PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
A difícil comparação entre os serviços da rede privada de saúde e o SUS. Para médicos e a população


ENTREVISTA (JC pág. 4)
O financiamento público da Saúde na visão de docentes em Políticas de Saúde da USP


ATIVIDADES CRM (JC pág. 4)
Acompanhe as novas datas dos Fóruns de Publicidade Médica do Cremesp e participe!


ATIVIDADES CRM (JC pág. 5)
TISS: operadoras devem fornecer os formulários impressos, avisa a ANS


MOBILIZAÇÃO (JC pág. 6)
A luta dos médicos do Nordeste por melhores condições de trabalho e de atendimento à população


ATIVIDADES CRM (JC pág. 7)
Exame do Cremesp: primeira fase acontece dia 23 de setembro


ESPECIAL (JC págs. 8 e 9)
Especial: mais de 90% dos médicos do Estado aprovam a atuação do Cremesp


ENSINO MÉDICO (pág. 10)
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): 10 anos deste método de sucesso na FAMEMA


GERAL 1 (JC pág. 11)
Psicocirurgia: Ministério Público recomenda fiscalização no tratamento de transtornos mentais


HISTÓRIA (JC pág. 12)
Sta. Casa de S. José do Rio Preto - capacidade para receber 700 pacientes/dia


GERAL 2 (JC pág.13)
Em Opinião do Conselheiro, Isac Jorge nos brinda com o texto "O médico como corretor"


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Acompanhe questões relacionadas ao treinamento médico, no Alerta Ético desta edição


GERAL 3 (JC pág.15)
Acompanhe Nota da SBPC que repudia o financiamento de procecimentos médicos


GALERIA DE FOTOS



Edição 240 - 08/2007

ATIVIDADES CRM (JC pág. 4)

Acompanhe as novas datas dos Fóruns de Publicidade Médica do Cremesp e participe!


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

Taubaté, Votuporanga e Capital


Miriam de Biasi, Jarbas Simas, Renato Françoso e Pedro Henrique Silveira

O Interior paulista recebeu, em agosto, mais dois módulos do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp, desta vez nas cidades de Taubaté e Votuporanga. Coordenado no Interior pelo conselheiro Renato Ferreira da Silva e na Capital por José Henrique Andrade Vila, o Programa de Educação Médica Continuada, inteiramente gratuito, é composto por aulas expositivas, formatadas em módulos e painéis de debates, com temas de atualização profissional. Iniciado em 2005, já abordou temas de várias especialidades.

Todos os médicos inscritos no Cremesp podem participar dos módulos de atualização. O evento tem total isenção e autonomia, pois não conta com nenhum financiamento de indústria farmacêutica ou outro apoio de iniciativa privada.
 
Taubaté
Em Taubaté foi realizado o 15º Módulo, no dia 11, com abertura do conselheiro Pedro Henrique Silveira, que ministrou a palestra Momento Ético. Também deram palestras o conselheiro Renato Françoso Filho (Ética e Perícia Médica); Jarbas Simas (Resolução 126); Milton Helfenstein Júnior (Ler/Dort); Mauro Gomes Aranha de Lima (Diagnóstico Dimensional em Psiquiatria: Implicações Éticas e Terapêuticas). O evento foi encerrado com um Julgamento Simulado.

Votuporanga
Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, Votuporanga recebeu o 16º Módulo. Renato Silva fez a abertura do evento com o tema Momento Ético e deu palestra sobre Prontuários e Atestado Médico. Também participaram José Fernando Vilela Martin (Hipertensão Arterial); Marco Antonio Fernandes Dias (Diabetes Mellitus); Maurício de Nassau Machado (Infarto Agudo do Miocárdio); José Altino (Diagnóstico Precoce de Neoplasias Mais Comuns). “O curso é uma realidade e tem crescido em todas as delegacias do Interior. É um programa com uma receptividade muito grande por parte dos médicos”, garantiu Silva.

Capital  
Dia 31 de agosto aconteceu o  12º Módulo do Programa de Educação Continuada na Capital. Realizado na sede central do Cremesp, na rua da Consolação, sob o tema Psiquiatria, foi coordenado pelo conselheiro Luiz Carlos Aiex Alves.


