PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
O PCCS da Prefeitura de São Paulo, por Henrique Carlos Gonçalves, presidente do Cremesp


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2007, o geneticista Oliver Smithies, fala sobre células-tronco


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Módulos de Atualização Médica do Cremesp: público recorde confirma importância da iniciativa


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Homenagem a médicos com 50 anos de dedicação integral à Medicina chega ao interior


ATIVIDADES 3 (JC págs. 6 e 7)
Cremesp lidera Ato Público pela aprovação do PL-2733, que restringe a propaganda de cerveja na TV


ESPECIAL
Aprovação do PCCS vem de encontro às reportagens especiais do Cremesp sobre salários dos médicos no município


GERAL 1 (JC pág. 10)
Em Opinião de Conselheiro, José Henrique Vila aborda o transplante cardíaco


GERAL 2 (JC pág. 11)
Vida de Médico: conheça porquê um ortopedista de Ribeirão Preto é destaque desta edição


IND. FARMACÊUTICA (JC pág. 12)
Na série Medicina & Indústria Farmacêutica, em foco a propaganda de medicamentos e o ensino médico


GERAL 3 (JC pág. 13)
Na coluna dos conselheiros do CFM, o periódico Bioética e a linguagem médica são temas de Clóvis Constantino e Isac Jorge, respectivamente


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Tire suas dúvidas sobre questões que envolvem dependência química e consumo de drogas ilícitas


GERAL 4 (JC pág. 15)
Reuniões do Clube do Fígado seguem com sucesso todas as primeiras terças-feiras do mês


HOMENAGEM (JC pág. 16)
Homenagens pelo Dia da Mulher lembram médicas de ascendência japonesa que atuam no Estado


GALERIA DE FOTOS



Edição 247 - 04/2008

GERAL 4 (JC pág. 15)

Reuniões do Clube do Fígado seguem com sucesso todas as primeiras terças-feiras do mês


CLUBE DO FÍGADO


Hepatologistas, cirurgiões, radiologistas e anatomopatologistas se reúnem no Conselho

Sempre na primeira terça-feira de cada mês, o Cremesp realiza uma reunião do Clube do Fígado, coordenada pelos setores de Hepatologia e Cirurgia do Fígado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, reunindo especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas.

Esses encontros visam atualização e reciclagem nessa área de todos os colegas do Estado de São Paulo, consistindo na discussão de casos clínicos muito bem documentados, especialmente escolhidos com essa finalidade, permitindo a troca de informações entre todos os colegas e resultando na melhoria da formação médica e da qualidade da assistência prestada à população. Em 4 de março, a reunião foi coordenada pela Santa Casa. Já na reunião do dia 1º de abril, sob a coordenação da FMUSP, foram discutidos casos de nódulos de fígado e de colangiocarcinoma, sempre com a participação interativa da platéia.

O próximo encontro está agendado para 6 de maio próximo.


ENFERMARIA PSIQUIÁTRICA
ABP parabeniza Cremesp

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) enviou ofício ao Cremesp elogiando a sua Câmara Técnica de Saúde Mental pela iniciativa de exigir a regulamentação, por parte do governo estadual, da lei que obriga os hospitais gerais que integram o SUS a terem leitos psiquiátricos (ver Edição 245 do Jornal do Cremesp). Trata-se da Lei Estadual 12.060, promulgada em setembro de 2005, mas ainda não regulamentada.

Com base na iniciativa do Cremesp, a ABP lançou uma campanha nacional junto as suas 54 federadas para que, em parceria com os respectivos Conselhos Regionais de Medicina, “cobrem das autoridades locais correções estruturais necessárias ao sistema de atendimento público em saúde mental”.

Em seu site, a ABP não só reitera o apoio à iniciativa do Cremesp, como se dispõe a colaborar no processo de regulamentação da lei. Segundo o seu presidente, João Alberto Carvalho, “enquanto leis com este teor não forem regulamentadas, os portadores de transtornos mentais graves permanecem sem opções de tratamento em ambiente hospitalar”. Para a ABP, é preciso sensibilizar o poder público para a falta de opções terapêuticas que atendam a todas as necessidades dos pacientes.

CURSOS DE CAPACITAÇÃO

A Delegacia Metropolitana da Regional Sul de São Paulo realizou o Curso de Capacitação da Comissão de Ética Médica, no último dia 8, na Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro. Participaram do evento os delegados Ayr Gosch, Gladys Tavares e Valdemar Murakami. Por sua vez, no interior do Estado, a Delegacia Regional de Campinas realizou o encontro em 12 de março, na Sociedade de Medicina e Cirurgia. O evento contou com a participação do conselheiro Moacyr Perche.

