PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Escolas médicas: é preciso suspender, temporariamente, a abertura de novas e estruturar as já existentes


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Entrevista exclusiva com o ministro da Saúde sobre o PAC da Saúde e outros temas de interesse para a classe médica


ATIVIDADES (JC pág. 4)
Destaque especial para a realização do Seminário Periculosidade e Transtorno de Personalidade, dias 29/03 e 05/04


ATUALIZAÇÃO (JC pág. 5)
Programa de Educação Médica Continuada tem agenda movimentada na capital e no interior


ENSINO MÉDICO (JC pág. 6)
Cursos de Medicina: nova regulamentação deve passar por votação na Câmara dos Deputados


SALÁRIOS (JC pág. 7)
O levantamento do Cremesp sobre a (péssima) remuneração dos médicos no Estado continua...


ESPECIAL (JC pág. 8)
Acompanhe uma síntese das conclusões de pesquisa inédita do Cremesp sobre as especialidades médicas no Estado


ARTIGO (JC pág. 10)
A atenção ao portador de doença grave, aguda ou crônica, na visão de dois experts no tema


GERAL 1 (JC pág. 11)
Pesquisa realizada pela Uniad traz dados estarrecedores sobre embriaguez no trânsito das cidades e nas estradas


INDÚSTRIA (JC pág. 12)
Médicos e Indústria Farmacêutica discutem a relação, que passa por um período de amadurecimento...


GERAL 2 (JC pág. 13)
Conheça as novas resoluções do Conselho Federal de Medicina que beneficiam médicos e a população


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Laqueadura: acompanhe e esclareça algumas dúvidas, comuns aos médicos, sobre a realização do procedimento


GERAL 3 (JC pág. 15)
Entre as atividades realizadas pelo Cremesp neste mês, merece destaque a fiscalização do HSPE, em parceria com o Ministério Público Estadual


HISTÓRIA (JC pág. 16)
Hospital São Luiz Gonzaga e Hospital Padre Bento: a evolução histórica e marcante destes leprosários, hoje hospitais gerais


GALERIA DE FOTOS



Edição 246 - 03/2008

ATUALIZAÇÃO (JC pág. 5)

Programa de Educação Médica Continuada tem agenda movimentada na capital e no interior


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA


Coordenado pelos conselheiros José Henrique de Andrade Vila e Maria do Patrocínio Tenório Nunes , o 14º Módulo do Programa de Educação Médica Continuada recebeu grande receptividade, com cerca de 400 médicos inscritos

Número recorde de médicos comparece a módulo na Capital

“O evento foi um verdadeiro sucesso”. Assim o conselheiro José Henrique Andrade Vila sintetizou a realização do 14º módulo do Programa de Educação Médica Continuada na Capital, nos dias 22 e 23 de fevereiro, com palestras sobre Clínica Médica e Neurologia.

O programa incluiu palestras abordando os aspectos fundamentais da cardiologia, notadamente a isquemia miocárdica aguda, a hipertensão arterial, a anticoagulação e a avaliação do risco nas cirurgias não-cardíacas.

Também despertaram grande interesse por parte do público – que lotou o auditório do hotel Braston nos dois dias dedicados ao programa – as palestras sobre os temas neurológicos, tais como cefaléia e acidente vascular cerebral. A palestra ministrada por Rubens Bergel abordou a importância da medicina psicossomática, enfatizando a necessidade da visão humanística do médico no atendimento aos pacientes.

Na opinião do cardiologista Bráulio Luna Filho, diretor de Comunicação e conselheiro do Cremesp, que apresentou uma palestra sobre hipertensão arterial, “o evento se encontra na linha de divulgação científica que o Conselho se propõe, colocando ao alcance dos médicos generalistas – em especial daqueles que têm dificuldades em se manter atualizados, pelos compromissos de trabalho e falta de tempo para freqüentar congressos em outros Estados – a oportunidade de se relacionarem com especialistas renomados em todas as áreas da Medicina”. Ele considera que a resposta da categoria a essa estratégia de reciclagem profissional tem sido extraordinária. “O êxito deste módulo que apresentamos na Capital superou todas as nossas expectativas, tanto é que reservamos um auditório especial para receber o grande público que veio prestigiar o evento”, destacou Vila.  
 