Fórum de Publicidade médica provoca mudanças


Cristiano Garcia, Claudionor Picarelli, Lavínio Camarim e Carlos Rosa

Muitas mudanças positivas puderam ser notadas na publicidade médica a partir da atuação da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame). Após orientação da comissão, diversos médicos solicitaram aos profissionais de marketing a modificação das peças publicitárias consideradas antiéticas. Algumas das alterações referiam-se a fotos do tipo “antes e depois” da cirurgia, e, além disso, preços e formas de pagamento foram excluídos das publicações.

Para que esses avanços aconteçam, a comissão realiza fóruns, atende a consultas e distribui gratuitamente o manual Ética em Publicidade Médica, visando conscientizar médicos – e também profissionais da área da comunicação – sobre o que o Cremesp, por meio de seu Código de Ética Médica, considera adequado em propaganda.

Neste ano, além de fazer uma busca ativa em jornais e revistas, a Codame passou a investigar sites, programas e anúncios de TV que ferem a ética médica; posteriormente será a vez das intermediadoras de serviços ficarem na mira da comissão.

Apesar dos excelentes resultados atingidos, ainda há muito trabalho pela frente. A direção da revista Plástica & Beleza encaminhou recentemente aos médicos anunciantes uma carta dizendo que o periódico não está subordinado aos preceitos do Código de Ética Médica. O documento diz ainda que a revista disponibilizará assessoria jurídica para aqueles que tiverem sindicâncias instauradas pelo Cremesp, devido a anúncios que ferirem a legislação. “Isto é no mínimo provocativo”, declara o coordenador da Codame e conselheiro do Cremesp, Lavínio Camarim. “A revista não está subordinada ao Código de Ética Médica, mas os médicos sim, por isso devem fazer suas divulgações dentro da lei”, acrescenta.

Bragança Paulista
Apesar de o exercício da medicina obedecer ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), o paciente e o ato médico não devem ser tratados como um bem de consumo. Esse foi o cerne da discussão no 22º Fórum Regulamentador de Publicidade Médica, realizado no dia 16 de agosto em Bragança Paulista. “É importante, para o bem da medicina e dos pacientes, que sejam discutidas normas específicas, dentro do CDC, para o exercício da profissão médica”, revela Camarim, que coordenou o fórum. O evento aconteceu na Faculdade São Francisco e contou com a participação do promotor de Justiça de Bragança Paulista, Cristiano Garcia, dos delegados do Cremesp e médicos daquela cidade, Claudionor Picarelli, Carlos Alberto Pessoa Rosa e Mauro Antonio Moreira.

Próximos eventos:

13/09/2007 - Americana
19/09/2007 - Barretos
27/09/2007 - Assis
11/10/2007 - Araraquara
25/10/2007 - Osasco
22/11/2007 - Franca
07/12/2007 - Sede

Livros

Conselho publica Conflito de Interesses

Produzido pelo Centro de Bioética e Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética do Cremesp, o livro Conflito de Interesses em Pesquisa Clínica  aborda um tema muito presente durante o processo de liberação de novas drogas ao mercado, que envolve dilemas entre várias partes, desde o clínico responsável pelo recrutamento de pacientes ao investigador, indústria farmacêutica, sujeitos de pesquisa etc. O lançamento do livro Conflito de Interesses aconteceu durante  7º Congresso Brasileiro de Bioética, de 28 de agosto a 1º de setembro, em São Paulo, e será disponibilizado pelo Cremesp por meio do Departamento de Serviços Gerais, e-mail: ssg@cremesp.org.br ou pelo Centro de Bioética, telefone (11) 5908-5647, e-mail cbio@cremesp.org.br

Ética e Psiquiatria terá reedição

Lançado no dia 21 de junho no auditório da sub-sede do Cremesp, na Vila Mariana, Capital, o livro Ética e Psiquiatria superou todas as expectativas e teve a tiragem de mil exemplares esgotada em cerca de dez dias após o seu lançamento. “Não esperávamos uma receptividade tão grande”, afirmou o psiquiatra e conselheiro Luiz Carlos Aiex Alves, responsável pela publicação do volume e coordenador da Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp. “Uma segunda edição será lançada em meados de setembro, com uma tiragem de 2 mil exemplares e trará alguns artigos revisados e pareceres, informou.



Este conteúdo teve 344 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2020 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 168 usuários on-line - 344
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior