Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • 08-04-2024
    Demografia Médica 2024
    Número de médicos registrados no Cremesp cresce 56% em 13 anos
  • Notícias


    23-05-2016

    Reedição

    Relançado oficialmente livro sobre teoria e prática do preenchimento do atestado de óbito


    Da esq. para dir.: Wunsch, Ayer, Maria Helena, Aranha e Ladislau Rosa

    O correto preenchimento do atestado de óbito é importante para a veracidade dos registros estatísticos que irão instruir futuramente as políticas públicas que influenciarão a saúde dos vivos. Para auxiliar o médico nessa importante missão, o Cremesp atualizou e reeditou o livro O Atestado de Óbito – Aspectos médicos, estatísticos, éticos e jurídicos, que ganhou lançamento oficial com solenidade no dia 20 de maio, no auditório da subsede Vila Mariana do Conselho.

    O antigo “livro verde”, como é conhecido pelos estudantes de Medicina de várias gerações, é de autoria da professora Maria Helena P. de Mello Jorge e do professor Ruy Laurenti (falecido em 2015), grande divulgador da importância do atestado de óbito para os médicos e toda a sociedade brasileira. A reedição foi idealizada na gestão do conselheiro João Ladislau Rosa, então presidente do Cremesp, há três anos, após evento realizado pelo Cremesp que discutiu o tema. Na época, foi firmado um convênio com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), que culminou na assinatura da cessão dos direitos autorais do livro para o Cremesp por Maria Helena e pelos familiares do prof.Laurenti, presentes no lançamento da publicação.O diretor da FSP/USP, Victor Wunsch Filho, também esteve presente no evento.

    De acordo com Reinaldo Ayer, conselheiro e coordenador das publicações do Cremesp, esse relevante legado traz benefícios a todos, na medida em que o livro estará disponível, gratuitamente, aos médicos de São Paulo, em sua versão impressa e também online. “Tenho certeza de que, sob a égide do Conselho, nosso objeto de estudo será fortalecido e os frutos dele germinarão”, comentou Maria Helena.
     


    Maria Helena: estão expostas 20 situações que geram dúvidas e suas soluções

    A professora relatou que aprendeu com Laurenti a gerar estudos de mortalidade a partir dos atestados, nos anos 1980, e que as dúvidas de preenchimento e os aspectos legais os levaram a produzir sucessivas edições. “Nesta versão atualizada, os médicos encontrarão a história, os conceitos internacionais e as justificativas para o atestado de óbito, com ênfase nas causas das mortes, além de todo estudo jurídico sobre a quem cumpre o fornecimento do documento. Também são expostas 20 situações que geram dúvidas e suas soluções frente à legislação do País”.

    Mauro Aranha, presidente do Cremesp, comentou que a dificuldade do médico em preencher o atestado de óbito reflete o impacto contundente que o tema causa, inclusive aos profissionais que zelam pela vida. “Na faculdade, esquecem de nos dizer que a morte está sempre presente. O médico fica ocupado com a vida e se esquiva do tabu na medida em que não aprendeu a conviver com a morte. E, com isso, não sabe preencher o atestado de óbito”, disse. Para ele, cabe ao Cremesp contribuir para que o médico tenha familiaridade com essa questão.

    Aranha entregou placas em homenagem a Maria Helena e também à esposa de Laurenti, Rose Marie, que esteve na solenidade com a família, incluindo a sobrinha Eliana Laurenti, médica anestesiologista. Falando em nome de todos os parentes do professor, ela discorreu sobre aspectos da história de vida e da dedicação dele à Medicina.

    Fotos; Osmar Bustos

     

     

     

    Tags: atestadoóbitolivro verdereediçãogratuitomédicos.

    Este conteúdo teve 79 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 492 usuários on-line - 79
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.