PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Escolas médicas: é preciso suspender, temporariamente, a abertura de novas e estruturar as já existentes


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Entrevista exclusiva com o ministro da Saúde sobre o PAC da Saúde e outros temas de interesse para a classe médica


ATIVIDADES (JC pág. 4)
Destaque especial para a realização do Seminário Periculosidade e Transtorno de Personalidade, dias 29/03 e 05/04


ATUALIZAÇÃO (JC pág. 5)
Programa de Educação Médica Continuada tem agenda movimentada na capital e no interior


ENSINO MÉDICO (JC pág. 6)
Cursos de Medicina: nova regulamentação deve passar por votação na Câmara dos Deputados


SALÁRIOS (JC pág. 7)
O levantamento do Cremesp sobre a (péssima) remuneração dos médicos no Estado continua...


ESPECIAL (JC pág. 8)
Acompanhe uma síntese das conclusões de pesquisa inédita do Cremesp sobre as especialidades médicas no Estado


ARTIGO (JC pág. 10)
A atenção ao portador de doença grave, aguda ou crônica, na visão de dois experts no tema


GERAL 1 (JC pág. 11)
Pesquisa realizada pela Uniad traz dados estarrecedores sobre embriaguez no trânsito das cidades e nas estradas


INDÚSTRIA (JC pág. 12)
Médicos e Indústria Farmacêutica discutem a relação, que passa por um período de amadurecimento...


GERAL 2 (JC pág. 13)
Conheça as novas resoluções do Conselho Federal de Medicina que beneficiam médicos e a população


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Laqueadura: acompanhe e esclareça algumas dúvidas, comuns aos médicos, sobre a realização do procedimento


GERAL 3 (JC pág. 15)
Entre as atividades realizadas pelo Cremesp neste mês, merece destaque a fiscalização do HSPE, em parceria com o Ministério Público Estadual


HISTÓRIA (JC pág. 16)
Hospital São Luiz Gonzaga e Hospital Padre Bento: a evolução histórica e marcante destes leprosários, hoje hospitais gerais


GALERIA DE FOTOS



Edição 246 - 03/2008

ATIVIDADES (JC pág. 4)

Destaque especial para a realização do Seminário Periculosidade e Transtorno de Personalidade, dias 29/03 e 05/04


Diretores Clínicos terão encontro estadual

A primeira fase do 4º Encontro Estadual de Diretores Clínicos do Estado de São Paulo foi realizada no último dia 29, concomitantemente nas delegacias regionais do Cremesp do Interior e da Capital. O evento tem por objetivo discutir e encaminhar questões importantes que envolvem as atividades desses profissionais.

Desses eventos regionais foram indicados os diretores clínicos-relatores que participarão da segunda fase do Encontro – em nível estadual –, a ser realizada no dia 4 de abril, no auditório da sede do Cremesp, na Capital, na qual também estarão reunidos todos os conselheiros e delegados do Conselho. Dentre os temas debatidos, destacaram-se: condições de trabalho; remuneração; plantão à distância; plantão regulador e vaga zero; eleição de diretor clínico; Exame do Cremesp; e falsos médicos.

Araraquara discute Auditoria Médica


Colegas participaram, na APM-Araraquara, de mais um módulo de Educação Continuada do Cremesp, especial para o interior do Estado

No último dia 14, a Delegacia Regional de Araraquara realizou um encontro para discutir Auditoria Médica, na Associação Paulista de Medicina de Araraquara, tendo como palestrante o diretor e conselheiro do Cremesp, Antonio Pereira Filho. Estiveram presentes ao evento José Manoel Bombarda, conselheiro da região de Araraquara; Aluísio Margarido Alberici, delegado superintendente de Araraquara; Eduardo Luiz Bin, delegado superintendente de Ribeirão Preto; e José Antônio Gomes, delegado regional de São Carlos.

Comissões de Ética
No dia 18 foi ministrado um Curso de Capacitação da Comissão de Ética Médica na Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, com a participação do delegado superin¬tendente da região de Barretos, Carlos Marcelo Borges Santiago.