Para a médica Sandra Soraya, que assistiu às palestras, os pontos fortes  foram a clareza e a objetividade com que os assuntos foram abordados. “Obtivemos, de maneira sucinta, uma visão geral de como estão sendo tratadas algumas patologias pela Medicina de ponta. Espero que tais atualizações sejam freqüentes, para que possamos oferecer um atendimento cada vez melhor aos nossos pacientes”, afirmou.

Ao final das palestras foram realizados debates que possibilitaram amplo intercâmbio de idéias com a platéia.

Próximos módulos na Capital
28 e 29/3
– Tema: Antimicrobianos
04 e 5/4 –  Tema: Urologia

Os interessados podem fazer sua reserva através do e-mail eventos@cremesp.org.br ou pelo telefone: 3123-8704.

Interior
Guaíra, Araçatuba e Presidente Prudente

Guaíra


Renato Ferreira fala aos participantes

No último dia 22, a Delegacia Regional de Barretos organizou o 24º Módulo do Programa de Educação Médica Continuada, realizado em Guaíra, na Associação Paulista de Medicina, que tratou dos seguintes temas: Momento Ético (Renato Ferreira da Silva); Insuficiência Coronariana (Maurício de Nassau Machado); Diagnóstico precoce de Neoplasias (José Altino); Crise Hipertensiva (José Fernando Vilela Martin); e Diabetes (Luciana Neves Cosenso Martin). “A receptividade foi grande e os temas muito afins. Cerca de 80% dos médicos da região estiveram presentes no evento”, afirmou Carlos Marcelo Borges Santiago, delegado superintendente de Barretos.

Araçatuba


Mesa dá início aos trabalhos de Educação Continuada do Cremesp

O 23º Módulo do Programa de Educação Médica Continuada de Araçatuba, realizado no último dia 27, na Casa do Médico, contou com a presença do delegado superintendente Adalberto Benevides Santiago e da delegada Regina Maria da Silva Marquezini.

Foram realizadas as seguintes palestras:
Momento Ético – Prontuário médico - Aspectos éticos legais (José Marques Filho); Febre Amarela (Luciana S. Jorge); Asma – abordagem prática (Suzana Renata Orrico); e Crise hipertensiva (José Fernando Vilela Martin).

Presidente Prudente

Mais de 200 médicos da região de Presidente Prudente assistiram a uma palestra sobre dengue e leishimaniose, proferida pelo professor Wilson Zangeidame, no último dia 14, em evento coordenado pelo conselheiro Henrique Salvador. Na ocasião, os médicos da cidade de Dracena solicitaram aula específica sobre leishimaniose, que deverá ser organizada pela delegacia nos próximo mês.

De acordo com Salvador, “todas as recomendações e orientações dadas durante a palestra serão enviadas por e-mail aos médicos da região”. E, no caso de epidemia de dengue naquela região em 2008, “o Cremesp irá organizar uma força tarefa englobando todas as entidades médicas paulistas no auxílio ao combate à doença”, garantiu.

Prestigiaram o programa: Jaime Ribeiro Barbosa, delegado superintendente; Antonio Henrique C. Corral, diretor da Divisão Regional de Saúde; Arlindo Munuera Junior, presidente da Câmara de Vereadores e Ademar Anzai, presidente da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente; Maria Izabel Gonçalvez Rosa Franzão, secretária Municipal de Saúde; e Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, diretor clínico do Hospital Universitário.

Homenagem aos médicos


Ênio, Antonio Plácido, Salvador, Jaime e Nelson

No dia 21 de fevereiro, a Delegacia Regional de Presidente Prudente realizou uma homenagem a três médicos pioneiros da região: Nelson Barbosa, do Instituto de Radiologia (pioneiro na ultra-sonografia, tomografia e ressonância magnética); Antonio Plácido Pereira (responsável pela implantação do primeiro laboratório de anatomia patológica e pioneiro nas ações de prevenção de câncer); e Ênio Luiz Tenório Perrone (chefe da equipe que realizou o primeiro transplante renal na região). Ao final da cerimônia, foram entregues as carteiras aos novos médicos.

Próximos módulos no Interior

17/3 - Barretos
28/3 - Olímpia
28 e 29/3 - Bauru


Este conteúdo teve 99 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 264 usuários on-line - 99
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.