Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    19-10-2017

    Defesa do SUS

    Emenda Constitucional que corta recursos do SUS será julgada nesta quinta-feira (19/10)

    A votação que irá decidir sobre a Ação de Inconstitucionalidade (ADI) 5.595 contra a Emenda Constitucional 86/2015 será julgada pelos 10 ministros do STF nesta quinta-feira (19/10), às 14h, em Brasília (DF). Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e Edson Fachin receberam, nestas quarta e quinta-feira (18 e 19/10), conselheiros e o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, para tratar da emenda em questão, que reduz os investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

    Médicos, demais profissionais da saúde, sociedade civil e população em geral vêm pressionando o governo a respeito da emenda, afirmando se tratar de perdas irreparáveis à Atenção Básica de Saúde no Brasil. Por isso, a ADI 5.595 solicita ao STF a anulação de dois artigos da emenda. O artigo 2º, que determinou o piso da União para a saúde para 13,2% da Receita Corrente Líquida (RCL); e o artigo 3º, que retirou os recursos da exploração de petróleo e gás natural como fonte adicional de receitas para o SUS.

    O relator da ação, ministro Ricardo Lewandowski, deferiu liminar para suspender a eficácia dos artigos 2º e 3º da emenda. O CNS solicitou audiência com os ministros para explicar a importância da ADI 5.595 e frisar a importância da manutenção da decisão de Lewandowski. A decisão agora será submetida a referendo do Plenário.

    No momento da votação, o CNS e a Frente em Defesa do SUS realizarão um ato na Praça dos Três Poderes, com a presença confirmada de aproximadamente 300 representantes de diferentes movimentos sociais.


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 4 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 308 usuários on-line - 4
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.