PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Diretrizes sobre álcool e drogas e mudanças no Ensino Médico


ENTREVISTA
Guido Cerri: novo diretor da Faculdade de Medicina da USP


ARTIGOS
Convidados escrevem sobre promoção da saúde e aquecimento global


DIRETRIZES
Orientação e tratamento de usuários de cigarro, álcool e drogas


ESPECIAL
Bioética, Poder e Injustiça


ATUALIZAÇÃO
Eritropoetina e transfusões de sangue


GERAL 1
Site do Cremesp, APM de Santo André, Sindimed e outros assuntos.


GERAL 2
Eleições 2002, Saúde no Mundo, Mercosul e outros temas.


AGENDA
Destaque para homenagem ao Prof. Luiz Decourt


NOTAS
Informações sobre atividades do Cremesp, Editais, Convocações e Contatos


PARECER
Exame de livre-docência


MEMÓRIA
Museu de História da Medicina


GALERIA DE FOTOS



Edição 183 - 11/2002

GERAL 1

Site do Cremesp, APM de Santo André, Sindimed e outros assuntos.


De olho no site do Cremesp

O destaque especial deste mês, no site do Cremesp, foi o lançamento da mais nova publicação do Conselho, “Usuários de Substâncias Psicoativas: Abordagem, Diagnóstico e Tratamento”, realizada em parceria com a Associação Médica Brasileira e que reúne diretrizes, baseadas em evidências científicas, para o diagnóstico de usuários de substâncias psicoativas. A obra está on line para consultas e impressão. Outras publicações da entidade, recém-lançadas, também estão disponíveis na íntegra: Ética em Ginecologia e Obstetrícia, Ética em Publicidade Médica e Manual de Orientação ao Anestesiologista.

Trabalho voluntário
O site do Cremesp mantém um banco de dados sobre profissionais interessados em realizar trabalhos voluntários em entidades filantrópicas e ONGs sem fins lucrativos. Já estão no ar os novos formulários para cadastramento e visualização on line de dados, incluindo a disponibilidade de dia e horário dos médicos e outros profissionais da área de Saúde que desejam integrar essa rede comunitária de solidariedade. As entidades que procuram profissionais de saúde voluntários também podem preencher o formulário on line.

Acesse:
http://www.cremesp.org.br/trabalho_comunitario/medico (se for profissional da área da saúde) e em
http://www.cremesp.org.br/trabalho_comunitario/entidade (se for entidade filantrópica).

Novos conteúdos
Na seção “Agenda de Congressos Científicos” podem ser encontrados cursos, congressos e eventos, classificados por especialidade, que já estão recebendo inscrições para 2003. Com atualização diária, este canal tem o compromisso de manter o usuário do site permanentemente informado sobre simpósios, reuniões e jornadas, nacionais e internacionais, além de cursos de especialização em diversas áreas.

A edição trimestral da Revista Ser Médico, referente aos meses de outubro/novembro e dezembro já pode ser acessada, na íntegra, pela página principal do site do Cremesp. Em destaque, entrevista a com a Dra. Lygia da Veiga Pereira, física e Ph.D em Genética Humana pelo Mont Sinai Medical Center, em Nova Iorque, sobre “Células-tronco: a Terapêutica do Futuro Próximo”, além de outros temas.

Qualquer dúvida de acesso ou caso queira enviar sugestões, lembre-se, você tem um canal aberto para entrar em contato conosco no endereço eletrônico:
http://www.cremesp.org.br/sugestao


APM de Santo André faz 50 anos e tem novo presidente

A delegacia regional da Associação Paulista de Medicina – APM de Santo André completa, em 10 de dezembro de 2002, 50 anos de fundação. No dia 25 de outubro, no Clube 1º de Maio, durante um jantar dançante, foram homenageados todos os 20 ex-presidentes da entidade. O evento marcou também a posse do novo presidente da regional para a gestão 2002-2005, Cesar Carvalho Stocco, que sucede Chady Satt Farah. Estiveram presentes o vice-presidente eleito Antonio Carlos Lugli; Regina Parizi Carvalho, presidente do Cremesp; José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM no Estado; Desiré Carlos Callegari, ex-presidente da regional nas gestões 1987-89 e 1989-91 e atual delegado da entidade na cidade, além de conse-lheiros do Cremesp e outros ex-presidentes da APM de Santo André.


Karpovas assume o Colégio Interamericano de Radiologia

Composto por todos os países do continente americano e pela Espanha, o Colégio Interamericano de Radiologia (CIR) tem como novo presidente o brasileiro Luiz Karpovas, que assumiu o cargo durante o Congresso Interamericano de Radiologia, ocorrido em outubro de 2002 na cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia. Karpovas formou-se em 1968 na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), fez residência médica em radiologia, doutorado em 1999, foi presidente da Sociedade Paulista de Radiologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia.

O CIR é uma federação que congrega as sociedades nacionais de radiologia dos países representados e tem por objetivo a interação entre essas entidades. A entidade tem como objetivo a realização de um congresso internacional a cada dois anos em um dos países da América Latina e dá suporte para a realização de eventos científicos em países que se candidatam, respeitando calendários para que não haja conflitos entre os países. Também promove o intercâmbio de médicos radiologistas dos países membros em serviços credenciados e reconhecidos internacionalmente na América e na Europa. O primeiro presidente brasileiro do CIR foi o médico José Maria Cabello Campos, que ocupou o cargo na década de 50.


Sindimed tem nova diretoria

O Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed), realizou eleições de 28 de outubro a 1 de novembro.

A chapa única “União, Coerência e Luta”, liderada pelo médico sanitarista Geovani Gurgel Aciole da Silva, foi eleita para a gestão até 2005. Também compõem a nova Diretoria: Hugo Sampaio, vice-presidente; Kathleen Tereza da Cruz, secretária geral; José Emílio Duran Bueno, 1º secretário; Taniella Carvalho Mendes, tesoureiro; Emerson Luiz Canonici, 1º tesoureiro; Moacyr Esteves Perche e Raimundo Ferreira Campos, diretores do Departamento Jurídico e Relações Trabalhistas; Erik de Oliveira Piva e Ronaldo Ribeiro de Melo, diretoria do Departamento de Comunicação e Divulgação; Paulo Roberto Franco Godoy e Dulcilene Salvadora Neto, diretores do Departamento de Relações Intersindicais, Sindicalização e Política de Saúde; Azael Roberto Bordin e Daniela Varela Luquetti diretores do Departamento Científico de Formação Profissional e Educação Médica Continuada; Luiz Alberto Barcellos Marinho e Eurico Pereira, diretores do Departamento de Relações Públicas e Serviços. Além dos diretores regionais e delegados sindicais.

Este conteúdo teve 157 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 455 usuários on-line - 157
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.