Próximos eventos no Interior
27/3 – Curso de “Saúde da Mulher” – Presidente Prudente
27/3 – 31º Fórum da CODAME – Mogi das Cruzes

SEMINÁRIO
Periculosidade e Transtorno de Personalidade

É possível algum tipo de previsão do comportamento humano que possa indicar a um juiz que a soltura de determinado preso não representa perigo para a sociedade? Existe uma correlação entre esse perigo e os distúrbios mentais? Como definir periculosidade?

Em linhas gerais, essa é a problemática que permeia o seminário que o Cremesp realizará — por iniciativa da sua Câmara Técnica de Saúde Mental — em parceria com o Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção de São Paulo. O evento, denominado Periculosidade, Medida de Segurança e Transtorno de Personalidade, contará com a participação de profissionais de diferentes áreas, como psiquiatras, psiquiatras forenses, psicólogos, promotores e procuradores de justiça, advogados e professores de Direito. O seminário foi dividido em duas etapas: dia 29 de março, na sede do Cremesp, e dia 5 de abril na OAB (veja PROGRAMAÇÃO).

“Dentre as inúmeras questões que se encontram na interface dos campos do direito penal e da psiquiatria, nenhuma é tão atual e controvertida como a  da periculosidade”, explica o conselheiro Luiz Carlos Aiex Alves, coordenador da Câmara Técnica de Saúde Mental, para justificar a organização do seminário. “A iniciativa conjunta do Cremesp, OAB e Conselho Penitenciário pretende contribuir para um melhor entendimento dessa questão e a maneira mais racional de lidar com ela”.

Segundo o conselheiro, além do aspecto conceitual da periculosidade, a muito difícil situação do sistema prisional e a elevada dimensão da população carcerária no Estado de São Paulo já justificariam a realização de um simpósio desta natureza. Em fevereiro, essa população – em constante crescimento – ultrapassava 145 mil pessoas, distribuídas em 188 unidades prisionais.

As inscrições dos médicos podem ser feitas pelo e-mail: eventos@cremesp.org.br e dos advogados pelo site www.oabsp.org.br


DIA DA MULHER
A medicina e a condição feminina

O Cremesp vai realizar um evento especial em 27 de março, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Estão programadas a apresentação de conferência da oncopediatra Silvia Brandalise e uma homenagem a médicas de origem oriental, em função dos festejos pelos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Confira a cobertura deste evento na próxima edição do Jornal do Cremesp.

As pioneiras da Medicina

A médica e professora aposentada da Faculdade de Medicina da USP Verônica Rapp de Eston (à dir.) completou 90 anos no último dia 21 de fevereiro. Comemorou ao lado de colegas que marcaram presença como mulheres médicas no cenário paulista, entre elas, Bertha Sbrighi, de 96 anos (à esq.). Verônica foi presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM); Bertha presidiu a Seção São Paulo da entidade. Também participaram do encontro Franci Reis Patrício, presidente da ABMM nacional, a conselheira do Cremesp e atual presidente da Seção São Paulo da entidade, Ieda Therezinha Verreschi; e Joscelyne Rosemberg, antecessora de Ieda no colegiado feminino. A tônica do encontro foi a inserção das mulheres na Medicina.     


Encontro sobre identificação humana em catástrofes

“Medicina Legal sobre identificação humana em catástrofes” é o tema do evento que o Cre-mesp promoverá em 12 de abril. Inclui palestras com diversos especialistas, entre eles o médico legista espanhol, José Luis Prieto Carrero, que participou da identificação de vítimas do atentado à estação de trem Atocha, em Madri.

A iniciativa é da Câmara Técnica de Medicina Legal do Cremesp, com o apoio do Instituto Médico Legal do Estado de São Paulo, da Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo e da Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo.

Local: Auditório da Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo. Rua Moncorvo Filho,410 – Butantã – São Paulo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Inscrições prévias até 24 de março de 2008 pelo e-mail: eventos@cremesp.org.br ou telefone (11) 3123-8704.


Este conteúdo teve 80 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 537 usuários on-line - 80
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.