser Médico esperamos que continue tendo o respaldo que as últimas pesquisas de opinião demonstraram e que mantenha o alto nível que apresenta”.

Homenagem
Luna Filho, que também é presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), recebeu, no dia 29 de junho de 2007, da Câmara Municipal de Campinas, por iniciativa do vereador Paulo Oya, o Diploma de Mérito Médico Dr. Roberto Maia Rocha Brito; e o Diploma de Honra ao Mérito à Socesp e sua Regional Campinas, em reconhecimento à atuação social e científica da entidade. “Essa homenagem expressa o reconhecimento da atuação da Socesp junto à comunidade, no que se refere aos programas de atualização e informação sobre os cuidados com a saúde, visando a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, iniciativas essas que vêm adquirindo impacto em nível nacional”, declarou, na ocasião, o conselheiro do Cremesp e presidente da Socesp.


Bráulio Luna (ao centro, com diploma), autoridades e membros da Socesp

Luna Filho é também professor livre docente de Escola Paulista de Medicina/Unifesp e presidente da Sociedade Paulista de Cardiologia. Atualmente é candidato ao cargo de diretor científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia, na chapa de Cláudio Pereira da Cunha, nas eleições que ocorrerão de 16 a 22 de agosto, pela Internet, no site daquela entidade.

Recadastramento nacional é aprovado pelo CFM
A Sessão Plenária do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizada no dia 12 de julho, aprovou o recadastramento nacional dos médicos e posterior substituição das cédulas de identidade profissional atualmente em uso.

A Plenária do CFM, formada pelos conselheiros federais e pelos presidentes de CRMs de cada Estado, contou com a participação do presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, que informou a conclusão do recadastramento em São Paulo. As atuais cédulas de identidade dos médicos valerão até a substituição pela nova Carteira de Identidade Médica, que terá garantia de segurança da Casa da Moeda. Os custos do recadastramento e da carteira serão arcados em conjunto pelos Conselhos Regionais e Federal de Medicina, e os médicos não terão despesas com a troca.

Além de atualizar os dados pessoais – o que facilitará a comunicação do Cremesp com os médicos – os profissionais tiveram a opção de autorizar a divulgação de sua fotografia no site do Cremesp, sistema que será implantado em breve. A medida facilitará a verificação da identidade do profissional por parte da população e dos empregadores (hospitais, clínicas e serviços de saúde). O recadastramento visa também a coibir a ação de falsos médicos no Estado.

Todos os médicos de São Paulo recadastrados receberão a nova carteira de identidade profissional, mais segura contra falsificações, assim que o Conselho Federal de Medicina concluir o processo de licitação e contratação de empresa para confecção dos documentos.



Este conteúdo teve 86 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 325 usuários on-line - 86
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.