Abertas as inscrições para o Programa de Bolsas

Anualmente, o Cremesp realiza concurso destinado a selecionar projetos de pesquisa relacionados à Ética Médica, idealizados por alunos do 2º ao 5º ano de medicina, ou que estejam cursando do terceiro ao décimo semestre da faculdade.

Em 2008, as inscrições estarão abertas até o dia 05 de maio: o projeto, coordenado pelo conselheiro Reinaldo Ayer e centralizado no Centro de Bioética do Cremesp, concederá aos autores escolhidos bolsas de R$ 330,00, durante um período de dez meses. “Com o programa de bolsas, o Cremesp pretende incentivar o estudante na pesquisa sensu lato e sensu strito, melhorando sua formação ética”, detalha Ayer.

Fazem parte dos critérios exigidos nos projetos, entre outros, originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; viabilidade de execução e adequação às diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Todas as informações podem ser obtidas no site do Centro de Bioética, ou pelo e-mail .org.brcbio@cremesp ou telefone (11) 5908-5647.


Curtas

Perfil do cardiologista
A Socesp – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – começa a levantar os dados das médicas cardiologistas que atuam no Estado. O objetivo do projeto, denominado Socesp Mulher, é mapear os caminhos da mulher cardiologista, conhecer o motivo da escolha da especialidade, saber quais são as áreas de atuação delas dentro da Cardiologia, onde estão atuando no Estado – em quais regiões, e quais os vínculos acadêmicos. O estudo ficará sob a supervisão da cardiologista Walkiria Ávila.

Planejamento familiar
O Ministério da Saúde lançou no dia 7 de março ampla campanha de esclarecimento e estímulo ao planejamento familiar. A intenção do governo é garantir o maior acesso à informação e aos métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram entregues a todos os estados e municípios 11 milhões de cartelas de pílulas anticoncepcionais, do total de 50 milhões previstos para este ano.

No anúncio da campanha, foi lançada uma cartilha de bolso sobre a promoção e atenção à saúde da mulher e os avanços dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos nos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha de esclarecimento no rádio e na televisão, de 9 a 22 de março, teve como slogan “Se cuide, filho não é brincadeira”. Cartazes e anúncios em revistas também fazem parte da campanha.

Cursos & Eventos

Obstetrícia e ginecologia
Entre os dias 17 e 19 de abril acontece a VI Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e região, no The Royal Palm Plaza Hotel. Informações: (11) 3849-0099, e-mail: cristina@growup-eventos.com.br ou site  www.growup-eventos.com.br

Nutrição e Câncer
Entre os dias 18 e 21 de junho acontece, no Centro Feco¬mercio de eventos, em São Paulo, o III Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer, International Conference of Nutritional Oncology e Ganepão 2008. Informações pelo telefone (11) 3284-6318 ou e-mail: ganepao@ganep.com.br  ou no site www.ganepao.com.br

Homeopatia
Curso de Especialização em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, com ambulatório-escola integrado ao SUS e um centro de pesquisas clínicas em saúde pública e em ensino médico. Informações: ligue (11) 5052-6177 ou acesse www.audesapere.com.br 

Endoscopia
O Hospital do Câncer de Barretos, com o apoio do Hospital Universitário da USP, realiza nos dias 19, 20 e 21 de abril o I Curso de enfermagem em Endoscopia. Mais informações pelo site www.hcancerbarretos.com.br ou pelos telefones (17) 3321-6629/3321-6600, com Cristiane ou Silvana.

EDITAL

1 – O presidente da Academia de Medicina de São Paulo, em respeito ao art. 38 do Estatuto, declara aberta a inscrição de candidatos à Cadeira n. 2, que pertenceu ao Acadêmico Samuel Atlas e tem como Patrono, Octavio de Carvalho.
2 – É necessário que o candidato seja brasileiro nato ou naturalizado, em gozo dos direitos civis e políticos; médico há pelo menos quinze anos, sem transgressão de ética devidamente comprovada; apresente memorial contendo curriculum vitae.
3 – As inscrições poderão ser feitas na secretaria da Academia, à Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 278, 6º andar (sra. Solange), das 12 às 18hs, de segunda a sexta-feira.
4 – As inscrições encerrar-se-ão dia 9 de maio de 2008.

Guido Arturo Palomba
Presidente


Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 269 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.